Vai vender pizzaria? Saiba o que é preciso saber antes de colocar sua pizzaria à venda

Por Quero Um Negócio em 01 de Junho de 2021
Vai vender pizzaria? Saiba o que é preciso saber antes de colocar sua pizzaria à venda

Pretende vender pizzaria? Temos aqui nesse artigo dicas e informações úteis de como colocar sua pizzaria à venda.

A venda de um negócio representa uma grande decisão e um importante passo na vida de um empresário. E hoje em dia esse tipo de negociação tem sido cada vez mais comum no Brasil.

Do lado de quem compra, essa é uma oportunidade de ter o próprio negócio sem precisar esperar até ter clientes e lucros, já do lado de quem vende, essa é a chance de investir num novo negócio, se aposentar, etc.

Mas há toda uma preparação antes de vender pizzaria e é sobre isso que falaremos aqui hoje.

 

Por que vender pizzaria? Qual seu motivo para essa decisão?

Muitos podem achar que definir um motivo para a venda de um negócio é algo sem importância. Mas a realidade é bem diferente.

Se um potencial comprador chegar até você hoje e quiser saber por que você está anunciando sua pizzaria, o que responderia? E você conseguiria sustentar esse seu argumento?

Há casos em que um empresário vende seu negócio por motivo de aposentadoria, outros por conta de não terem mais vontade de seguir com o negócio, mudança de ramo, falta de recursos para ampliar o negócio, etc.

É muito importante que você descubra por que quer colocar sua pizzaria à venda.

Isso te ajudará a explicar e convencer o comprador dos motivos. Inclusive, saber disso será fundamental para criar sua proposta de venda, pois você conhecerá mais ainda seu negócio.

 

Se organize com meses de antecedência

É recomendação de especialistas que alguém que pretende vender um negócio se programe com muita antecedência.

Esse preparo deve ser de 1 ou até 2 anos antes de anunciar a pizzaria para venda. Pois assim há tempo de apresentar dados sólidos sobre a empresa.

Nessa organização, você deve reunir documentos, dados e informações importantes. Por exemplo: demonstrativos financeiros, fluxo de caixa, documentos sobre empréstimos, situação com funcionários, etc.

Uma das primeiras informações que os possíveis compradores querem saber é sobre os lucros e as receitas. É por isso que aqui você deve ter um bom controle financeiro da pizzaria.

Caso a parte financeira esteja desorganizada, ficará impossível de conseguir um bom valor pelo negócio.

Na parte financeira ainda, reúna documentos os demonstrativos financeiros e declarações fiscais dos últimos 3 anos. Mas antes de apresentar esses documentos e outras informações, reveja tudo com a ajuda de um contador.

Caso o negócio responda a algum processo judicial, estiver com dívidas pendentes ou mesmo possuir riscos (no caso, passivos), cabe aqui contratar um assessor financeiro para te ajudar, inclusive te ajudar a organizar o negócio para a venda e a entender quais elementos podem desvalorizá-lo.

Também, lembre-se de rever contratos de aluguel, acordes, financiamentos, etc. Tenha a ajuda de um bom contador para te ajudar com tudo isso.

 

Vender pizzaria: venda total ou parcial?

 

Há a possibilidade de vender a pizzaria completa ou fazer uma venda parcial (de parte da participação societária).

Isso quer dizer que, se a pizzaria possui sócios, então você pode vender a sua participação na sociedade. Já se for vender a empresa toda e ela possui sócios também, então deverá conversar e entrar num acordo com eles.

Mas se o negócio for apenas seu, então poderá fazer a venda toda da pizzaria.

Existe ainda, nesse caso, a possibilidade de vender 100% ou 50% da sua participação, por exemplo. No caso de vender parcialmente a sua participação, trata-se de uma venda minoritária e onde você ainda terá controle sobre decisões importantes no negócio.

Você pretende sair definitivamente ou ainda quer estar ali, mas o objetivo é apenas a injeção de novos recursos para expandir o negócio? Deixe isso definido também.

