Tudo que você precisa saber antes comprar um empório à venda

Por Lucio em 20 de Junho de 2021
Tudo que você precisa saber antes comprar um empório à venda

Sabe aquele lugar aconchegante com variedades de alimentos e bebidas? Diferentemente de um mercadinho comum, o empório é um lugar para quem quer produtos artesanais com um toque mais refinado.

 

Muitos apostam em queijos, compotas, geleias, grãos, embutidos, antepastos, mas há também os empórios que investem em cervejaria artesanal e vinhos. Hummm...com toda essa variedade deu até água na boca, não é mesmo? É por isso que alguns empresários procuram empório à venda para abrir em suas cidades.

 

Contudo, veja se vale a pena o investimento. Como em qualquer negócio, é preciso avaliar se o ponto escolhido atende às necessidades do local. Também é importante definir a segmentação do estabelecimento para que você possa atingir o público alvo.

 

Confira neste artigo as vantagens de abrir o estabelecimento na sua região e veja o que você precisa levar em consideração para vender mais.

Empório à venda: considere o porte da empresa

Você já deve ter visitado um empório na sua região ou em uma viagem. Como podemos notar, o local tem um estilo mais rústico, mas nem por isso os produtos são baratos.

 

Diferente disso, o que é vendido no empório tem um ar de delicadeza e sofisticação. Ou seja, foge totalmente do conceito de um produto industrializado que é produzido em grande escala.

 

Por isso, antes de escolher um empório à venda, defina o público alvo que irá frequentá-lo. Geralmente, esse tipo de empreendimento atrai pessoas de classe A e B. 

 

Compra de maquinários e equipamentos

 

Para expor os seus produtos não deixe de investir em alguns itens de mobiliário como: balcão para atendimento, prateleiras, mesas, cadeiras, estantes, balanças.

 

Levando em consideração que os alimentos precisam de refrigeração, adquira freezer, balcão frigorífico, geladeira, cortador de frios e balança para pesar. 

 

Abastecimento de Alimentos e bebidas mais refinados

Um empório, para ser bem atrativo, precisa se preocupar com a qualidade de seus produtos. Sem dúvida, você vai impressionar o seu cliente com aquele poderoso aroma de café. Há também quem invista em vinhos que vão acompanhar aquele queijo artesanal.

 

Outras opções bem atraentes e que não são encontradas no mercado convencional são as cervejas artesanais. 

 

Quanto aos alimentos, procure produtos de qualidade e até mesmo importados. Afinal, a grande proposta do empório é encurtar a relação entre o público da região com outras culturas, muitas vezes, campestre.

 

Como precificar os produtos do seu empório

 

Na hora de precificar muita gente fica em dúvida, mesmo porque, os produtos do empório são diferentes do mercado. Com isso, nem sempre dá pra ter uma referência através da concorrência. Sendo assim, você pode optar por markup e margem de lucro. 

Qual a diferença entre essas duas modalidades de precificação? 

Markup 

Neste caso, o preço de venda é igual ao preço de custo multiplicado pela margem de custo. 

 

Ex: PV = Pc X (1+ Margem sobre custo)

 

Digamos que o seu produto seja no valor de R$10 e sua margem de lucro é de 50%, utilize o numeral 0,5. Usando a fórmula, o preço de venda será de R$15 pela fórmula do markup.

 

Margem de lucro (sobre a venda)

 

Aqui o cálculo é diferente. O preço de venda é igual ao preço de custo dividido por 1 menos a margem de lucro.

 

Ex: Pc / 1 - Margem 

 

Sendo assim, o valor do produto final será de R$20.

 

Divulgação em redes sociais

 

Não existe negócio sem divulgação em redes sociais. Evidentemente, as fotos do local e dos produtos são o cartão de visita para que o seu empório fique cada vez mais popular. Por isso, cuide sempre da apresentação do espaço e ofereça opções de desconto no canal de divulgação favorito.

 

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