Vender empresa de terceirização de serviços é um processo que exige planejamento estratégico e mais alguns cuidados ao anunciar.
Desde a avaliação sobre o valor do negócio a detecção de possíveis compradores, cada etapa exige uma abordagem meticulosa a fim de assegurar o sucesso da transação.
Neste artigo, trataremos sobre 5 dos principais aspectos na hora de anunciar a venda de uma empresa de terceirização de serviços, o que inclui abordar sobre as razões para a venda, os desafios pelos quais o vendedor pode passar e as melhores práticas a fim de maximizar o valor da transação.
Tendo uma base do que é essencial para anunciar e vender empresa de terceirização de serviços, você estará melhor preparado para fechar uma boa transação e conquistar os seus objetivos.
Motivações para vender uma empresa de terceirização de serviços
Antes de qualquer coisa, é importante determinar o motivo da venda do seu negócio. Essa etapa pode parecer algo sem valor, mas é tão importante que pode até mesmo te colocar mais rápido diante de um potencial comprador.
Há muitas razões para alguém optar pela venda de um negócio:
Ter essa informação é crucial para que o possível comprador tenha mais tranquilidade na compra. E é importante ter a ajuda de um consultor de negócios ou um corretor de negócios para te apresentar o melhor direcionamento sobre isso.
Quando o interessado questionar sobre por qual razão está repassando a empresa, já que ela é algo tão promissor assim, você não somente terá a resposta preparada, como ainda terá se preparado também para apresentar um argumento convincente para ele, aumentando as chances de venda.
Prepare para isso os documentos que ajudem a sustentar a sua resposta. E se prepare para outros questionamentos a partir desse.
O comprador é alguém que está prestes a aplicar um elevado capital na compra de um negócio, desse modo, ele terá muitas perguntas. E você precisa estar pronto para isso.
Desafios comuns na venda de empresas de terceirização de serviços
Também é importante citar que existem desafios comuns nesse processo. E saber sobre eles de forma antecipada o ajudaria a se preparar e, assim, aumentar as chances de obter uma boa transação.
Há desafios relacionados ao preço de venda, ao processo de venda em si, as condições do mercado e o melhor momento para a venda, entre outras coisas. Entender sobre elas seria de suma importância para evitar problemas e traçar o melhor caminho rumo a uma venda bem-sucedida.
Quem pode ajudar nesse aspecto é um consultor de negócios. Com a ajuda dele você chegaria mais rápido até seus objetivos com a venda do negócio. esse profissional possui expertise e conhecimento que serão cruciais para ajudar quem objetiva fechar um bom negócio.
As vantagens de anunciar online
Hoje em dia, o Brasil possui mais de 165 milhões de usuários ativos na internet. E a cada ano o número cresce de forma expressiva. Essas pessoas usam seus celulares, computadores e outros dispositivos móveis para buscar distintas soluções em serviços, produtos e também para tratar de negócios.
A internet é, inclusive, uma poderosa ferramenta para buscar por negócios à venda ou anunciar o seu. Com a possibilidade de alcançar milhares de pessoas ao redor do país, anunciar e vender empresa de terceirização de serviços por esse meio traria ótimas oportunidades.
Uma das primeiras vantagens de anunciar online a venda do seu negócio é o alcance.
Como citado, há como chegar até muitos potenciais compradores sem muito esforço, sendo que essa e outras vantagens se tornam muito mais expressivas ao optar por uma boa plataforma de compra e venda de empresas. Em um local assim, há muito mais chances de chegar até um comprador ideal.
Outra vantagem é ter maior controle sobre as negociações. Com o uso de uma plataforma específica, você consegue organizar as coisas e manter o controle sobre os contatos, negociando com mais tranquilidade.
Há ainda a vantagem de poder segmentar e, com isso, filtrar os contatos recebidos.
