Temos aqui hoje um passo a passo com dicas importantes na hora de colocar sua lavanderia à venda.
A venda de uma empresa, independente do porte e segmento, exige cuidados e uma preparação prévia. E essa é uma oportunidade para aqueles que construíram um negócio com o foco em vende-lo algum dia, para quem deseja mudar de ramo de atuação ou mesmo se aposentar, por exemplo.
Não importa qual seja o seu motivo para querer vender uma lavanderia, conhecer e seguir essas dicas é importante. O que temos aqui contribuirá para que você tenha êxito em sua negociação.
Por que é crucial realizar um planejamento ao colocar sua lavanderia à venda?
Mas antes de seguir para as dicas, contar aqui como um planejamento é fundamental.
Assim como foi fundamental elaborar um planejamento para abrir sua lavanderia, também é importante planejar-se para a venda.
Nesse planejamento é crucial definir cada etapa necessária, saber se é o melhor momento para a venda (através de análises sobre o mercado), definir um preço para colocar sua lavanderia à venda, escolher os locais onde anunciará, definir também quem são os profissionais que precisará, etc.
Nesse planejamento é importante ainda descrever o motivo da venda e definir sobre os equipamentos (se os passará também). Note que não são poucos passos, mas realizando tudo com calma e atenção se chegará aonde deseja.
Logo, as dicas a seguir te ajudam a entender e organizar esses e outros elementos. Então vamos conhecê-las!
Avaliação do negócio
O primeiro passo é fazer uma análise da situação atual do seu negócio.
E aqui cabem analisar aspectos como situação financeira, clientes e analisar o crescimento do negócio (que inclusive pode te ajudar na hora de apresentar uma proposta para os interessados, mostrando que o negócio tem potencial para seguir com resultados positivos).
Mas para a elaboração dessa avaliação é crucial contar com os serviços de um especialista. Um corretor de negócios seria o profissional indicado.
Esse corretor é especialista em analisar negócios e ajudar na definição do preço de venda com base em dados sólidos.
Vender ou passar o ponto?
Existem casos em que o dono da lavanderia apenas quer passar o ponto comercial, pois mudará o negócio de localização. Mas aqui pode haver um equívoco e se anuncia a venda da empresa ou vice-versa.
Você precisa saber a diferença entre vender um negócio e passar o ponto.
No caso da venda, você passa tudo: marca, carteira de clientes, espaço, equipamentos, funcionários, etc. Já no caso da passar o ponto, então você somente transfere o direito de exploração do imóvel (ponto comercial) para outro locatário.
Importante: passar o ponto significa que você alugou o imóvel para sua lavanderia, mas pretende mudar de localização, porém ainda há mais um ano de contrato por vencer. Aqui você acorda com o novo inquilino e ele assume o contrato com o locador.
Sabendo disso, então será mais fácil de definir se pretende mesmo colocar sua lavanderia à venda ou apenas passar o ponto.
Reúna todos os documentos importantes
Essa aqui é uma fase que exige muita paciência, pois os documentos devem ser preparados com meses de antecedência. Na realidade, essa preparação para a venda deve ser realizada com um ano ou mais de antecedência.
Dentre os documentos necessários para apresentar ao potencial comprador estão demonstrativos financeiros, contratos (fornecedores, clientes, contrato de aluguel, etc.), licenças, autorizações alvarás, entre outros.
Um potencial comprador não acreditará apenas nas informações e dados que você relatar, mas ele quer documentos que comprovem tudo isso.
O seu contador de confiança pode te ajudar a reunir esses documentos.
Negocie os equipamentos
Pretende colocar sua lavanderia à venda com os equipamentos ou não? É importante que se defina também isso.
Os equipamentos e demais itens no local devem ser negociados, entrando no preço final. Mas para isso é necessário avaliar o valor de venda para equipamentos usados ou seminovos.
Por exemplo: as máquinas que estão na sua lavanderia tiveram um preço quando foram adquiridas novas, mas esse preço não será o mesmo daqui a um ano. Aqui um especialista te ajuda nessa definição de preço dos equipamentos.
Vender o negócio todo ou apenas parte dele?
A venda de uma lavanderia pode ser total ou parcial.
Mas o que seria isso?
Se o seu negócio funciona por sociedade, então você pode vender a sua parte nela.
Para entender melhor, vejamos dois exemplos:
1 - Um empresário tem uma lavanderia há 3 anos, então ele decide vendê-la por completo, pois quer se aposentar. Aqui acontece a venda total.
2 - Um empresário tem uma lavanderia há 3 anos, então ele decide vender cotas de participação dela. O objetivo que ele tem com isso é injetar recursos na empresa.
Mas no segundo caso, no caso de querer vender cotas da empresa, há ainda como escolher se pretende vender cotas de porcentagem especificas, sendo que quanto maior for essa porcentagem, então menos poder de decisão você terá no negócio.
Essa é uma etapa muito importante e onde também seria interessante ter um corretor de negócios para te auxiliar.
Controle financeiro
Manter um bom controle financeiro da sua lavanderia é de suma importância para apresentar dados concisos ao potencial comprador.
Esse comprador vai querer saber sobre a margem de lucro do negócio nos últimos 3 ou 5 anos, por exemplo. Você tem esse dados para apresentar?
É recomendado que mantenha o controle financeiro mês a mês, já pensando no surgimento de uma oportunidade de venda. Logo, se prepare com isso de forma muito antecipada.
Definição do preço de venda
Quanto vale a sua lavanderia à venda? Você sabe definir isso?
Para calcular o preço do seu negócio é necessário levar em consideração uma série de fatores, tais como: posicionamento no mercado, carteira de clientes, fluxo de caixa, equipamentos disponíveis, equipe e qualificação da mesma, entre outros.
O valor para venda de um negócio deve ser justo para ambos os lados. E todos esses elementos citados devem ser analisados para se chegar a um valor adequado, sendo que um especialista em análise de negócios como o corretor é o aconselhável para realizar esse processo.
Mas o corretor não deve atuar sozinho, você precisa estar ao lado dele em cada etapa, fornecendo informações úteis.
Será que agora é o melhor momento para colocar sua lavanderia à venda?
Muitas das vezes é feita uma análise do negócio e o proprietário constata que o preço que conseguiria com ele não seria o suficiente para o que precisa.
Assim, seria mais recomendado seguir com o negócio por mais algum tempo até que ele melhore seus resultados e, agora sim, poder realizar a venda. Veja se isso não acontece com a sua lavanderia à venda também.
Essas informação você obtém ao realizar o primeiro passo de avaliação da empresa, em especial no controle financeiro. Com isso saberá se agora seria a hora ideal para vender uma lavanderia.
Onde anunciar sua lavanderia à venda?
Mas onde anunciar o seu negócio para venda?
Hoje em dia a internet traz praticidade em muitas áreas e não seria diferente com assuntos relacionados a negócio. É por isso que plataformas como a Quero Um Negócio existem, trazendo praticidade, mas também segurança e transparência.
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