Se você vai vender pizzaria, é importante entender como um consultor de negócios pode te ajudar nesse processo.
Esse profissional pode tornar a negociação não apenas mais simples, mas também garantir que tudo corra bem.
A venda de uma empresa é algo que leva tempo e exige que uma série de documentos sejam organizados, sem contar a atualização de alguns e o rever alguns aspectos do negócio antes mesmo de o anunciar para venda.
E o consultor pode te orientar sobre tudo isso.
O consultor pode tanto trabalhar por quem pretende comprar uma pizzaria (ou qualquer outro negócio) quanto por quem pretende vender a sua pizzaria. Ele tem experiência com esse tipo de negociação e pode propor as melhores decisões e caminhos para trilhar. A seguir trazemos mais informações.
O que é um consultor de negócios?
Também conhecido como corretor de empresas, corretor de negócios ou business brokers, o consultor ajuda compradores ou vendedores a terem sucesso na negociação. Esses profissionais geralmente atuam em processos de compra e venda de empresas de pequeno e médio porte.
Dentre as características desses profissionais está a sua imparcialidade e o foco no sucesso do cliente. É por isso que eles são vistos como facilitadores de todo o processo, garantindo segurança na negociação.
Sabendo isso sobre esse profissional, é possível ver como ele pode ser de grande ajuda para as empresas em diferentes aspectos, inclusive para o momento em que decidir vende-la.
Nos Estados Unidos o consultor de negócios é um profissional altamente requisitado para contribuir tanto no sucesso das empresas quanto para auxiliar quem quer comprar ou vender um negócio. Felizmente, no Brasil já existem profissionais especializados e esse tipo de atuação tem se difundido cada vez mais.
Apesar da contratação dele para a venda de uma pizzaria não ser algo obrigatório, porém se traduz numa ação essencial.
Como um consultor pode ajudar no caso de quem quer vender pizzaria?
Vender sua pizzaria é uma decisão muito importante, mas a venda não acontecerá apenas se você colocar uma placa de “vende-se” ou subir o anúncio numa plataforma própria para compra e venda de empresas.
Para conseguir atrair potenciais compradores, é importante realizar uma boa proposta de venda. E com a ajuda do consultor consegue-se reunir informações que podem tornar seu anúncio atrativo para os possíveis compradores.
O consultor também pode te ajudar a encontrar potenciais clientes (aqueles que realmente estão interessados em investir numa pizzaria).
Mas não é somente isso.
A venda de um negócio exige outras etapas como a definição do preço de venda, manter as finanças em dia, organizar documentos, contratos, entre outras coisas.
Com a ajuda desse profissional o dono da pizzaria que a deseja vender sabe o que precisa analisar, rever, etc. E isso ajuda também no caso do anúncio que for criar.
Se você anunciar sua pizzaria à venda na Quero Um Negócio, tendo a ajuda do consultor será mais fácil saber sobre o negócio.
Muitas das vezes o dono acredita que sabe como descrever sua empresa para o comprador, mas não é bem assim. Porém com a expertise do consultor pode-se tornar esse anúncio ainda mais atraente.
O consultor é um profissional com experiência em finanças, economia, negócios, mercado, etc. E com toda essa experiência ele pode te ajudar a concretizar seu objetivo, seja para se aposentar após a venda, investir o valor em outro negócio, etc.
3 motivos para contratar um consultor de negócios para vender pizzaria
Além do que já citamos, temos aqui 3 bons motivos para contratar um consultor de negócios no processo de venda da sua pizzaria. Confira.
1 - Tenha sigilo ao longo de todo o processo
Manter a discrição é importante para evitar danos à sua pizzaria e com a ajuda do consultor isso é possível.
Há diversos motivos para que você não queira divulgar seus interesses. É comum não querer divulgar para funcionários, clientes e outros que está para vender pizzaria, a fim de evitar informações equivocadas.
E com a ajuda do consultor é possível manter tudo sob sigilo até a hora certa, realizando a negociação de maneira discreta. E aqui não há também liberação de maiores detalhes para o possível comprador sem que haja interesse real da parte dele, o que é ótimo para afastar os curiosos ou especuladores também.
Reforçar aqui o quão importante é esse sigilo para esse tipo de negociação é algo essencial.
Se ficar exposto que uma empresa está à venda, é possível que isso prejudique tanto quem pretende comprá-la quanto o atual dono, pois a primeira coisa que as pessoas pensam quando descobrem que o negócio está à venda é que ele está falindo.
É por isso que na hora de vender um negócio o dono deve elaborar um acordo de confidencialidade.
O acordo de confidencialidade é um documento onde o interessado em obter mais informações sobre a pizzaria se compromete a não divulgar dados e informações sobre o estabelecimento que terá acesso, estando sujeito as penalidades previstas na lei.
2 - Definir um preço adequado para a venda (e aumentar as chances vender pizzaria)
Com o conhecimento que ele possui em finanças empresariais e economia, o consultor pode ajudar na definição do preço de venda da pizzaria.
Sem essa análise do quanto vale o negócio é possível que você o anuncie por um preço acima ou abaixo do que ela vale. Se anunciar por mais, então pode perde a oportunidade de venda, mas se anunciar por menos pode ter prejuízos.
E para definir o preço de venda o consultor usa o valuation, chegando a um preço estimado. Há diferentes metodologias de valuation que ajudam a chegar a um valor estimado (sendo ideal utilizar mais de uma).
Com a definição adequada do preço para venda, então ambas as partes se beneficiam (comprador e vendedor), sem contar que isso aumenta suas chances para vender pizzaria.
3 - Cuide da pizzaria enquanto o consultor trata de encontrar o comprador ideal
Mais um motivo para contratar um consultor de negócio para colocar sua pizzaria à venda é que você agora pode cuidar dela enquanto o consultor cuida de tudo relacionado a negociação.
Gerenciar uma pizzaria e cuidar do processo de venda dela ao mesmo tempo pode ser muito desgastante. E a ajuda do consultor é importantíssima nesse caso.
Contratar esse profissional permitirá que você mantenha seu foco e esforços nas operações da pizzaria, o que ajudará a gerar ainda mais valor para ela quando a for vender.
Na Quero Um Negócio, inclusive, há como ter um consultor atuando para encontrar um comprador para sua pizzaria. Enquanto você cuida do seu negócio, ele estará buscando em nossa base de contatos qualificados o comprador ideal.
Como você pôde ver, o consultor, apesar de não ser obrigatório, é alguém de grande importância para o sucesso na hora de vender pizzaria.
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