Com a segmentação, há como fazer com que mais contatos qualificados cheguem até o seu anúncio. E em uma plataforma especializada, como no caso da Quero Um Negócio, há como fazer isso anunciando o negócio na categoria adequada.
Mas há muito mais vantagens com essa escolha.
Agora que esclarecemos isso, vamos então conhecer as 5 dicas que te ajudarão na hora de anunciar e vender empresa de terceirização de serviços.
1 - Vender empresa de terceirização de serviços: avaliação do valor do negócio
Quanto vale a sua empresa? E como saber disso? Apresentar um preço de venda justo aumenta as chances de fechar um bom negócio.
E para dar preço para a sua empresa de terceirização de serviços é necessário o uso de alguns métodos de valuation. O valuation é um processo usado para saber quanto vale uma empresa, usando como base o fluxo de caixa dessa empresa, seu valor patrimonial, a comparando com outras, etc.
Mas para que esse preço definido seja algo em que o potencial comprador confie e esteja seguro sobre, é importante contratar um profissional terceirizado para que realize esse valuation.
Outra coisa importante é sempre usar mais de um método de valuation para definir quanto vale um negócio. Com isso se pode chegar a um preço muito mais preciso, aumentando as chances de venda.
Mas para realizar essa avaliação e, assim, anunciar a empresa e atrair potenciais compradores, é necessário que todos os documentos da empresa estejam devidamente organizados e atualizados. Converse com o seu contador e providencie isso.
2 - Tratando de aspectos legais e contratuais para um bom negócio
O que também é importante cuidar antes de anunciar uma empresa à venda são os aspectos legais e contratuais da empresa. Por se tratar de um empreendimento que oferece serviços e esses de forma continuada, então há contratos ali com clientes.
E sendo um negócio de terceirização, esses contratos podem ser com clientes como empresas ou mesmo condomínios residenciais. O fato é que haverá contratos e esses devem ser revisados antes de anunciar a empresa à venda.
Igualmente, tenha a ajuda do seu contador para tratar dos aspectos legais ao vender empresa de terceirização de serviços.
Aqui o contador precisará analisar os documentos, ver o que precisa ser solucionado, etc. Isso é algo muito importante para anunciar um negócio e ter altas chances de vendê-lo pelo melhor preço de mercado.
Mas algo também importante é que esses elementos sejam revisados com meses de antecedência.
Um grande erro é deixar para checar tudo referente ao negócio no momento da venda, pois além disso tornar o processo mais árduo e tardar a venda, ainda poderiam surgir problemas que demandaria mais tempo para serem solucionados. Logo, tratar de tudo isso o quanto antes é o ideal.
Ainda aqui, é importante ter a ajuda de um bom contador. E se esse comprador tiver experiência com processos de compra e venda de empresas, então seria ainda melhor.
Com a ajuda do seu contador, organize tudo com meses antes e evite dores de cabeça na hora da venda. Inclusive, isso pode ser importante para melhorar o preço de venda anunciado.
Também nesse sentido, seria importante ter a ajuda de um bom advogado especializado. Ele forneceria orientação sobre contratos e suas cláusulas, te guiando da melhor maneira.
3 - Vender empresa de terceirização de serviços: estratégias para maximizar o valor da transação
Com dissemos, com o valuation você consegue definir um preço justo pela empresa. Mas ainda existem estratégias que ajudariam a melhorar o preço de venda ao gerar mais valor para o negócio.
Uma das estratégias para isso é oferecer a melhor experiência para os clientes. Com clientes satisfeitos, você teria mais pessoas falando bem do seu negócio, além de também reduzir problemas que tomariam mais tempo, o qual pode ser então aplicado no processo de venda.
Os clientes que buscam serviços de terceirização querem qualidade, agilidade e um bom preço. Se você conseguir equilibrar isso, aliando a um bom marketing para a empresa, então não somente aumenta as chances de venda, como ainda as chances de obter um bom preço por ela.