 

Quanto vale sua pizzaria?

Mais conhecida como "valuation", a avaliação de valor de um negócio é importante para a venda. Isso deve ser feito apenas por um profissional especializado, que tenha conhecimento em métodos de avaliação econômica.

Aqui o especialista analisa tanto aspectos internos quanto externos, por exemplo: fluxo de caixa, a imagem da pizzaria, como ela está posicionada no mercado, projeções, etc.

Os métodos mais comuns para avaliar o valor de uma empresa são: o fluxo de caixa descontado (analisando a capacidade da empresa de gerar caixa nos próximos meses), pelo quanto que seus ativos e seus passivos valem e também comparando a sua pizzaria com o valor de outras (múltiplos).

Com isso, sua pizzaria será anunciada por um valor de acordo com o valor de mercado. Nem acima (perdendo oportunidades de venda) e nem abaixo (desvalorizando, gerando perdas).

 

Vender pizzaria: treine seus funcionários para atuarem sem você

 

Um dos maiores ativos de uma empresa são seus funcionários, ainda mais se forem qualificados, capacitados.

Ao treinar seus funcionários para atuarem bem sem você quando vender pizzaria, então os tornará independentes e até proativos. E funcionários assim geram ainda mais valor para um negócio.

Será também mais fácil na hora da mudança de dono, com os funcionários podendo até mesmo auxiliar o novo proprietário.

 

Preparando sua oferta

Com tudo já devidamente organizado, então é hora de preparar o negócio para a venda.

É muito importante dedicar tempo para elaborar uma proposta atraente para os compradores.

Aqui cabe a você conhecer mais a fundo os pontos fortes e fracos da pizzaria e, assim, trabalhar sobre os pontos fracos e destacar os pontos fortes.

É comum para quem está vendendo uma empresa apresentar dois tipos de documentos: um com informações não confidenciais e outro com informações confidenciais. Isso é importante para evitar que informações sigilosas caiam nas mãos dos concorrentes.

O primeiro documento, o com informações não confidenciais, conterá informações sobre os pontos fortes do negócio, mas evita qualquer dado mais aprofundado.

Já o segundo documento, com informações confidenciais, é liberado após o interessado assinar um termo de confidencialidade, afirmando que não deixará as informações vazarem, chegarem até concorrentes e também clientes, funcionários, enfim, garante que a informação ficará apenas ali.

Esse segundo documento apresenta informações mais extensas sobre a pizzaria à venda, suas características, pontos fortes e fracos, descreve porque o comprador deveria investir nela, defende o valor definido (valuation), etc.

 

Onde anunciar para vender pizzaria?

Mas onde você deve anunciar para colocar sua pizzaria à venda? Você pode anunciar ali entre seus contatos (network) e também contar com a ajuda digital.

A internet é um dos melhores locais hoje para anunciar empresas à venda. E é ainda melhor quando você o faz em plataformas especializadas.

E aqui a Quero Um Negócio pode te oferecer uma plataforma segura e exclusiva para esse tipo de negociação.

Nossa plataforma é desenvolvida para comprar e vender negócios do mais variados portes e segmentos. Por aqui você pode colocar sua empresa à venda e escolher entre os planos que mais se encaixam com seus propositivos para anunciar aos compradores certos.

 

Não venda por conta própria

Você não está e nem deve se encontrar sozinho nessa para vender pizzaria. Contar com a ajuda de especialistas para vender sua empresa é sempre o melhor caminho.

E a Quero Um Negócio vai além para te ajudar com isso.

Em nosso site é possível também contar com a ajuda dos consultores da Quero Um Negócio para encontrar um comprador.

Nós buscaremos na nossa base de contatos um comprador que tenha o perfil ideal para adquirir sua pizzaria, deixe tudo conosco e preocupe-se apenas depois em tratar do fechamento da venda. Quer saber mais sobre isso e como anunciar sua pizzaria na nossa plataforma? Basta acessar aqui.

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