Vai passar o ponto de sua loja? 5 dicas para fazer um bom negócio

Por Urias em 04 de Agosto de 2021
Vai passar o ponto de sua loja? 5 dicas para fazer um bom negócio

Ao passar o ponto de uma loja, você deve se atentar para alguns pontos para que o tudo ocorra tranquilamente. E aqui temos 5 dicas para te ajudar.

Os motivos para a saída de uma loja do ponto comercial em questão são vários: mudança para um local mais amplo, fechamento do negócio, ida para um local onde um tipo de atividade comercial em específico tenha melhores resultados, etc.

Mas o fato é que essa mudança pode acontecer antes do tempo e, assim, você pode querer passar o ponto a fim de evitar multas devido ao contrato estar em vigor. Fique tranquilo que já te explicamos mais sobre isso.

Passar o ponto ou vender o negócio?

Mas antes de seguirmos, é importante esclarecer uma confusão sobre passar o ponto e vender o negócio.

Durante a crise, é bem comum vermos placas de “passa-se o ponto” em alguns estabelecimentos comerciais. Os motivos são os mais variados, mas esse não é o foco desse artigo.

O que queremos dizer aqui é que o uso do termo “passar o ponto” é comum, mas muitas das vezes é errôneo. Há casos em que o vendedor deseja vender o negócio por completo (a marca, estrutura, equipamentos, estoque, etc.), mas é colocado “passo um ponto comercial”.

Um ponto comercial é o imóvel, o espaço onde uma loja ou qualquer outro negócio funciona.

Assim, quem deseja passar um ponto comercial busca somente transferir o direito de exploração do espaço, seguindo como detentor dos direitos da empresa e tudo mais o que lhe pertença (exceto o ponto comercial alugado), a qual mudará para outro local ou mesmo fechará as portas, por exemplo.

Quando se quer vender um negócio todo, então deve ser anunciado algo como: “vendo empresa”.

Por que passar o ponto comercial?

Obviamente você sabe que se fizer, por exemplo, um contrato de 4 anos com o dono do ponto comercial e sair antes de concluir esse prazo terá que pagar um valor considerável no que diz respeito a multa. Mas para contornar isso, então, é possível passar o ponto.

Esse que também é chamado de “trespasse” é uma prática comum fora do Brasil, mas ainda pouco difundida por aqui.

O “trespasse” consiste em você, locatário (quem aluga um ponto comercial), repasse o contrato restante para um novo locatário, mediante acordo com o locador (dono do imóvel). Ou seja, esse interessado “compra” essa responsabilidade de você, ele assume o aluguel restante em troca de ter o ponto o quanto antes.

Assim, o novo locatário pode exercer suas atividades comerciais e você fica livre de quaisquer taxas. É vantagem para você, para o interessado que tem o ponto mais cedo, sem precisar esperar o fim do contrato, e é vantagem para o locador também que segue alugando o espaço.

E hoje aqui trouxemos 5 dicas para fazer um bom negócio ao passar um ponto comercial. Confira a seguir.

1 - Converse com o dono do imóvel

Antes de qualquer coisa, converse com o dono do ponto comercial e explique a situação.

Se você precisa sair do local antes do tempo devido ao fechamento da loja ou mesmo por que encontrou um local mais adequado ao seu tipo de negócio, então converse com o dono e explique que pretende passar o ponto para outro empresário que exercerá a mesma ou outra atividade.

Ainda que você tenha um contrato que lhe permita explorar o imóvel como bem entender, ele segue sendo do locador, o qual possui direitos legais sobre ele. Desse modo, se existe alguém interessado em alugar o ponto comercial, antes essa pessoa deve passar pela aprovação do locador.

Nunca realize quaisquer tipos de negociações sem avisar previamente o locador.

2 - Tenha os documentos todos prontos

Todos os documentos referentes ao imóvel devem estar em dia: certidões negativas, contrato, laudos técnicos, etc.

Essa é uma etapa onde deve-se ter todo um cuidado. E isso porque, certamente, o interessado fará muitos questionamentos sobre o estado do ponto comercial, já que ele está realizando um investimento e precisa saber se vale a pena para o que pretende.

Não meça esforços para informar tudo o que o possível comprador precisa saber. Isso ainda garante que se evitem problemas no futuro por conta de alguma informação que foi deixada de lado ou documentos que não foram apresentados.

3 - Defina o valor para o trepasse

Mais um dos pontos onde se deve ter grande cuidado é na hora da definição do valor para o trespasse.

Não deve-se estipular um valor acima e nem abaixo do valor de mercado, pois seria prejudicial para um dos lados.

Mas como saber qual o valor ideal?

Aqui cabe ter a ajuda de um corretor de negócios ou mesmo de uma imobiliária. Um ou outro realizará a avaliação do ponto e definirá um valor para trespasse que seja o ideal. Isso é algo que somente um profissional especializado poderá fazer por você.

E aqui, para essa avaliação, pontos como localização, movimento, proximidade com outros estabelecimentos conhecidos, entre outros, são fundamentais. Não se esqueça de que estar ao lado do corretor ou imobiliária nesse momento é fundamental, pois você disporá de informações e documentos úteis.

4 - Conheça bem o ponto comercial e saiba destacar as suas características

Assim como um vendedor conhece os seus produtos, seus serviços, e sabe destacar os pontos fortes (o que ele pode fazer por seus clientes), também é importante que você conheça os prós e contras do ponto comercial para realizar uma proposta que seja atraente para o possível novo locatário.

Exemplos de pontos positivos que podem ser destacados são: uma localização privilegiada, um movimento elevado (e se forem de pessoas potenciais clientes para o interessado, então destaque isso também), entre outros.

Se você tinha uma loja por ali, conhece bem o público e esse público é o mesmo do possível “comprador”, essa seria mais uma oportunidade para explorar isso, pois com isso conseguirá passar informações mais completas para os interessados no ponto.

5 - Saiba onde encontrar potenciais compradores

Você sabe onde anunciar o seu interesse em passar o ponto de uma loja e encontrar compradores ideais?

Saber onde estão os compradores qualificados não é um processo fácil, mas pode ser mais simples com a ajuda da nossa plataforma.

Com a Quero Um Negócio você anuncia para o público qualificado, recebendo propostas onde se têm altas chances de fechar um bom negócio. É o famoso e tão necessário “estar onde seu público está”.

Um dos principais problemas de anunciar um negócio à venda é encontrar potenciais compradores. Você pode anunciar em sites de anúncios variados, jornais, etc., mas ali você terá que dispender muito tempo e recursos para chegar até os clientes certos. Só que em nossa plataforma não é assim.

Na Quero Um Negócio você cria, em poucos passos, um anúncio onde descreve que pretende passar o ponto de uma loja e potenciais compradores entrarão em contato.

Nós trabalhamos exclusivamente com anúncios de compra e venda de empresas, indústrias, franquias, pontos comerciais e mais. E isso garante um público altamente qualificado tendo acesso ao seu anúncio (centenas de usuários interessados em abrir um negócio nessa localização).

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