A venda de clínica médica é um processo que requer diversas etapas para fechar uma boa negociação.
Existem muitas razões para alguém querer vender um negócio, desde falta de recursos para crescimento, mudança de ramo de atuação, aposentadoria, etc. Mas esse tipo de negociação não é algo simples como a venda de um produto ou serviço.
Pensando nisso, hoje trouxemos 7 dicas que te ajudarão a obter o melhor negócio na venda da sua empresa.
1 - Estude sobre a sua empresa
O primeiro passo para quem quer vender um negócio é fazer uma avaliação sobre ele. Com isso você obterá informações importantes para conseguir anunciar a venda de clínica médica.
Nessa pesquisa deve-se considerar elementos como a situação dos funcionários, equipamentos, local, sobre a parte financeira, fiscal, etc. Você pode acreditar que sabe tudo sobre a sua clínica médica, porém essa pesquisa aprofundada te mostrará coisas que nunca antes havia se dado conta.
Inclusive, essa avaliação te ajudará a maximizar o preço de venda e também a atrair mais potenciais compradores ao conseguir destacar sua clínica médica à venda no mercado.
2 - Saiba destacar os pontos fortes do negócio
Tendo conhecimento sobre os pontos fortes e também os pontos fracos do seu negócio, saiba como destacar os pontos fortes. Mostre para o possível comprador no que ele estará investindo ao adquirir seu negócio.
Com a ajuda de um consultor de negócios, por exemplo, será mais simples destacar os prós da sua empresa.
O consultor possui experiência em diferentes áreas como economia, finanças, mercado, etc. E a ajuda dele será essencial para você conseguir elaborar uma boa proposta de venda e conseguir evidenciar os pontos positivos de comprar sua clínica médica.
3 - Mantenha documentos atualizados
Deixar para atualizar ou organizar os documentos do negócio na hora em que concretizar a venda pode gerar muitas dores de cabeça. Além do que, deixar para resolver isso na última hora pode gerar atraso nas negociações.
Mesmo que você não planeje a venda de clínica médica a essa altura, é importante já manter tudo organizado desde o começo do negócio. Fazer isso economizará bastante tempo e ainda pode te mostrar problemas no negócio para que você os solucione desde já.
Nesse ponto, é importante contar com a ajuda do seu contador para manter esses documentos da empresa organizados e atualizados.
Quando um interessado aparecer, você não terá mais que se preocupar em mostrar que tudo está em dia. Isso te ajuda até mesmo na realização de projeções e a demonstrar as expectativas para o futuro da clínica.
4 - Esse é o melhor momento para a venda de clínica médica?
Será que o mercado está favorável para a venda? Você conseguirá vender sua cínica pelo preço desejado?
Pode ser que o cenário atual não seja tão favorável para a venda e nisso influenciem vários fatores externos também como a situação econômica do país, o dólar, a situação do mercado da saúde, entre outros.
Talvez, por exemplo, o mais indicado seja investir em melhorias na clínica para aumentar seu valor. Nesse caso, a venda naquele momento pode não ser a melhor decisão, a não ser que se trata de algo urgente.
É muito importante fazer essa pesquisa para conseguir fechar um bom negócio. Aqui o consultor será de grande ajuda também.
5 - Como obter o melhor preço pelo seu negócio
Você deve saber que anunciar a venda de clínica médica não diz respeito a fazer as coisas sem planejamento. É necessário ter dados sobre o negócio que serão usados como base para montar uma boa proposta de venda. E é importante também saber por quanto anunciar sua clínica.
É chamado de “valuation” o processo de definição de preço de venda de um negócio. Nesse processo usam-se diferentes métodos para o cálculo, tendo assim um preço estimado do quanto vale sua empresa.
Fatores como localização, carteira de clientes, área interna, equipamentos, funcionários, etc. são também decisivos na hora de precificar seu negócio.
O valuation considera o mercado, concorrentes, fluxo de caixa, entre outros fatores importantes.
Alguns dos métodos usados para o valuation são o fluxo de caixa descontado, o valor patrimonial e os múltiplos de mercado.
O fluxo de caixa descontado, por exemplo, faz uso de projeções de lucro e de risco associados com o intuito de determinar o valor intrínseco da empresa. Já o valor patrimonial analisa todo o patrimônio que a clínica possui (imóveis, equipamentos, etc.).
Por fim, há o método por múltiplos de mercado que analisa indicadores que têm relação com determinado setor no mercado, comparando a empresa com os seus concorrentes.
Mas apenas um especialista nesse tipo de processo pode realizar um cálculo adequado. E a pessoa indicada para isso é o consultor de negócios.
Importante: uma avaliação de empresas seria essencial para aumentar as chances de vender sua clínica médica. Um documento assim comprovaria os números que você apresentasse aos possíveis compradores. Esse documento ainda seria de grande ajuda para valorizar seu negócio.
6 - Tenha a ajuda de um consultor
Tentar anunciar e vender sua clínica sozinho pode ser um processo demorado e complexo. Você precisa focar no bom funcionamento e desempenho da clínica e, ao mesmo tempo, deve buscar um bom comprador, o que exigiria muito de si.
Contando com a ajuda de um consultor o processo torna-se muito mais prático e eficaz. Tal como mostramos antes, o consultor possui muitas habilidades importantes para te auxiliar nesse processo de venda.
Na Quero Um Negócio, por exemplo, os clientes que querem anunciar e vender uma empresa podem contar com a expertise dos nossos consultores e a nossa base de contatos qualificados para conseguirem fechar um bom negócio.
Além do que, temos planos para diferentes objetivos: para quem quer vender por si mesmo, quem quer vender por meio dos nossos consultores ou através de brokers (indicado para corretores, franqueadores e escritórios de intermediação de negócios).
Como mostramos aqui, há muitas etapas para conseguir fechar uma boa negociação. É por isso que fazer tudo isso sozinho não é o recomendado se você quer ter êxito e conseguir um bom preço pela sua clínica médica.
7 - Faça um bom anúncio de venda de clínica médica
Outro fator importante para a vender uma clínica médica é elaborar um bom anúncio.
Usar uma placa informando sobre a venda não é a melhor abordagem para se fazer nesse caso. O ideal é anunciar a sua clínica médica à venda em plataformas específicas.
Se você colocar uma placa na sua clínica anunciando o interesse pela venda, então as pessoas podem pensar que a clínica está falindo, o que geraria impactos nas vendas e até mesmo na relação que você tem com parceiros, credores, etc.
Mantenha o sigilo quando anunciar a venda do negócio, inclusive em plataformas específicas, apresentando informações mais confidenciais apenas após o potencial comprador assinar o acordo de confidencialidade, o que garantirá a proteção das informações.
E no que diz respeito a plataformas para anunciar a venda de clínica médica, conte com a Quero Um Negócio. Nós temos um ambiente seguro, prático e transparente para quem quer comprar ou vender uma empresa, franquia, indústria e mais.
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