Investir numa franquia à venda ou começar algo do zero?
O cenário empresarial é desafiador, com oportunidades tanto para empreendedores em início de jornada quanto para os empresários experientes. E ao escolher embarcar na jornada do empreendedorismo, você se depara com a crucial escolha entre começar um negócio do zero ou adquirir uma franquia.
De um lado, há a possibilidade de começar algo com seus padrões e alinhando cada processo, decisão, elemento, contudo com mais riscos; do outro lado, há a possibilidade de ingressar em um segmento com menos riscos, mais oportunidades de lucros e podendo escolher entre diversos segmentos promissores com algo testado e comprovado. Qual escolher?
Neste artigo, você terá a resposta para essa questão e ainda aprenderá mais sobre o mundo das franquias.
Dados sobre o mercado de franquias no Brasil
O mercado de franquias é um dos que se encontra em forte expansão no país.
Dados do segundo trimestre de 2023 mostram que as empresas do setor de franquias tiveram um crescimento de 12,9% em seu faturamento, se comparado com o mesmo período de 2022. O valor foi de R$ 48 bilhões, no ano anterior, e seguiu para R$ 54,2 bilhões, neste ano de 2023, de acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O estudo aborda ainda que houve um crescimento no segundo trimestre de 2023 no segmento de franquias. E dentre os segmentos em destaque há Turismo, Alimentação Food Service, Hotelaria e Moda. Tais setores, segundo a ABF, ainda tiveram beneficiamento da sustentação de representativas em delivery e e-commerce.
Isso tudo mostra como esse é um mercado que cresce ano após ano e como ele é muito importante no país. Desse modo, investir nele valeria muito a pena ao saber exatamente como ele funciona e o que e como fazer para assumir algo de sucesso.
Franquia à venda: entenda o funcionamento e as vantagens de uma franquia
Franquias se tratam de modelos de negócios onde um empreendedor (franqueado) compra os direitos para operar a unidade de uma empresa que está estabelecida (franqueadora). Tal modelo traz diversas vantagens para aquele que busca empreender num determinado setor.
Mas o que isso quer dizer? Isso quer dizer que se você optar por investir numa franquia à venda poderá usar a imagem de uma marca e conseguir cliente e se estabelecer muito mais rápido, já que aquela marca possui história no mercado.
Dentre as principais características das franquias há como citar a transferência do know-how de uma franqueadora para um franqueado. Isso quer dizer que o empreendedor possuiria acesso a um modelo de negócios que foi testado e comprovado.
A estabilidade e o sucesso da franquia proporcionam uma base sólida para o franqueado, que se beneficiaria da experiência acumulada pela marca.
Comparando a começar um novo negócio, isso você teria menos riscos associados.
Além disso, as franquias proporcionam suporte contínuo e treinamento, da abertura da unidade a operação diária.
O franqueado não estaria sozinho em sua jornada empreendedora, mas ele teria assistência do franqueador nas áreas como: gestão, marketing e também treinamento de equipe. Isso não somente reduz os riscos e a curva de aprendizado, mas ainda auxilia para que haja uma resolução eficaz de desafios operacionais.
Outra vantagem seria o reconhecimento de marca e credibilidade ligados às franquias.
Um franqueado se beneficiaria do prestígio e confiança estabelecidos pela marca, apressando a construção de uma clientela e superando as correntes. Essa é uma vantagem competitiva crucial nos mercados saturados, em que a confiança do consumidor é importante para o sucesso.
Ao investir por numa franquia à venda, o empreendedor também acessaria a economias de escala. Aquisições em grande volume, estratégias de marketing conjuntas e transações centralizadas ajudam a proporcionar custos operacionais mais baixos, elevando a rentabilidade no longo prazo.
Estabilidade e sucesso comprovado
Uma das principais vantagens da compra de uma franquia seria a estabilidade concedida pelo modelo de negócios testado e comprovado.
Ao optar pelas franquias, você estaria investindo num modelo de negócios que passou por rígidos testes e mostrou sua eficácia. E com isso ele construiu um histórico positivo com o tempo. E esse histórico proporciona confiança para o franqueado, além de, como citado, reduzir consideravelmente os riscos relacionados.
Uma taxa de sucesso, no geral, superior das franquias, se comparadas com a criação de negócios próprios, se trata de uma vantagem evidente.
Os franqueadores compartilham suas práticas de sucesso, oferecendo também suporte contínuo. Eles proporcionam ainda treinamento especializado e orientação estratégica para seus franqueados.
Tudo isso acima é importante para preparar os franqueados para enfrentar desafios ligados ao mercado. Isso estabelece também um ambiente propício para o aprendizado e à adaptação, importantíssimos para a sustentabilidade no longo prazo.
Desse modo, a estabilidade que vem com o sucesso comprovado não apenas minimiza os riscos de falência, mas também concede uma plataforma confiável em prol do progresso sustentável do negócio.
Redução de riscos e menor incerteza com uma franquia à venda
Iniciar um novo negócio envolve incertezas e riscos, isso é um fato. Contudo, ao optar por uma franquia, você se beneficia da estrutura operacional, mitigando os riscos associados à tomada de decisões incógnitas.
A franquia traz um roteiro claro, tracejando desde o layout da loja até as estratégias de marketing testadas e comprovadas.
Seguindo as diretrizes da franqueadora, aquele que investe numa franquia à venda evita diversas armadilhas que são comuns nos negócios independentes. Isso incluiria, por exemplo:
Tendo acesso a um modelo de negócios testado, a incerteza seria expressivamente reduzida, proporcionando uma base sólida para o sucesso. E esses é um dos motivos para muitos optarem por ingressar num mercado por meio das franquias.
