Quer fazer um bom negócio ao investir num salão de beleza à venda em São Paulo? Essas 10 dicas te mostrarão como.
O mercado da beleza no Brasil é um dos que mais crescem. Segundo dados de pesquisa da Euromonitor, apenas em 2019 ele faturou mais de 29 bilhões de dólares.
E para se ter uma ideia do peso do Brasil nesse mercado, o país ocupa o quarto lugar no ranking dos maiores do mundo em cuidados pessoais e cosméticos, perdendo somente para outros como Estados Unidos, China e Japão.
O fato é que tanto mulheres quanto homens prezam cada vez mais pela beleza e os cuidados com a pele, cabelos e unhas. E isso não se tornou mais necessário apenas por questão de estética, mas também de higiene, bem-estar e até mesmo contribui para a autoestima.
É um mercado promissor e onde você colhe ainda mais benefícios no caso de adquirir um negócio pronto. Um salão de beleza à venda pode ser uma grande oportunidade.
Por que comprar um salão de beleza à venda em São Paulo?
Uma das melhores cidades para empreender em todo o Brasil, São Paulo oferece uma infraestrutura completa.
A cidade mais populosa do país contribui para que empreender seja vantajoso em praticamente qualquer área. E se tratando da área da beleza, tal como descrito como o Brasil sendo um dos maiores mercados, então há elevadas chances de sucesso.
Com mais pessoas, então suas chances de conquistar mais clientes é ainda maior. E como as pessoas de distintas idades buscam os serviços oferecidos num salão de beleza, empreender por meio desse tipo de negócio se traduz numa ótima escolha.
E ao adquirir um salão de beleza em funcionamento, sendo ele um negócio promissor, você pode se dar muito bem.
Outra grande vantagem de comprar um salão de beleza em São Paulo é que a cidade oferece maior acesso a capital para investir no negócio.
Mas temos aqui 10 dicas que te ajudarão a investir num negócio lucrativo nesse mercado.
1 - Esteja disposto a dedicar tempo para o negócio
Para que empresas nesse mercado, tanto grandes quanto pequenas, consigam engajar e conquistar mais clientes, é necessário que se acompanhe as inovações e tendências.
Se você investir num salão de beleza à venda, deve já se preparar para isso. Os clientes buscam novidades em procedimentos, tratamentos e produtos, por isso um dos requisitos para empreender aqui não é apenas gostar da área e ter conhecimento, mas também está disposto a ir atrás do que há de novo.
O seu objetivo é comprar um salão de beleza e fechar um bom negócio?
Esteja disposto a dedicar tempo para fazer o seu negócio crescer mais e mais quando estiver em sua posse, mas também para saber como identificar um bom negócio.
2 - Pesquise mais de uma opção
Nunca se deixe levar pela primeira e única oportunidade com a qual se deparar. Ela pode ser encantadora, mas talvez haja algo melhor.
Quando pesquisar por um negócio à venda é importante listar algumas opções que condizem com o que você busca. Faça uma lista e depois disso filtre as que oferecem mais vantagens.
Para isso pode contar com a ajuda da Quero Um Negócio e pesquisa um salão de beleza à venda.
3 - Por que o dono quer vender o salão de beleza?
Verificar o motivo da venda do salão de beleza pode te salvar de um mau investimento.
Em muitos casos a venda se deve a razões pessoais, aposentadoria, mudança de ramo de atuação, etc. Mas há casos onde o motivo da venda é porque o proprietário do salão está enfrentando problemas com o estabelecimento.
Pesquise sobre isso antes de fechar negócio, mas não confie apenas no que o dono disser. É importante comprovar isso por meio de documentos. Um consultor de negócios pode te ajudar.
4 - A existência de dívidas no salão de beleza à venda
Mesmo que o dono fale bem do negócio e apresente seus pontos fortes, é importante verificar a existência de dívidas. Muitas das vezes, as dívidas que o salão possui superam os seus ganhos, tornando o investimento não tão atraente.
Pode ser que o passivo torne a negociação inviável ou que você tenha que realizar uma negociação melhor.
Dívidas que devem ser analisadas são: as com instituições financeiras, tributos em atraso, financiamentos para aquisição de equipamentos que ainda não foram quitados, etc. Com a ajuda de um contador, analise todos esses e outros itens.
5 - Busque informações que estão além dos papéis
Nem sempre tudo sobre uma empresa estará nos seus documentos.
Existem informações que são muito importantes, mas que podem ser deixadas de lado no momento de uma negociação. Veja, por exemplo, se há algum tipo de mudança prevista para acontecer no local onde funciona o salão que tenha a capacidade de alterar os resultados que ele tenha.
Uma dica é conversar com outros empresários ali para saber sobre tais mudanças. Pode ser, por exemplo, que será erguida uma construção que atrapalhe os negócios, altere o trânsito, etc.
6 - A situação dos funcionários no estabelecimento
Como os profissionais do salão estão? Os pagamento estão em dia? Há processos na justiça por parte deles?
Se quiser herdar os problema do negócio, tudo bem, mas é importante conhecer o que está prestes a assumir. Por outro lado, pode ser necessário rever algumas coisas a fim de evitar prejuízos.
7 - Os fornecedores do salão de beleza à venda
É muito comum que um salão de beleza comercialize também produtos para tratamentos capilares e de pele. Mas sendo assim ou não, o estabelecimento necessitará de fornecedores de produtos, seja para comercialização ou para uso durante a realização dos procedimentos nos clientes.
Nesse caso, é importante verificar os fornecedores do salão, se são bons, se trazem produtos legalizados, etc. Tudo isso é importante para evitar problemas depois, pois o negócio estará sob sua responsabilidade.
8 - Tome muito cuidado na hora de assinar o contrato de compra e venda
Não tenha pressa para assinar o contrato de compra e venda do salão de beleza. Nesse momento é essencial ter um advogado ao seu lado, ele te orientará quanto aos termos no documento.
Leia e releia o contrato quantas vezes forem necessárias, afinal de contas você estará prestes a tomar uma decisão importantíssima.
9 - É necessário realizar o “valuation”
Como saber se o salão vale mesmo o preço anunciado? É possível saber isso através do valuation. O valuation utiliza métodos para calcular o valor estimado de uma empresa.
Alguns dos métodos utilizados para esse cálculo são o fluxo de caixa descontado e múltiplos de mercado. Mas esse cálculo é feito apenas por profissional experiente como um consultor de negócios. O ideal é sempre utilizar mais de um método para o cálculo ser mais assertivo.
10 - Saiba onde pesquisar por empresas à venda
Tão importante quanto as demais dicas apresentadas é ter um local seguro para negociar. E para isso você conta com a Quero Um Negócio.
A nossa plataforma oferece para você um ambiente transparente e prático para pesquisar por franquias, comércios, indústrias e muito mais. Quer saber como funciona nosso site para quem comprar ou vender um negócio? Acesse aqui.
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