Passar o ponto comercial é algo muito recorrente nas pequenas e grandes cidades. Seja
por crise financeira ou por mudança de projetos, o comerciante vê no repasse uma forma
de renda.
O que torna essa opção bem comum é quando uma crise econômica se instala. Assim,
antes que o negócio entre em prejuízo, a alternativa é repassar o ponto. Talvez você
esteja lendo este artigo pensando em repassar o ponto da sua academia. Se sim, veja o
que é preciso ter atenção antes de tomar essa iniciativa.
Ao transferir um ponto comercial, seja o imóvel próprio ou arrendado para fins comerciais,
tenha em mente que isso não é a venda do imóvel. O que ocorre é a venda do direito de
exploração do ponto.
O mais importante é que o proprietário do imóvel deve estar envolvido no processo. Afinal,
caso ele não concorde com a venda, o negócio pode ser embargado.
Quer saber algumas dicas para vender o ponto da sua academia? Continue conosco.
1.Cláusulas contratuais
As cláusulas contratuais são os itens que os lojistas precisam cumprir ao passar por
um ponto comercial. Ou seja, a negociação não pode ser feita sem passar por esses
pré-requisitos:
Contrato a termo certo;
Relação de arrendamento de pelo menos cinco anos
Exploração no mesmo ramo há pelo menos três anos.
O contrato a termo certo é uma garantia entre as partes, já que o imóvel só pode ser
cedido em situações específicas.
Outra questão muito importante é que o locatário precisa demonstrar interesse em
permanecer no ponto pelo menos seis meses antes de encerrar o contrato. Isso
garante ao proprietário uma previsibilidade de continuidade.
2.Como avaliar o ponto comercial
Nada melhor que buscar uma imobiliária competente no assunto para avaliar o ponto
da melhor forma possível. Sem dúvida, existem diversas características que vão ser
analisadas para valorizar o ponto comercial.
Em primeiro lugar, a localidade conta muito na hora de precificar o ponto da sua
academia. Imagina que, estando em um local bem estratégico, o ponto chama atenção
dos passantes. Sendo assim, basta um letreiro e pronto, os clientes vão chegando de
maneira bem orgânica.
Outra forma de agregar valor ao seu ponto comercial é negociar na venda os
utensílios e aparelhos da academia. Embora os aparelhos se desgastem com o tempo,
o novo proprietário do ponto gastará apenas com manutenção. Isso facilita para ele
que quer começar o negócio imediatamente.
3.Cuidado com a concorrência
Quando nos colocamos no lugar de alguém fica mais fácil entender as regras da lei.
Imagine que você está comprando um ponto comercial no ramos de academias. Aí,
logo no dia seguinte, o ex-proprietário do ponto resolve montar outra academia bem na
sua frente.
Partindo do pensamento que ele é mais experiente que você naquela região, a
possibilidade do negócio dele alavancar em pouco tempo é muito maior, não é
verdade? Consequentemente, a sua clientela vai embora ou nem entra na sua
academia.
É para evitar esse tipo de confusão que a lei garante a lei de não concorrência através
do Código Civil. Em outras palavras, por pelo menos cinco anos, o alienante do ponto
comercial não pode ser seu concorrente direto.
4. Ressalte os pontos positivos da sua
academia
É preciso ter um olhar bem analítico para ver todos os benefícios do seu ponto
comercial. Nesse caso, coloque-se no lugar de um cliente para entender o que fez
com que ele passasse a frequentar sua academia.
Captação
Analise como os seus clientes são captados. Eles trabalham perto do ponto ou
frequentam a universidade próxima? Se sim, a localidade é rica em oportunidades
graças ao comércio local. Isso, sem dúvida, é um ponto positivo.
Estacionamento
Quanto mais cômodo for para o seu cliente, melhor fica para ele frequentar a
academia. Antes de anunciar o seu ponto comercial, deixe claro para o leitor que o
ponto possui estacionamento.
Em caso contrário, veja se há uma rua sem saída próxima do estabelecimento. Essa é
outra opção de estacionar sem problema próximo ao destino final.
Acessibilidade
Quanto mais inclusivo for o ponto comercial, melhor para quem quer fazer o repasse
do ponto.
É preciso ter uma visão ampla para quem quer fornecer algum serviço, hoje em dia.
Sendo assim, não dá para deixar de lado o cadeirantes ou pessoas com dificuldades
de locomoção.
Uma estratégia é ressaltar que o ponto comercial possui rampas de acesso e
elevadores, se houver. Em pouco tempo, seu anúncio vai ter mais destaque e isso vai
valorizar ainda mais o ponto da sua academia.
5. Coloque o ponto comercial à venda
Acima de qualquer coisa, organizar a papelada é fundamental para você que quer se
desfazer do ponto comercial.
Por isso, seja organizado e esteja em dia com as pendências do negócio. Quanto mais
livre de burocracia, mais rápido você vai fazer negócio.
Depois disso, anuncie na internet colocando em foco os pontos positivos do seu ponto
comercial. As fotos também merecem destaque para que o interessado tenha uma
visão da localidade e do que você tem a oferecer.
Se você se acha preparado, então não deixe de anunciar aqui na plataforma da Quero
Um Negócio. Aqui o seu anúncio vai ter mais visibilidade para ter contato com pessoas
do Brasil todo.
E para fazer negócio em pouco tempo, basta de cadastrar e escrever o seu anúncio
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