A sucessão empresarial é um dos termos que surge quando se trata de anunciar uma indústria para venda. Ela se refere ao processo onde se passa o poder e o capital de uma pessoa jurídica para outra que seguirá com as atividades ali.
Basicamente, uma empresa adquire outra empresa e dá continuidade às atividades da empresa anunciada para venda, mesmo que, em muitos casos, essa empresa agora surja com outra razão social.
E para que tal processo ocorra, é comum que o empresário que adquire a fábrica (ou qualquer outro negócio) utilize processos como fusão ou incorporação, por exemplo.
Há ainda como isso ocorrer através da venda da empresa ou mudanças no quadro societário dela.
O fato é que esse processo pode ocorrer de diferentes maneiras, proporcionando para o atual dono que o deseja vender diferentes oportunidades e para quem pretende investir nesse negócio também.
No artigo de hoje temos aqui orientações para quem precisa preparar uma indústria para a sucessão empresarial. Reunimos as melhores dicas para que a sua negociação seja exitosa e que você obtenha o melhor preço pela fábrica.
Saiba disso antes de anunciar uma indústria para venda
Mesmo que você possa realizar todo esse processo sozinho, recomendamos que tenha a ajuda do seu contador de confiança.
Não são poucos os passos e documentos que terá que consultar, atualizar, etc., desse modo, o auxílio de um contador é fundamental nesse processo para que tudo vá bem.
O contador o ajudará a manter tudo organizado e assim você poderá obter o melhor preço pelo estabelecimento. Além do que, essa organização te ajudaria a economizar tempo, o qual aplicaria para outras coisas também importantes.
Há como ter a ajuda do contador da fábrica mesmo ou escolher um que tenha experiência com processos de compra de e venda de negócios (especialmente de indústrias).
Agora que esclarecemos isso, então seguiremos para o foco do artigo de hoje. Preparado?
Por que pretende colocar a indústria para venda?
Você já sabe por que quer vender um negócio? Saber não é apenas importante para você, como ainda é algo crucial para os possíveis compradores.
Se você anunciar a indústria para venda agora, o motivo da venda será um dos principais questionamentos dos interessados. Afinal de contas, por que um empreendimento assim estaria à venda? Se ele é tão promissor como você anuncia, então por que planeja realizar a sucessão empresarial?
Defina o motivo e saiba como esclarecer isso para o interessado de modo que o convença que esse seria um bom negócio.
Há casos em que um empresário já deu tudo de si pelo negócio durante anos e tudo o que deseja agora é colher os frutos em paz e tranquilidade, assim ele repasse o negócio e se aposentar. Em outros casos, ele busca capital e assim abre cotas, realizando a venda parcial da fábrica.
Mas ainda há casos onde a venda é total por que o atual dono quer mudar de ramo.
Não importa qual seja o seu motivo para essa decisão, é necessário saber descrevê-lo bem para bom negócio. E é importante ter isso bem definido para evitar quaisquer complicações mais tarde (depois da negociação ou mesmo quando já estiver a finalizando, por exemplo).
Como estão equipamentos e demais ativos?
A não ser que seu objetivo seja vender um negócio no estado em que se encontra (geralmente nos casos de empresas falidas ou quase declarando falência), o processo de análise dos equipamentos e demais ativos é algo importante.
Se há ativos da fábrica precisando de manutenção ou substituição, então é necessário tratar disso. Aqui há como até mesmo optar por negociar com o interessado na compra para que ele se responsabilize por isso, mas realizando antes um acordo e concedendo um desconto no preço anunciado.
É importante se transparente sobre a situação da fábrica, assim a negociação será tranquila.
Mas do mesmo modo que é importante ter ajuda para realizar um levantamento sobre documentos e outros aspectos da fábrica, é importante também ter alguém para avaliar o estado dos equipamentos e outros elementos ali.
Os métodos de valoração de uma indústria para venda
Saber como definir o preço de venda de um negócio é um dos processos mais importantes ao anunciar uma indústria para venda.
No Brasil, três dos métodos mais comuns usados para definir o preço de venda de um negócio são: Valor Patrimonial, Fluxo de Caixa Descontado e Múltiplos de Mercado. E a seguir explicaremos um pouco sobre cada um deles.
Valor Patrimonial
Este método considera o valor dos ativos e passivos registrados no balanço patrimonial da empresa.
O valor do patrimônio líquido (ativos menos passivos) é um método comumente utilizado como ponto de partida. Mas ele pode não ter em grande conta o valor de uma empresa, já que não considera elementos intangíveis, como é o caso da marca, clientela e experiência dos funcionários, por exemplo.
Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow)
Este se trata de um dos métodos mais abrangentes e largamente aceitos ao avaliar o preço de uma empresa.
O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) usa o valor atual para calcular os fluxos de caixa futuros da empresa (o que se espera). Ele traz esses fluxos de volta para o valor atual se baseando em uma taxa de desconto.
E o FCD leva em consideração a capacidade da indústria para gerar lucros futuros. Mas ele é particularmente útil quando se trata de negócios que não possuem muitos ativos tangíveis.
Múltiplos de Mercado
Este método realiza uma comparação da sua empresa com outras empresas similares vendidas recentemente.
