“ É o amor, que mexe com a minha cabeça e me deixa assim…” Lembra desse grande
sucesso da dupla Zezé di Camargo e Luciano? A música chiclete dos anos 90
explodiu na rádio por um motivo inusitado.
O tio dos cantores trabalhava em uma empresa com muitos funcionários. Então, para
alavancar a carreira dos sobrinhos, pediu para que seus colegas pedissem a música
na rádio. Para isso, ele apenas financiava as fichas telefônicas.
A estratégia foi infalível para fazer a música chegar aos ouvidos do Brasil todo. Já,
hoje em dia, as emissoras de rádios parecem não ter a mesma relevância que no
passado. Será mesmo?
Neste artigo, vamos ver mais sobre o segmento das emissoras de rádio. Será mesmo
que vale a pena?
A rádio traz autoridade
Pense que você é um cantor solo e recebe um convite para fazer uma entrevista em
uma rádio. Você vai negar o convite? Claro que não. A gente sabe que a emissora de
rádio é ainda um meio de divulgação do trabalho de novos artistas.
Através desse meio de comunicação, o trabalho musical ganha reconhecimento e
muito mais relevância para continuar em outros meios. É também uma porta para
televisão.
E, muito contrário do que algumas pessoas pensam, as rádios ainda continuam
informando e mostrando o que há de novo no mercado. Pois há quem escute no
trânsito para evitar congestionamentos e para saber a hora. Neste caso, ouvir música
é consequência.
Como ter uma emissora de rádio comunitária?
O poder de um meio de comunicação beneficia comunidades carentes, igrejas, ongs e
outros tipos de organização. Mas não é qualquer pessoa que pode abrir uma rádio
comunitária.
Em primeiro lugar, a rádio comunitária precisa de legalização para funcionar. Neste
caso, quem dá essa licença é a ANATEL. No entanto, precisa ser pessoa jurídica, e
não é qualquer CNPJ. Só será aceito o pedido caso a pessoa jurídica seja registrada
como ONG ou associação.
Outra questão muito importante é que a rádio comunitária só pode ser transmitida em
um raio de 1km a partir da sua antena.
Como tirar licença da emissora de rádio?
Sabendo que uma emissora de rádio precisa de uma licença da ANATEL para
funcionar. Mas quais são os documentos?
Primeiramente, abra sua empresa com a CNAE Serviço de Comunicação Multimídia,
depois disso você precisa de Inscrição Estadual e a empresa precisa estar cadastrada
no CREA. Há a exigência de ter um engenheiro responsável técnico ou técnico de
telecomunicações.
Depois disso, é preciso concorrer a uma licitação pela modalidade concorrência. Isso é
o que chamamos de obtenção de outorga de radiodifusão.
O que é preciso para ter uma emissora de rádio
funcionando?
Diferentemente de uma televisão que precisa ter vários itens, uma emissora de rádio
tem uma composição de equipamentos mais simples.
É indispensável ter um bom microfone profissional conectado a uma mesa de som,
computador para colocar vinhetas, propagandas, efeitos sonoros e músicas.
Também pense no isolamento acústico para deixar o som mais concentrado e
carpetes para evitar ruídos.
Como fazer sua rádio ser ouvida?
A comunicação da rádio deve ser feita em sintonia com o ouvinte. Por isso que, antes
de você colocar a sua rádio no ar, você precisa ter bem definido o seu público.
Por exemplo, existem duas categorias de público bem distintas: jovem e popular.
Enquanto na rádio jovem a comunicação é mais direta e mais dinâmica, a rádio
popular tem mais programações fixas para atender à dona de casa.
É preciso conhecer bem o seu público para montar uma pauta de programação
adequada que o agrade.
Parcerias e patrocínios também fazem parte e ajudam a pagar as contas do seu
negócio. Então, divulgue na sua região com comerciantes locais e também busque o
apoio de empresas que atendem serviços que tenham a ver com seus ouvintes.
Ideias de engajamento da sua emissora de
rádio
Formar uma audiência interessada nos conteúdos da sua rádio exige um pouco de
trabalho no início. Como o público ainda não conhece sua emissora, você precisa
estar conectado à internet.
A primeira coisa que um negócio deve pensar a respeito de divulgação é na internet.
Algumas rádios já são streaming, portanto já tem isso na “veia”. Mas para as
emissoras de rádio Am/Fm, precisam se adaptar à realidade da interação através das
redes sociais.
Portanto, criar um perfil no Instagram é um começo. A partir daí, você pode oferecer
serviços para os seguidores como: divulgação de vagas de emprego, serviço de
divulgação de negócios, espaço para entrevistas etc. Tudo vai depender do seu
público. Sendo assim, busque o que for interessante para ele.
Algumas rádios aproveitaram o momento de eleições para abrir espaço para
candidatos apresentarem suas propostas. Depois disso elas foram sendo conhecidas
e se estabeleceram. É primordial saber qual a sua proposta para colocar em prática
uma boa estratégia.
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