Mais uma estratégia seria rever custos e tempo gastos da empresa e tentar reduzir alguns deles. Desse modo, sua empresa economizaria, o que faria ainda sobrar mais tempo dos funcionários para outras atividades.
Investir em tecnologias mais atualizadas seria também essencial. E se a empresa ainda não usa soluções da internet, como redes sociais e outros, seria a hora de fazer isso e aumentar o alcance. Suas chances de vender por um bom preço se elevariam também com isso.
E com as ações anteriores, sua empresa conseguiria reduzir custos e gerar mais lucros. E com essa geração de lucros o seu negócio teria ainda mais pontos ganhos na imagem perante os potenciais compradores.
Finalmente, mas não parando por aqui, conheça o seu cliente e as necessidades dele.
Se você possui uma empresa de terceirização de serviços, é importante entender quais as necessidades desse público e, assim, oferecer soluções mais direcionadas. Com isso você melhora mais ainda a imagem da empresa, gerando mais valor para ela.
Os tipos de valores
E sobre o valor gerado, há ainda como citar que existem diferentes tipos de valores. Há, por exemplo, o valor social, remetendo ao valor relacionado aos clientes, qual esses teriam quando contratassem um serviço seu e se identificassem com uma comunidade ou grupo.
Outro exemplo se valor seria o valor ligado ao custo-benefício, onde, no contexto da venda de uma empresa de terceirização de serviços, remeteria a percepção passada pelo serviço em relação ao preço do mesmo.
Há outros tipos de valores. E é importante conhecer ao menos os principais para conseguir maximizar o valor do seu empreendimento à venda.
4 - Saiba como apresentar bem a sua empresa
O primeiro passo para fazer o interessado querer saber mais sobre sua empresa à venda é tendo uma boa apresentação.
Com uma apresentação bem elaborada, destacando os pontos fortes da empresa e apresentando também seus contras de modo que convença o potencial comprador a investir nela, suas chances de venda se elevam.
Mas para criar essa apresentação convincente, cabe antes fazer um levantamento sobre a empresa. Esse levantamento ajudará a entender mais sobre aspectos dela, inclusive aqueles que se encontram mais ocultos e que poderiam impactar expressivamente na transação.
Com a ajuda do seu contador, organize dados, documento e informações do negócio. E com isso elabore uma apresentação atraente do empreendimento.
Lembre-se que o primeiro contato que esses interessados na compra terão com a sua empresa é através do anúncio. E como tal, esse anúncio deve estar completo, claro e preciso.
Também é importante lembrar que não se deve dispor todas as informações sobre a empresa no anúncio. O primeiro contato trará algo mais básico, porém também importante, e se o interessado quiser prosseguir, ele teria que assinar um acordo de confidencialidade para acessar mais informações.
Dedique tempo para elaborar um bom anúncio e uma apresentação convincente.
5 - Negociação e fechamento da transação: considerações finais
Outro passo importante é saber como negociar bem e fechar a transação de forma eficaz. Se você nunca fez isso antes, então é altamente recomendado ter a ajuda de um corretor de negócios. O corretor o ajudaria a elaborar uma boa apresentação, a saber se o preço anunciado é justo, entre outras coisas.
Também, o corretor de negócios o ajudaria a qualificar compradores, identificando aquele ideal.
Esse profissional, por fim, seria importante para o ajudar na negociação. Saber como negociar é crucial para conseguir o melhor preço de venda e outras condições favoráveis.
Mas sabe o que te ajuda também a anunciar e obter o melhor negócio? Ter a ajuda de uma das melhores plataformas de compra e venda do país: a Quero Um Negócio.
A Quero Um Negócio é a nossa plataforma de compra e venda de empresas que atua ajudando intermediando transações desse tipo. Se você procura o comprador ideal, ele pode estar aqui, buscando exatamente um negócio como o seu. Conheça a nossa plataforma clicando aqui.
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