Será que o anúncio da venda de franquia de turismo se mostra uma boa oportunidade para você?
As pessoas buscam novas experiências e, nisso, têm entendido que viajar é preciso.
Segundo apresentou o Ministério do Turismo, numa pesquisa feita pela WTTC em parceria com a Universidade de Oxford, no Brasil, o turismo representa uma porcentagem de 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB). E há previsão de que essa porcentagem chegue a 8,2% até o ano de 2028.
O turismo movimenta bilhões todos os anos. E esse é um mercado com muitas oportunidades. Sendo uma delas o investimento franquias.
É possível investir em operadoras de turismo, franquias com foco em intercâmbio, agências de viagem, de turismo e muito mais.
Também, o Brasil está entre os 10 maiores na indústria de turismo mundial, estando atrás apenas dos Estados Unidos, da China, da Alemanha, do Japão, do Reino Unido, da França, do México, da Itália e da Espanha. Há muitas oportunidades e o mercado é bastante atrativo.
Quais as vantagens de investir numa franquia de turismo?
Citamos vantagens de investir no mercado do turismo, mas e as de investir numa franquia de turismo?
Há muitos pontos positivos em se adquirir uma franquia à venda no mercado do turismo. Uma delas é que você tem todo um suporte por parte da empresa.
Eles oferecem treinamento e mostram como devem ser os processos operacionais do negócio.
Mas a franqueadora (empresa que vende a franquia), além de fornecer suporte, fornece também a experiência necessária.
Outra vantagem da venda de franquia de turismo é que você investe num negócio de uma marca consolidada, que já conhece quem é seu público, tem uma descrição clara dos serviços e produtos, das melhores estratégias, etc. Tudo isso já está pronto para você.
Uma outra vantagem é a modalidade de trabalho. Existem franquias, por exemplo, que usam o sistema home based, permitindo aos seus franqueados trabalharem desde suas casas.
Por fim, a grande vantagem de trabalhar com uma franquia de turismo é o baixo investimento. Em muitos do casos é necessário apenas um escritório, computador e acesso à internet. Sendo que toda a estrutura/sistema para o trabalho é oferecida pela franqueadora.
Mas apesar disso tudo mostrar um cenário é animador para se investir, é preciso saber como investir.
Para te ajudar com isso, listamos a seguir 5 dicas para analisar se uma oportunidade de venda de franquia de turismo é mesmo uma oportunidade.
1 – Escolha com o que pretende atuar
Antes de investir numa franquia de turismo, escolha com o que deseja atuar nesse mercado.
Citamos brevemente alguns exemplos como agências de viagem e turismo, franquias de intercâmbio, etc. Há até mesmo franquias de produtos (físicos) com foco em viajantes, por exemplo.
Definir isso é de grande importância para saber qual caminho trilhar e quais ações tomar.
É necessário que você atue num negócio que goste, pois o fará por muito tempo. Imagine-se gerenciando esse negócio por, talvez, 5 ou 6 anos, gostará de onde está?
Antes de mais nada, você deve aprender sobre si mesmo, realizar, quem sabe, um processo de autoconhecimento. Isso é importante também para entender até onde você consegue ir, qual o nível de risco tem disponibilidade em assumir, entre outras coisas.
Essa é uma etapa importante para que você tenha mais segurança e investir na franquia ideal. Não deixe de dedicar tempo para essa etapa.
2 – Estude (muito) bem sobre a franquia que escolherá
As franquias oferecem um documento com todas as informações sobre como o negócio funciona. Não deixe de ter acesso a esse documento e levar o tempo que precisar para estudar sobre o funcionamento dela.
Mas não use apenas isso como base, porém pesquise a fundo sobre o negócio em diferentes lugares.
Pesquise a opinião de clientes na internet: no site da empresa, redes sociais, etc. Entre em contato com o responsável pelo anúncio e solicite mais informações sobre a franquia à venda.
Quais os produtos e serviços oferecidos pela franquia? Eles são atrativos para os clientes? Há demanda? Esses são alguns questionamentos para fazer.
Outra dica é conversar com outros franqueados para compreender como é a dinâmica desse tipo de negócio. Recomendamos que você converse com, pelo menos, três franqueados.
E essa pesquisa é tanto para saber como é a dinâmica de negócios desse tipo, como também para saber como uma franquia especifica funciona.
Mas essa etapa deve ser realizada com muita calma para não deixar nenhuma informação importante de lado. Somente assim você encontrará oportunidades de venda de franquia de turismo que tenham propostas ideais para você.
3 – Venda de franquia de turismo: Organize-se financeiramente
Um passo em que muitos acabam pecando é na organização financeira. Querendo ou não, a aquisição de um negócio impacta na sua vida pessoal nesse quesito.
Desse modo, organize sua vida financeira pessoal e organize-se também para o investimento.
Um dica importante é ter uma reserva financeira para se manter até que o negócio chegue numa boa fase onde pode se manter e, claro, manter você e sua família.
Tenha em mente que, no caso de adquirir uma franquia de outro franqueado que esteja saindo do negócio, pode ser que ele ainda não esteja em seu “auge” de resultados.
4 – O contrato de franquia
Nunca assine o contrato sem antes ter analisado o mesmo com a ajuda de um advogado.
Quem elabora esse contrato é a franqueadora, contando com ajuda profissional e obtendo alguns documentos. E eles formulam os direitos e deveres de ambas as partes.
Ali existirão direitos e obrigações seus e do franqueador, logo, é necessário entender cada cláusula ali e apenas um advogado pode te ajudar com isso.
Nesse contrato estarão também as regras que regerão a relação entre franqueado e franqueador. Essa é uma etapa de extrema importância.
5 – Venda de franquia de turismo: outros trâmites
Há duas formas de realizar a aquisição de uma franquia:
– Entrando em contato com a franqueadora e realizando todo o processo para se tornar um franqueado;
– Ou adquirindo uma franquia de outro franqueado.
Nessa segundo opção, o franqueado repassa tudo para você: a franquia, equipe que atua ali, equipamentos, moveis, ponto comercial, etc. Há mais vantagens nesse caso, mas, como sempre, a análise é crucial para saber se o negócio é promissor.
Você pode também ter um sócio e, assim, não ficar com toda a reponsabilidade sobre suas costas. Ou pode contar com um gestor para auxiliar no negócio.
Outro assunto essencial é sobre a análise do ponto comercial. E isso tanto no caso de adquirir uma franquia de uma franqueadora quanto de um franqueado que a esteja repassando. Veja se o ponto escolhido é bom para o negócio.
Estude bastante sobre a região onde pretende investir numa franquia de turismo. Ainda que as empresas de franquia contem com um plano de regionalização, franqueado precisa também analisar isso para ter uma visão clara da área onde atuará.
E isso acima vale tanto para você que vai aproveitar uma oportunidade de passo franquia quanto adquirir uma diretamente com a franqueadora.
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