Vale a pena contratar o consultor de negócios para vender uma empresa?

Por Lucio em 21 de Junho de 2021
Vale a pena contratar o consultor de negócios para vender uma empresa?

Negociar é uma habilidade que todo empreendedor deve ter. Isso porque, manter o faturamento em ascensão, controlar custos, gerenciar e motivar equipes, analisar documentos são tarefas corriqueiras de uma empresa.

 

Em primeiro lugar, quando se assume o posto de administrador de uma empresa, a tomada de decisões precisa de um toque de equilíbrio. Muitas vezes, não é tão fácil para quem está à frente, cuidar de tantos setores e ainda ter que lidar com decisões que vão dar um novo rumo à organização.

 

Para vender uma empresa, o gestor precisa ser o mais racional possível para que o negócio continue funcionando até a conclusão do processo. Afinal, os clientes continuam mantendo o capital girando para arcar com despesas como pagamento de funcionários, insumos e entre outros gastos.

 

Dificilmente, o diretor consegue separar o emocional na hora de vender uma empresa. É nessas horas que o consultor entra. Mas será que vale mesmo a pena? Vamos ver ao longo deste artigo.

Quando contratar um consultor de negócios para empresa

Hoje em dia tem muita gente virando consultor e essa é a profissão do momento. Mas o que fica difícil de entender é a função do consultor na empresa. 

 

Se você precisa melhorar o caixa, treinar a gerência, motivar a sua equipe de vendas e até vender uma empresa, contrate um consultor. É para momentos como estes que este profissional é chamado. 

 

Diferentemente de um profissional que põe a mão na massa para ser mais um dos braços da empresa, o consultor atua de forma estratégica. Ou seja, ele tem a função de aconselhar e orientar, de uma forma mais clara, ele é quem dá direção para o gestor.

E por que eu deveria confiar em um consultor de negócios?

Parece mesmo ser muito vago esse conceito de consultoria. Porém, é o consultor que precisa trazer um ‘know how' para o segmento que ele vai direcionar. 

 

Se ele é especialista em marketing, por exemplo, vai ter mais segurança para buscar soluções para a empresa naquele segmento. 

 

A verdade é que contratar uma pessoa de fora para analisar friamente os erros e os acertos de uma empresa, são fundamentais para apontar decisões mais assertivas para o negócio.

 

É aí que o empresário deve deixar o orgulho de lado e os “achismos” para aceitar novas opiniões de alguém desconhecido. Portanto, ter a mente aberta para entender que o consultor é um profissional que vai agregar valor faz parte de um grande desenvolvimento.

 

Vantagens de um consultor em uma negociação

 

Na hora de vender uma empresa, você como gestor, precisa deixar o coração de lado para lidar com diversas decisões importantes. Nessa hora, é preciso ter a cabeça fria para negociar preço, revisar documentos e analisar muito bem contratos. 

 

A grande vantagem de ter um consultor na negociação é garantir um acordo que seja bom para ambas as partes. Assim, a venda de uma empresa é feita sem arrependimentos e sem risco de descumprimento de alguma cláusula contratual.

 

Acima de tudo, o profissional garante uma venda de forma sigilosa. É de suma importância anunciar e divulgar a oferta sem comprometer a integridade da empresa. 

 

Além disso, durante o processo de venda até a conclusão do ato, a empresa precisa manter seu funcionamento. Por isso, manter o gestor fora de detalhes do processo é mais saudável para ele continuar as atividades da organização. 

 

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