Vender uma empresa sozinho ou contratar um consultor de negócios?

Por Urias em 22 de Agosto de 2021
Vender uma empresa sozinho ou contratar um consultor de negócios?

É importante contratar um consultor de negócios? Ou será que dá para vender uma empresa sozinho?

Vários países já têm como comum a compra e venda de negócios e no Brasil essa é também uma realidade crescente. Por aqui muitas empresas são vendidas todos os dias, muitas delas encontrando-se numa boa fase, dando ótimos lucros.

Mas o que leva um negócio com uma gestão eficiente a optar pela venda? Nesse caso são muitas as razões para isso, sendo algumas delas:

- Focar em outro negócio;

- Ter mais tempo livre;

- Falta de sucessores;

- Problemas com os sócios;

- Se aposentar mais cedo;

- Ou mesmo injetar recursos por meio da venda de cotas (venda parcial do negócio).

E aqui há todo um processo para vender uma empresa que não é simples, sendo que o recomendado é contar com a ajuda de um especialista que entenda bem cada etapa e possa te orientar da melhor maneira para o êxito na negociação: um consultor de negócios.

Claro que é possível você mesmo tratar de todos os processos e ficar responsável pela análise do negócio, levantamento de informações, pesquisa do mercado, de empresas concorrentes, etc., e, assim, anunciar, negociar e vender sua empresa.

Mas veja que há um longo caminho que exige conhecimentos e habilidades de um especialista nesse tipo de transação, que é o consultor, encurtando o caminho.

Se você quer chegar mais rápido ao seu objetivo, vale a pena contar com a ajuda dele. Mas ainda falaremos mais sobre esse processo e passaremos dicas muito úteis, seja vendendo você mesmo ou por meio de um consultor.

O que um consultor de negócios pode fazer por você?

Um consultor de negócios possui especialização em finanças, economia e comunicação. Todas essas são habilidades e conhecimentos essenciais tanto para a negociação quanto para outras etapas cruciais antes dela.

Tomemos como exemplo o dono de um centro automotivo que queira vender seu negócio.

Esse empresário busca a ajuda de um consultor e esse profissional, por sua vez, começa estudando a empresa, buscando seus pontos fortes e fracos, analisando seu posicionamento no mercado, organizando todos os documentos e atualizando o que precisa ser atualizado.

Desse modo, quando os potenciais clientes chegarem terão acesso as informações que solicitarem. E o processo de negociação torna-se mais simples também com tudo em ordem.

Mas não é somente isso que esse profissional pode fazer por quem pretende vender uma empresa...

O consultor de negócios também faz a análise do preço de venda da sua empresa. Para isso ele utiliza diferentes métodos como fluxo de caixa descontado, valor patrimonial, etc., a fim de chegar a um valor que seja de acordo com o praticado no mercado, sem prejuízos para você.

Ainda, o consultor pode te ajudar a elaborar uma proposta atraente, destacando os principais pontos do seu negócio.

Mesmo que você conheça sua empresa bem, podem existir informações e dados que não tenha conhecimento, especialmente se tratando de como o mercado enxerga seu negócio.

Consultor x vender você mesmo

Em resumo, a diferença entre contratar um consultor e fazer você mesmo a venda é que o consultor possui todas as ferramentas e conhecimentos necessários para realizar um processo adequado, com maiores chances de êxito.

Como dissemos, é possível você mesmo tratar de tudo, mas será necessário um conhecimento em finanças, sobre o mercado, métodos de cálculo para o valuation, entre outras coisas.

Sem contar a experiência que o consultor já possui nesse tipo de negociação. O que torna tudo mais simples.

Com a ajuda dele também é possível reduzir custos sabendo como realizar as melhores propostas e anúncios.

O que é importante saber antes de vender uma empresa?

Tanto num caso como em outro, é importante que se tenha conhecimento sobre alguns pontos na hora de vender seu negócio. E a seguir elencamos esses pontos e explicamos com mais detalhes por que é tão essencial ter ciência deles.

Esteja preparado para a enxurrada de perguntas

Sim, os potenciais compradores farão questionamentos sobre o motivo da venda, sobre os lucros, despesas, etc. E você deve estar preparado e ajudar o consultor a se preparar para respondê-las.

É comum esses questionamentos, pois o comprador está fazendo um investimento de valor elevado, colocando seu futuro nisso, em muitos dos casos. Logo, é importante compreender e ter paciência.

Contudo, existem os especuladores e curiosos, aqueles que não têm interesse na aquisição, apenas consumindo seu tempo. Mas com a ajuda do consultor é possível identificar e reduzir esses contatos.

Organize todos os documentos

Para vender uma empresa, também é necessário organizar todos os documentos dela. E dentre esses estão os demonstrativos financeiros, documentos de fornecedores, contratos de todos os tipos, alvarás e outros.

O contador é fundamental aqui, pois ele conseguirá organizar e apresentar todos esses documentos.

Aviso: somente conceda acesso a esses documentos mediante um acordo de confidencialidade. Esse é um contrato que o potencial comprador assina garantindo que não divulgará os dados e informações quais terá acesso, estando sujeito as penalidades da lei caso contrário.

Levantamento de dados sobre seu negócio

Processos operacionais, situação da estrutura, processos gerenciais, desempenho dos funcionários, produtos, etc. O levantamento de dados sobre seu negócio é outra etapa de extrema importância. E lembre-se de elaborar um documento de divulgação sem mencionar o nome da empresa nesse primeiro momento.

Auditoria contábil

Com o intuito de atestar a veracidade das informações que você fornece sobre o negócio, há a etapa de auditoria. Ela é muito importante também.

Aqui um especialista tem acesso aos documentos e também faz uma visita ao local. E é fundamental que haja a sua colaboração aqui.

Mas além de examinar a veracidade das informações, a auditoria também tem o objetivo de indicar correções no que for necessário.

E ao final o profissional elabora um documento denominado Relatório de Perícia e Auditoria Contábil, onde estão condensadas todas as informações reunidas no processo.

Escolha onde anunciar e vender uma empresa

Classificados, revistas, boca a boca, todos esses são métodos bem-vindos, mas atualmente a divulgação online apresenta uma enorme eficácia.

Por meio de um anúncio na internet você alcança um público mais amplo, sem contar que pode segmentar e fazer com que apenas potenciais compradores cheguem até seu anúncio.

Na Quero Um Negócio, por exemplo, você pode cadastrar anúncios de venda de empresas, pontos comerciais, indústrias, franquias, etc., conseguindo alcançar pessoas que estejam buscando por um negócio como o seu.

E o melhor de tudo é que é muito simples e rápido subir um anúncio em nossa plataforma:

- Reúna todas as informações sobre o negócio (lucros, receitas, despesas, localização, quantidade de funcionários, contrato social, etc.);

- Tire boas fotos do interior;

- Crie sua conta em nossa plataforma;

- Cadastre-se seu anúncio e aguarde a provação depois que nossos consultores analisarem tudo.

Existem diferentes planos disponíveis para você anunciar. Se quiser saber mais, acesse aqui e confira cada um deles, como funcionam e qual melhor lhe atende.

Caso precise de ajuda, pode ainda contar com o nosso suporte com especialistas que te orientarão. Inclusive, temos um plano onde nossos consultores ficam responsáveis por encontrar o comprador ideal para seu negócio em nossa base de contatos.

A Quero um Negócio tem um sistema simples, prático e eficaz para quem deseja vender uma empresa.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..