Quem não quer ter uma academia para lucrar no mundo fitness? Nos últimos anos,
esse empreendimento virou necessidade com aval de médicos. Exercitar o corpo virou
uma prioridade do mundo atual.
Contudo, nem sempre o empresário quer manter o negócio ativo. Vale lembrar que
para se manter no mercado é preciso ter uma boa administração e diferencial.
Com a multiplicação de franquias, as academias que começaram do zero acabaram
perdendo um pouco o espaço. Por isso, entrar para esse ramo exige estratégia para
vencer a concorrência.
Talvez, por isso, o empresário decida vender e partir para outro negócio menos
concorrido. De qualquer forma, se você está aqui lendo esse artigo, é porque quer
vender sua academia e vamos te ajudar com isso.
Venda de academia - Como avaliar?
Existem alguns pilares que vão fazer com que sua academia entre para o mercado
para ser vendida. Cabe ao empresário saber avaliar muito bem para fazer um bom
negócio.
Entre eles, estão:
Vendas - Quanto sua academia consegue vender por mês? Ter esse parâmetro vai
ajudar a dar uma previsibilidade ao comprador que está interessado.
Lucro - As planilhas de faturamento vão indicar quanto de lucro é possível arrecadar.
Isso vai poder indicar em quanto tempo o comprador terá o retorno do valor investido.
Clientes - Comprar uma academia com clientes é melhor que começar do zero. No
geral, é preciso manter aqueles clientes e trabalhar na captação de outros.
Mercado - O mercado vai dar um norte na hora de colocar um preço na academia à
venda. Contudo, inclua também os itens que serão vendidos juntos com
equipamentos. Ainda que os equipamentos percam valor ao longo do tempo, sem
dúvida, eles agregam na hora de precificar.
Riscos - De longe, comprar uma empresa já consolidada é menos arriscado que
começar do zero. Primeiro, porque você já têm clientes. Além disso, você consegue ter
uma visão sobre melhorias.
Qual o potencial de crescimento da academia à
venda
Se o mercado não tem ainda um líder no segmento que você está investindo, fica
muito mais fácil se posicionar. No entanto, se o local que você investir já existe uma
rede de academias famosas, por exemplo, o desafio é maior.
Uma das maneiras de ter sucesso quando o mercado já tem seus players é investir no
diferente. Aplicar um diferencial sempre será a melhor oportunidade de se destacar
com os recursos que você já tem.
O que muda, muitas vezes, é a proposta da academia. Sendo assim, veja no bairro o
que você pode implantar na academia para que ela seja lembrada pelos
consumidores.
Alguns empreendedores apostam e introduzem aulas de dança, yoga, alongamento e
aulas de exercícios localizados coletivos.
O mais importante é buscar uma nova proposta para sua academia crescer e se
destacar das demais. Isso vai fazer com que ela tenha destaque e apresente
alternativas diferentes para o aluno. Sem dúvida, já vai entrar no páreo da
competitividade.
Calcule os débitos da academia à venda
A desvantagem de entrar em um negócio que já tem uma jornada é assumir os débitos
acumulados.
Como tudo precisa ficar às claras, na hora de analisar documentos, faturamento, veja
também os débitos da empresa.
Muitas vezes, o investidor vai ter que assumir algumas dívidas do negócio. Por isso, é
importante ficar atento, já que isso vai impactar significativamente dependendo do
montante.
O valor do negócio
Existem várias maneiras de definir o valor de um negócio. Para isso, é preciso analisar
o valuation da empresa.
Muitas vezes, são mais de duas metodologias que vão definir o melhor preço. Além
disso, é preciso achar um valor que tem a ver com seu patrimônio, fluxo de caixa
múltiplos de mercado, enfim, várias metodologias.
É por isso que as pessoas usam metodologias ou consultorias exclusivas para isso.
Como achar o comprador da sua academia?
Existem três tipos de compradores muito comuns que você pode achar interessado.
São aqueles que estão atrás de oportunidades mais baratas. Ou seja, quando você
não está com mais pressa de repassar a academia, esse é o comprador ideal.
Já se a sua empresa tem potencial de crescimento no mercado, certamente vai atrair
investidores que querem lucrar com a sua empresa. Para isso, é preciso mostrar nos
números que sua empresa realmente tem potência.
No caso do comprador já ter um negócio nesse perfil, ele vai procurar a sua academia
para expandir a empresa com seus clientes e funcionários.
Seja sincero na venda da sua academia
É muito válido lembrar que é preciso ter bastante cuidado na venda de um negócio.
Não vale à pena ser desonesto quando for vender a sua academia. Não é à toa que a
lei ampara quem se sentir lesado com a compra de uma empresa que escondeu
informações.
Sendo assim, seja claro se houver processos judiciais, dívidas ou impostos a pagar.
Caso o comprador procure a justiça para anular a compra, ele terá o aval da lei para
fazer isso. Além de o vendedor poder ser punido com pagamento de multa por danos
morais.
Para evitar omissão de informações no seu contrato de compra e venda, procure um
advogado que via preparar um contrato de acordo entre as partes. Isso vai evitar
desentendimentos futuros.
Quer saber onde vender sua academia? Aqui na Quero Um Negócio, temos uma
plataforma totalmente voltada para venda de negócios. Encontre possíveis
compradores aqui.
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