Vale a pena investir numa franquia ou criar um negócio próprio?

Por Lucio em 22 de Dezembro de 2023
Vale a pena investir numa franquia ou criar um negócio próprio?

Investir numa franquia à venda ou começar algo do zero?

O cenário empresarial é desafiador, com oportunidades tanto para empreendedores em início de jornada quanto para os empresários experientes. E ao escolher embarcar na jornada do empreendedorismo, você se depara com a crucial escolha entre começar um negócio do zero ou adquirir uma franquia.

De um lado, há a possibilidade de começar algo com seus padrões e alinhando cada processo, decisão, elemento, contudo com mais riscos; do outro lado, há a possibilidade de ingressar em um segmento com menos riscos, mais oportunidades de lucros e podendo escolher entre diversos segmentos promissores com algo testado e comprovado. Qual escolher?

Neste artigo, você terá a resposta para essa questão e ainda aprenderá mais sobre o mundo das franquias.

Dados sobre o mercado de franquias no Brasil

O mercado de franquias é um dos que se encontra em forte expansão no país.

Dados do segundo trimestre de 2023 mostram que as empresas do setor de franquias tiveram um crescimento de 12,9% em seu faturamento, se comparado com o mesmo período de 2022. O valor foi de R$ 48 bilhões, no ano anterior, e seguiu para R$ 54,2 bilhões, neste ano de 2023, de acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O estudo aborda ainda que houve um crescimento no segundo trimestre de 2023 no segmento de franquias. E dentre os segmentos em destaque há Turismo, Alimentação Food Service, Hotelaria e Moda. Tais setores, segundo a ABF, ainda tiveram beneficiamento da sustentação de representativas em delivery e e-commerce.

Isso tudo mostra como esse é um mercado que cresce ano após ano e como ele é muito importante no país. Desse modo, investir nele valeria muito a pena ao saber exatamente como ele funciona e o que e como fazer para assumir algo de sucesso.

Franquia à venda: entenda o funcionamento e as vantagens de uma franquia

Franquias se tratam de modelos de negócios onde um empreendedor (franqueado) compra os direitos para operar a unidade de uma empresa que está estabelecida (franqueadora). Tal modelo traz diversas vantagens para aquele que busca empreender num determinado setor.

Mas o que isso quer dizer? Isso quer dizer que se você optar por investir numa franquia à venda poderá usar a imagem de uma marca e conseguir cliente e se estabelecer muito mais rápido, já que aquela marca possui história no mercado.

Dentre as principais características das franquias há como citar a transferência do know-how de uma franqueadora para um franqueado. Isso quer dizer que o empreendedor possuiria acesso a um modelo de negócios que foi testado e comprovado.

A estabilidade e o sucesso da franquia proporcionam uma base sólida para o franqueado, que se beneficiaria da experiência acumulada pela marca.

Comparando a começar um novo negócio, isso você teria menos riscos associados.

Além disso, as franquias proporcionam suporte contínuo e treinamento, da abertura da unidade a operação diária.

O franqueado não estaria sozinho em sua jornada empreendedora, mas ele teria assistência do franqueador nas áreas como: gestão, marketing e também treinamento de equipe. Isso não somente reduz os riscos e a curva de aprendizado, mas ainda auxilia para que haja uma resolução eficaz de desafios operacionais.

Outra vantagem seria o reconhecimento de marca e credibilidade ligados às franquias.

Um franqueado se beneficiaria do prestígio e confiança estabelecidos pela marca, apressando a construção de uma clientela e superando as correntes. Essa é uma vantagem competitiva crucial nos mercados saturados, em que a confiança do consumidor é importante para o sucesso.

Ao investir por numa franquia à venda, o empreendedor também acessaria a economias de escala. Aquisições em grande volume, estratégias de marketing conjuntas e transações centralizadas ajudam a proporcionar custos operacionais mais baixos, elevando a rentabilidade no longo prazo.

Estabilidade e sucesso comprovado

Uma das principais vantagens da compra de uma franquia seria a estabilidade concedida pelo modelo de negócios testado e comprovado.

