Antes de anunciar a venda de padaria, é importante conhecer a situação atual do mercado de pães.
E quer saber por que isso é importante?
Negócios nesse mercado estão cada vez mais inovadores, e saber disso é importante para que você alinhe sua padaria a essas exigências do mercado e, assim, consiga um bom preço por ela.
Conhecendo como anda o mercado, então você saberá como negociar e o que implementar para melhorar sua padaria, gerando mais valor para ela.
Antes então de criar um anúncio de venda de padaria, entenda mais sobre o mercado, saiba qual o melhor momento para anunciar a venda e, ainda, o que fazer para aumentar a percepção de valor que os potenciais compradores possuem sobre seu negócio. Veja o que trouxemos para você aqui hoje.
O setor de alimentos no Brasil
Na indústria brasileira, o setor de alimentos é o que mais emprega. Números apontam que esse setor gera, de forma direta ou indireta, empregos para cerca de 1,6 milhões de pessoas.
E mesmo em meio a momentos de crise, como o que o país vivenciou com a pandemia da covid-19, esse mercado apresenta números otimistas. E com as pessoas mudando seu estilo de vida, seu modo de consumo (veja os apps de delivery), há ainda mais resultados bons para o setor, especialmente para os negócios que se adaptam às novas realidades.
O setor de alimentação, por tanto, é indispensável na vida de todos, compreendendo indivíduos de todas as faixas etárias e classes sociais. Mas e sobre o mercado de pães? Falaremos sobre ele a seguir.
O mercado de pães no Brasil
O pão é um dos alimentos mais antigos que existem e está na mesa de milhares de brasileiros. Conta-se que no Egito, a 4 mil anos antes de Cristo, o pão era usado até mesmo como uma moeda de troca. Sua importância é milenar.
Foi entre 2000 e 2004 que aconteceu a primeira revolução nesse mercado no Brasil. Com isso, as padarias tradicionais tiveram que se reinventar, trazendo gestão profissional e também com novos tipos de padarias, aquelas com foco no food-service e também em produtos gourmet.
Detalhe: hoje em dia as pessoas não vão à padaria apenas para comprar pão, mas também outros produtos, tais como: congelados, bebidas, frango assado, bolos, tortas, etc.
E agora as padarias passarão por outra revolução, a qual foca em fábricas de produtos (pães e confeitarias). Esses negócios são centros onde se produzem produtos congelados, assim como o congelamento de massas, algo que ajudará na gestão de estoque e redução de perdas.
Além disso, produtos congelados permitem que sejam servidos produtos frescos e torna o trabalho do padeiro mais simples.
Veja que o mercado tem se desenvolvido bastante, logo, sua padaria deve seguir essa onda. Se você não atualizar o seu negócio, ele pode ficar para trás e perder o seu valor de venda.
Tecnologia para geração de valor na sua padaria à venda
E para a inovação nesse mercado, a tecnologia tem sido uma grande aliada também. Por isso que se você pretende realizar a venda de padaria, e quer conseguir um bom preço pelo negócio, deve investir para modernizá-la.
Um dos passos principais para trazer a força da tecnologia para sua padaria não é apenas investir nos sistemas de delivery, mas também incluir ferramentas de gestão que facilitem os processos no negócio. Com isso a sua equipe se tornará mais eficiente.
Também, com a tecnologia os clientes podem ter acesso mais facilitado ao cardápio da padaria. Tudo estará a um clique deles e você e sua equipe ganham em tempo e agilidade.
O uso de redes sociais é outro ponto importante para uma padaria que quer se atualizar. Com isso os clientes mantêm um contato mais próximo e a padaria consegue divulgar seus produtos.
Usando as redes sociais, pode-se utilizar a segmentação e fazer com que os anúncios cheguem apenas para aqueles que estão a um raio específico de distância da padaria (isso ajuda a evitar desperdícios com anúncios que chegariam, por exemplo, a clientes de bairros muito distantes).
Crie uma identidade única e forte com a ajuda das redes sociais e da internet no geral. Investir em tecnologia hoje é fundamental e algo que pode gerar mais valor para a venda do seu negócio.
O momento ideal para fazer a venda de padaria
Se o mercado é tão favorável, então agora é a melhor hora para anunciar a venda de padaria? Na realidade mão é assim que as coisas funcionam.
Primeiramente, você precisa definir por que quer vender a empresa: é por problemas financeiros? Falta de sucessão? Mudança de ramo de atuação? Aposentadoria?
Fazendo isso você pode começar a etapa para saber se agora é a hora para anunciar sua padaria à venda.
Quer saber por quê?
Se o motivo para a venda da padaria é por conta de problemas financeiros, então não existirá necessariamente uma boa hora, pois a sua precisão falará mais alto. Talvez você queira quitar uma dívida importante com essa quantia.
Agora, se o motivo for falta de sucessão ou mudança de ramo, então você pode aguardar o momento ideal.
Por momento ideal entenda-se àquela hora em que você está pronto e em que o negócio é bem valorizado.
Nesse caso, é importante contratar um especialista para fazer uma avaliação do negócio e comparar com outros similares. Com isso você saberá se a padaria seria bem vendida agora ou se seria ideal esperar um pouco e implementar algumas melhorias, a fim de conseguir um preço melhor.
A ajuda desse profissional que fará a avaliação da sua padaria será importante também para saber sobre a situação do mercado. Em qualquer área há oscilações, logo, é importante entender a situação atual do mercado de pães.
Saiba destacar os pontos fortes do seu negócio
Existem diferentes tipos de padarias, cada uma delas com suas qualidades e particularidades. Qual o diferencial da sua? Por que o interessado em empreender nesse mercado deveria investir justamente no seu negócio?
Saber como destacar os pontos fortes dos negócios para atrair a tenção e o interesse de potenciais compradores é uma habilidades essencial e um consultor de negócios especializado nesse tipo de negociação pode te ajudar com isso.
Tendo essa ajuda profissional você poderá obter um bom preço com a venda de padaria.
O consultor ainda te ajuda na definição do melhor preço para venda e a qualificar compradores. A qualificação de compradores é uma etapa que te faz poupar tempo descartando contatos de pessoas que não estão interessadas ou não possuem o perfil que você busca para repassar o negócio.
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