A franquia não apenas apresenta um caminho estruturado, mas também possibilita que o franqueado aprenda com essa experiência acumulada da franqueadora. A transferência de conhecimento ajuda a tomar decisões mais embasadas e eficazes, desenvolvendo um ambiente onde os riscos são calculados e podem ser gerenciados.
Essa abordagem concede ao futuro franqueado um ingresso tranquilo ao setor desejado, elevando suas chances de prosperar no longo prazo. Mas é importante saber como identificar um bom negócio quanto se trata de uma franquia também. E nesse caso, fatores como situação do mercado, alcance da marca e outros são cruciais.
Suporte contínuo e treinamento
Outro diferencial que as possuem franquias é o suporte contínuo e o treinamento dado para os franqueados.
Você, como empreendedor, receberia orientação a partir do momento da abertura, com ela se estendendo até as operações diárias do negócio. Isso inclui: treinamento para os funcionários, assistência no processo de gestão financeira e, ainda, apoio na elaboração e implementação das estratégias de marketing.
Essa presença constante do franqueador ajuda na resolução rápida de desafios e no aprimoramento contínuo. Esse é um dos grandes diferenciais quando se compara a compra de uma franquia com a abertura de um negócio.
Reconhecimento de marca e credibilidade
Esse mercado de franquias por vezes envolve marcas consolidadas, desse modo os franqueados se beneficiariam desse reconhecimento instantâneo.
O reconhecimento de uma marca e a credibilidade se configuram em pilares fundamentais para impulsionar o sucesso das franquias.
Ao integrar uma marca que está consolidada, os franqueados herdam o prestígio e a confiança conquistados pela franqueadora. Uma transferência de reputação assim acelera de maneira expressiva a construção da base de clientes, uma vez que os consumidores estariam familiarizados e confiam na qualidade dos produtos ou dos serviços oferecidos.
Num mercado saturado, em que a competição é acirrada, obter a confiança do público é um desafio para novos empreendimentos. Mas a franquias ultrapassam essa barreira ao incorporar o histórico positivo da marca, trazendo uma vantagem competitiva.
A familiaridade dos clientes com a marca não somente atrairia clientes mais rápido. Mas isso também gera uma base concreta para a fidelização, já que a credibilidade da marca influencia na decisão de compra.
Desse modo, o reconhecimento de marca e também a credibilidade que as franquias proporcionam não somente tornam simples o processo para atrair clientes, mas ainda fortalecem a posição de um franqueado no mercado, o situando como uma opção confiável e respeitável.
Acesso a economias de escala
Quando se tornam integrantes de uma rede de franquias, os empreendedores aproveitam as economias de escala.
Numa economia de escala, quanto maior é a quantidade do bem produzido, então menor seria o seu o custo fixo para desenvolvimento a cada unidade, uma vez que tais custos estão distribuídos por uma quantidade maior de mercadorias.
Trazendo isso para o contexto das franquias...se pode reduzir custos e mesmo os custos variáveis.
Compras em volume maior, marketing conjunto e, ainda, negociações centralizadas, essas são apenas algumas das vantagens que se pode citar e que são oferecidas pelas franquias. Essa eficiência operacional por vezes culmina em custos menores para os franqueados, o que melhora a rentabilidade no longo prazo. As chances de fechar um bom negócio se elevam.
Adaptação à realidade do mercado brasileiro
No Brasil, o mercado de franquias apresenta adaptabilidade com as nuances locais.
As empresas franqueadoras tendem a ajustar seus modelos de negócios em prol de se alinhar às demandas e às preferências do consumidor. E nisso está incluída a consideração de aspectos culturais e também econômicos, o que converte franquias numa opção atrativa aos empreendedores que procuram uma estratégia de negócios alinhada à realidade local.
É muito importante pensar nisso quando buscar por uma franquia à venda. Se precisar, tenha a ajuda de um especialista para o orientar devidamente, o que ajudaria a realizar um bom investimento. Esse especialista seria o consultor de negócios.
Variedade de segmentos e opções
O mercado de franquias no Brasil proporciona uma ampla gama de segmentos e de oportunidades ajustadas às preferências e habilidades do empreendedor. A diversidade de setores que existe confere flexibilidade sem antecedentes ao escolher o tipo de negócio mais adequado ao perfil e as paixões do franqueado. Veja alguns exemplos:
Essa diversidade de escolhas não somente supriria às preferências individuais dos empreendedores, mas ainda seria algo que permitiria uma maior personalização do negócio.
O franqueado consegue escolher um setor alinhado com suas habilidades, suas paixões e interesses pessoais. Algo assim ajuda no engajamento e na satisfação do empreendedor, também impulsionando a excelência operacional, posto que o franqueado estará investindo mais no sucesso do negócio.
Uma variedade de segmentos e opções assim no mercado de franquias do Brasil representa uma importante oportunidade para explorar mais áreas de interesse, o que diversifica o cenário empresarial e concede uma experiência mais personalizada e satisfatória no contexto empreendedor.
Conclusão sobre investir numa franquia à venda
Ao analisar as vantagens entre comprar uma franquia e investir num negócio próprio, vimos que a primeira oferece diversos benefícios. Suporte contínuo, uma marca reconhecida, estabilidade e mais vantagens ajudam a aplicar seu capital em algo que pode ser um sucesso e gerar ótimos lucros.
No mercado brasileiro, a possibilidade adaptação das franquias às particularidades locais e a diversidades de opções ressaltam mais essa como uma escolha atrativa aos empreendedores. E num ambiente empresarial dinâmico, a opção por comprar uma franquia seria o impulso para obter sucesso duradouro no empreendedorismo brasileiro.
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