Ao optar pelas franquias, você estaria investindo num modelo de negócios que passou por rígidos testes e mostrou sua eficácia. E com isso ele construiu um histórico positivo com o tempo. E esse histórico proporciona confiança para o franqueado, além de, como citado, reduzir consideravelmente os riscos relacionados.

Uma taxa de sucesso, no geral, superior das franquias, se comparadas com a criação de negócios próprios, se trata de uma vantagem evidente.

Os franqueadores compartilham suas práticas de sucesso, oferecendo também suporte contínuo. Eles proporcionam ainda treinamento especializado e orientação estratégica para seus franqueados.

Tudo isso acima é importante para preparar os franqueados para enfrentar desafios ligados ao mercado. Isso estabelece também um ambiente propício para o aprendizado e à adaptação, importantíssimos para a sustentabilidade no longo prazo.

Desse modo, a estabilidade que vem com o sucesso comprovado não apenas minimiza os riscos de falência, mas também concede uma plataforma confiável em prol do progresso sustentável do negócio.

Redução de riscos e menor incerteza com uma franquia à venda

Iniciar um novo negócio envolve incertezas e riscos, isso é um fato. Contudo, ao optar por uma franquia, você se beneficia da estrutura operacional, mitigando os riscos associados à tomada de decisões incógnitas.

A franquia traz um roteiro claro, tracejando desde o layout da loja até as estratégias de marketing testadas e comprovadas.

Seguindo as diretrizes da franqueadora, aquele que investe numa franquia à venda evita diversas armadilhas que são comuns nos negócios independentes. Isso incluiria, por exemplo:

  • A escolha da localização ideal;
  • Negociação de contratos;
  • Além também de decisões de branding.

Tendo acesso a um modelo de negócios testado, a incerteza seria expressivamente reduzida, proporcionando uma base sólida para o sucesso. E esses é um dos motivos para muitos optarem por ingressar num mercado por meio das franquias.

A franquia não apenas apresenta um caminho estruturado, mas também possibilita que o franqueado aprenda com essa experiência acumulada da franqueadora. A transferência de conhecimento ajuda a tomar decisões mais embasadas e eficazes, desenvolvendo um ambiente onde os riscos são calculados e podem ser gerenciados.

Essa abordagem concede ao futuro franqueado um ingresso tranquilo ao setor desejado, elevando suas chances de prosperar no longo prazo. Mas é importante saber como identificar um bom negócio quanto se trata de uma franquia também. E nesse caso, fatores como situação do mercado, alcance da marca e outros são cruciais.

Suporte contínuo e treinamento

Outro diferencial que as possuem franquias é o suporte contínuo e o treinamento dado para os franqueados.

Você, como empreendedor, receberia orientação a partir do momento da abertura, com ela se estendendo até as operações diárias do negócio. Isso inclui: treinamento para os funcionários, assistência no processo de gestão financeira e, ainda, apoio na elaboração e implementação das estratégias de marketing.

Essa presença constante do franqueador ajuda na resolução rápida de desafios e no aprimoramento contínuo. Esse é um dos grandes diferenciais quando se compara a compra de uma franquia com a abertura de um negócio.

Reconhecimento de marca e credibilidade

Esse mercado de franquias por vezes envolve marcas consolidadas, desse modo os franqueados se beneficiariam desse reconhecimento instantâneo.

O reconhecimento de uma marca e a credibilidade se configuram em pilares fundamentais para impulsionar o sucesso das franquias.

Ao integrar uma marca que está consolidada, os franqueados herdam o prestígio e a confiança conquistados pela franqueadora. Uma transferência de reputação assim acelera de maneira expressiva a construção da base de clientes, uma vez que os consumidores estariam familiarizados e confiam na qualidade dos produtos ou dos serviços oferecidos.

Num mercado saturado, em que a competição é acirrada, obter a confiança do público é um desafio para novos empreendimentos. Mas a franquias ultrapassam essa barreira ao incorporar o histórico positivo da marca, trazendo uma vantagem competitiva.

