Repassar um negócio pode ter vários motivos. Pode ser para sanar um problema financeiro, para investir em algo diferente, mudança de estratégia etc.
Independentemente do motivo, a venda de empresa deve ser feita de forma cautelosa. Até porque nunca se sabe quem é o interessado no negócio.
Para que não haja arrependimentos futuros é preciso saber alguns pontos fundamentais antes de assinar o contrato.
Neste artigo, nós separamos 5 dicas para você repassar a sua empresa de forma segura e tranquila. Fique até o fim.
1.Defina o valor da empresa
O preço é importante para não haver desperdícios de dinheiro e nem desvalorização. Afinal, se o preço for muito baixo, certamente será um mau negócio. Agora, se o preço estiver muito acima do mercado, as chances serão menores de achar compradores.
Portanto, o melhor é procurar um parâmetro para definir o preço justo do seu negócio. Nós chamamos isso de Valuation, ou seja, através desse método é possível alinhar perspectivas de valor ao que a empresa vale.
Existem três ferramentas, mas vamos falar de uma muito usada: Fluxo de Caixa Descontado. Com essa avaliação, identificamos o histórico, os riscos e a expectativa de crescimento. Em outras palavras, ver o quanto a empresa pode crescer, entra nesse indicador e ajuda na colocação de um preço.
Quanto maior a expectativa de gerar riqueza, maior valor a empresa terá.
2.Reúna todos os documentos
Ter em mãos os documentos necessários para concretizar a negociação facilita muito o processo. Para que você não fique perdido, vamos listar alguns que são primordiais na venda de empresa:
Plano de negócio;
Nomes dos clientes;
Informações de funcionários como data de admissão;
Resultado dos últimos 5 anos;
Licenças;
Alvarás de funcionamento;
Contratos de aluguel;
3.Seja sigiloso com as informações
Antes de assistir a um filme você deve se interessar pelo trailer, não é mesmo? A partir daqueles flashes de informação, é possível saber se o filme é interessante ou não.
Da mesma forma, o teaser aparece dentro da negociação como uma prévia. Com esse documento, você consegue apresentar sua para venda sem comprometer informações sigilosas.
Esse documento é profissional e ressalta características como as finanças da empresa, expectativa de crescimento, número de clientes, sem identificar a empresa.
4.Procure os compradores em potencial
Se você já teve experiência com a venda de alguns produtos na internet, então já sabe como funciona ofertar algum item.
De forma bem objetiva, basta dizer para que serve o procure, o motivo da venda e valor. Não muito diferente, é assim que são feitas as ofertas através de plataformas como a da Quero Um Negócio.
Com a finalidade de atrair compradores, coloque informações mais objetivas e sem comprometer dados importantes. Aí só fazer aguardar.
5. Auditoria antes de fechar negócio
Para que haja uma garantia de veracidade nas informações é feita uma auditoria de contas e balanços da empresa. Sendo assim, o comprador fica mais seguro de que o negócio não é fraudulento.
Antes de tudo, é preciso fazer um levantamento de contas e balanços da empresa ou Due Diligence. Geralmente é por parte do comprador que essa auditoria é feita.
Se você acredita que está no momento de vender a sua empresa, então coloque seu anúncio na plataforma da Quero Um Negócio.
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