Vender a loja: 5 sinais de que chegou a hora de tomar essa decisão

Por Urias em 20 de Abril de 2022
Vender a loja: 5 sinais de que chegou a hora de tomar essa decisão

O início de uma jornada envolve riscos, desafios, sair da zona de conforto e esforço físico. Talvez você tenha sonhado que empreender é comprar uma loja e em menos de dois meses começar a ganhar milhões. É, não é bem assim que funciona.

Para quem quer empreender de verdade, o mundo dos negócios exige determinação. Vão ser dias para rir e vão ser dias para chorar. De repente, você vai querer chorar muito quando vir que nem tudo são flores. 

É por isso que muitas empresas acabam fechando antes dos cinco anos. Mas, nem sempre o motivo é o sentimento de fracasso ou falta de visão. Existem outras razões para o empreendedor jogar a toalha e resolver a loja para fazer outra coisa. 

Se você está à beira de tomar essa decisão, então veja se você se identifica com estes 5 sinais que vamos discutir neste artigo.

1.Quero vender a loja por problemas financeiros

Certa vez uma empreendedora confidenciou para um podcast o motivo que a levou a dever muito dinheiro. Segundo ela, nunca havia tido problemas financeiros ao longo da vida, mas também nunca se viu dona de loja.

Quando ela achou de entrar para o mundo dos negócios, fez uma boa compra na época de uma loja de roupas. A partir daí, passou a gerenciar sozinha sua loja que vendia muito bem e parecia que tudo estava indo maravilhosamente bem.

Porém, o que ela não esperava era que o futuro estava reservando uma bela crise financeira que mexeu com muita gente, inclusive com seus melhores compradores.

Uma das coisas que ela não fez inicialmente foi separar seus gastos pessoais com os gastos da loja. Esse foi um dos ofensores para seu negócio perder o equilíbrio. 

Outro motivo, foi que, com a crise, ela não teve como receber dos seus principais clientes o valor de compras que eles compravam à prazo. Com o pagamento aos fornecedores feito à vista, a empreendedora levou o maior calote da vida.

A falta de gestão pode ser um motivo para o empreendedor acumular dívidas e se ver obrigado a vender a loja. 

2. Não me identifiquei com o segmento da minha loja

Quem nunca entrou em uma loja e foi atendido muito mal pelo funcionário? Isso não acontece só porque ele não quer atender bem, mas porque ele não tem paixão e garra. Sem dúvida, quando você está à frente do negócio, você precisa entender bem o assunto.

Por isso, ter domínio sobre o que você vende é fundamental para atrair e fideliza clientes. Mas isso não acontece se você não for intencional. 

Muitas vezes, as pessoas abrem uma loja para ganhar dinheiro. Opa! Essa motivação precisa ser secundária. O correto é você abrir uma loja porque gosta e entende do assunto para resolver uma dor do seu público. 

Se esse é o motivo para você vender sua loja, então tente fazer a mudança para o segmento que você mais se identifica.

3. Problemas familiares 

Uma família bonita e feliz existe, geralmente no porta retrato. Brincadeira à parte, não existe família que não brigue de vez em quando. Pode ser numa festa ou no convívio do dia a dia. Imagine misturar negócios e família. 

É muito fácil ver negócios se dissolvendo por questões familiares. Às vezes, o ego faz com que um se sinta superior ao outro e fica difícil ter hierarquia. 

Colocar em ordem o convívio familiar para ser o mais profissional possível não é fácil. Naturalmente, o empreendedor que está à frente acaba  se esgotando e decide repassar o negócio para outra pessoa. 

4. Falta de metas prejudicam o negócio

Você já entrou o ano com uma lista cheia de metas e objetivos para sua vida pessoal? Muita gente deixa pra lá essa tarefa tão importante. Entretanto, alguns já acordaram para isso e já aplicam nos negócios.

Sabe por que muitas lojas fecham? Por falta de metas bem definidas? Quando você vai gerir um negócio, precisa traçar estratégias para chegar a um objetivo. Caso contrário, fica difícil chegar a algum lugar. 

Sem estratégias, sem chance, qualquer caminho serve. Mas, se você chegou até aqui sem traçar um caminho, provavelmente o destino está cobrando o que você não pode dar hoje. Talvez a melhor solução seja mesmo a venda da loja. 

Mas lembre-se, trace metas para o próximo. 

5. Quero vender a loja e me aposentar

A idade chega para todo mundo, não é mesmo? Com o passar dos anos, o vigor já não é mais o mesmo. Aí a gente fica mais desacelerado e o corpo e mente pedem descanso. 

Nada de errado para quem trabalhou muito. É até natural e saudável, desfrutar do que você plantou um dia quando era mais jovem. 

Alguns empreendedores que querem a aposentadoria não têm para quem passar os negócios. Quando existe herdeiro, nem sempre ele quer continuar no ramo. Sendo assim ,o melhor mesmo é vender e aplicar o dinheiro em outra coisa. 

Os motivos podem ser muitos e você pode ter se identificado com algum. Mas, seja qual for a motivação, procure anunciar a sua loja para vender mais rápido. 

Se já não dá mais para você, é hora de tomar a iniciativa que vai tirar seu negócio da inércia. Aqui na plataforma da Quero Um Negócio anunciamos para pessoas que querem comprar negócios. Clique aqui e saiba mais.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..