Os múltiplos comuns usados são: múltiplo preço/lucro (P/L) e o múltiplo preço/fluxo de caixa operacional (P/FCO).
Esses múltiplos são usados nos indicadores financeiros da fábrica, como lucro líquido ou EBITDA (Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). E com eles há como estimar o seu valor de mercado.
O Múltiplos de Mercado é um método é útil para empreendimentos com dados comparáveis disponibilizados no mercado.
Em diversos casos, há como aliar esses métodos para determinar um preço de venda justo e realista. E é importante também citar que a escolha do método considerará a natureza da indústria, os ativos e passivos e também as condições do mercado.
Considere contratar um avaliador profissional
Outra etapa extremamente importante da sucessão empresarial é realizar uma avaliação da fábrica. E nessa avaliação há muitos processos para considerar.
Avaliadores ou consultores financeiros especializados em determinar o valor de empresas são valiosos ao vender uma indústria. Esses profissionais concedem sua expertise em várias áreas:
É importante ainda citar que a ajuda de um consultor seria importante para eliminar os especuladores e curioso. Nesse seu trajeto, muitas pessoas surgirão que não possuem um real interesse na compra da sua indústria e ter ajuda para filtrar esses será importante.
Posicionamento da indústria para venda
O posicionamento da indústria no mercado é também um fator crucial. Ele teria um impacto expressivo no valor percebido e real do empreendimento.
Se uma fábrica ocupa uma posição forte e favorável quanto à concorrência, isso tende a se traduzir em mais atratividade e, consequentemente, em um preço mais alto.
E uma empresa que tenham um posicionamento sólido desfrutaria de diversos benefícios. Pode ser que o seu empreendimento tenha clientes leais e recorrentes, o que proporciona fluxos de receita estáveis e previsíveis. E isso é algo particularmente atrativo para os compradores.
Uma indústria que possua parceria com clientes fixos indica que é algo com solidez. Os interessados sabem como isso é algo valioso, indicando também que esses clientes fixos ajudarão a manter os lucros na indústria para venda.
Mas não para por aí.
Se a sua fábrica possuía um bom posicionamento no mercado, então isso ainda mostraria que ela tem uma reputação positiva, é reconhecida e transmite confiança. E esses são ativos intangíveis com um valor considerável.
Eles elementos acima ainda podem proporcionar uma vantagem competitiva duradoura.
Desse modo, essa é uma etapa que merece uma certa atenção, ainda mais porque o posicionamento é algo que poderia afetar até mesmo o preço de venda dos produtos ali para os distribuidores ou lojas, por exemplo, que adquirem diretamente de você. E isso ainda afetaria o preço da fábrica.
Avaliação das tendências para o setor
Outro passo importantíssimo nesse processo de sucessão empresarial é a avaliação das tendências.
Avaliar as tendências e também as perspectivas do setor onde a sua indústria opera é uma consideração crucial para a valoração e venda.
Essa análise proporciona insights importantes sobre o ambiente em que a empresa atua e ainda afetaria substancialmente seu valor de variadas formas.
O momento certo para a venda
Primeiramente, as tendências são importantes para revelar o momento certo para realizar a sucessão.
Se o setor passa por um período de crescimento forte, a fábrica se tornaria mais valiosa. Nesse caso, a venda seria vantajosa agora, com você obtendo um lucro ótimo.
Contudo, se o setor encara desafios iminentes, anunciar sua indústria para venda agora também evitaria perdas expressivas.
Mas, no caso acima, há ainda como ficar com o negócio por algum tempo até as coisas melhorarem e depois vendê-lo por um bom preço (mas essa é uma escolha que deve ser feita apenas se você entender bem como fazer ou ter a ajuda de um especialista com conhecimento sobre o mercado e seu setor).
A venda imediata forneceria liquidez e diminuiria a exposição a riscos, ainda mais em setores voláteis ou em negócios com dificuldades financeiras. Com isso o vendedor pode até diversificar investimentos, planejar sua aposentadoria ou explorar novas oportunidades de negócios.
Por conseguinte, permanecer com a empresa geraria recompensas substanciais a longo prazo, ainda mais se há perspectivas sólidas de crescimento e lucratividade. Continuar ali significaria uma valorização maior do negócio, permitindo a venda por um preço mais alto no futuro.
Influencias no preço de venda
As perspectivas futuras influenciam também no preço, pois os compradores têm interesse no potencial de crescimento no longo prazo.
Se há previsões otimistas para o setor onde sua empresa opera, isso justificaria um preço mais elevado, pois os compradores veem oportunidades para expansão e lucros.
Por fim, é importante mencionar que analisar as tendências e perspectivas do setor detectaria riscos. Alguns exemplos disso seriam as mudanças regulatórias, avanços na tecnologia ou concorrência crescente, aspectos que também afetam o preço de venda.
Ter ciência sobre tais aspectos ajudaria a ajustar a estratégia de venda, documentação e negociação a fim de mitigá-los.
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Vender ou comprar um negócio é um processo que exige atenção, cuidado e paciência para realizar levantamentos, atualizar documentos e também negociar. E como sabemos que esse é um processo complexo, te damos uma mão para concretizar uma boa negociação.
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