A familiaridade dos clientes com a marca não somente atrairia clientes mais rápido. Mas isso também gera uma base concreta para a fidelização, já que a credibilidade da marca influencia na decisão de compra.

Desse modo, o reconhecimento de marca e também a credibilidade que as franquias proporcionam não somente tornam simples o processo para atrair clientes, mas ainda fortalecem a posição de um franqueado no mercado, o situando como uma opção confiável e respeitável.

Acesso a economias de escala

Quando se tornam integrantes de uma rede de franquias, os empreendedores aproveitam as economias de escala.

Numa economia de escala, quanto maior é a quantidade do bem produzido, então menor seria o seu o custo fixo para desenvolvimento a cada unidade, uma vez que tais custos estão distribuídos por uma quantidade maior de mercadorias.

Trazendo isso para o contexto das franquias...se pode reduzir custos e mesmo os custos variáveis.

Compras em volume maior, marketing conjunto e, ainda, negociações centralizadas, essas são apenas algumas das vantagens que se pode citar e que são oferecidas pelas franquias. Essa eficiência operacional por vezes culmina em custos menores para os franqueados, o que melhora a rentabilidade no longo prazo. As chances de fechar um bom negócio se elevam.

Adaptação à realidade do mercado brasileiro

No Brasil, o mercado de franquias apresenta adaptabilidade com as nuances locais.

As empresas franqueadoras tendem a ajustar seus modelos de negócios em prol de se alinhar às demandas e às preferências do consumidor. E nisso está incluída a consideração de aspectos culturais e também econômicos, o que converte franquias numa opção atrativa aos empreendedores que procuram uma estratégia de negócios alinhada à realidade local.

É muito importante pensar nisso quando buscar por uma franquia à venda. Se precisar, tenha a ajuda de um especialista para o orientar devidamente, o que ajudaria a realizar um bom investimento. Esse especialista seria o consultor de negócios.

Variedade de segmentos e opções

 

O mercado de franquias no Brasil proporciona uma ampla gama de segmentos e de oportunidades ajustadas às preferências e habilidades do empreendedor. A diversidade de setores que existe confere flexibilidade sem antecedentes ao escolher o tipo de negócio mais adequado ao perfil e as paixões do franqueado. Veja alguns exemplos:

  • Na área da alimentação, existem franquias que vão desde restaurantes tradicionais até aqueles dos tipos mais inovadores como os de fast-food saudável;
  • E no setor de serviços, há as franquias que abrangem de consultorias a serviços de limpeza e de manutenção;
  • No ramo educacional, há as opções que vão de escolas de idiomas aos serviços de tutoria (online ou offline);
  • No varejo, existe uma diversidade se expressa em variados modelos de lojas, desde as especializadas em artigos de moda àquelas voltadas para produtos mais específicos.

Essa diversidade de escolhas não somente supriria às preferências individuais dos empreendedores, mas ainda seria algo que permitiria uma maior personalização do negócio.

O franqueado consegue escolher um setor alinhado com suas habilidades, suas paixões e interesses pessoais. Algo assim ajuda no engajamento e na satisfação do empreendedor, também impulsionando a excelência operacional, posto que o franqueado estará investindo mais no sucesso do negócio.

Uma variedade de segmentos e opções assim no mercado de franquias do Brasil representa uma importante oportunidade para explorar mais áreas de interesse, o que diversifica o cenário empresarial e concede uma experiência mais personalizada e satisfatória no contexto empreendedor.

Conclusão sobre investir numa franquia à venda

Ao analisar as vantagens entre comprar uma franquia e investir num negócio próprio, vimos que a primeira oferece diversos benefícios. Suporte contínuo, uma marca reconhecida, estabilidade e mais vantagens ajudam a aplicar seu capital em algo que pode ser um sucesso e gerar ótimos lucros.

No mercado brasileiro, a possibilidade adaptação das franquias às particularidades locais e a diversidades de opções ressaltam mais essa como uma escolha atrativa aos empreendedores. E num ambiente empresarial dinâmico, a opção por comprar uma franquia seria o impulso para obter sucesso duradouro no empreendedorismo brasileiro.

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