Quanto vale o seu negócio? Existe um processo para saber o valor de uma empresa e ele pode ser feito usando distintas metodologias, sobre as quais falaremos hoje.
Chega um momento na vida de todo empresário é que pode ser uma oportunidade para ele vender a empresa, parte dela ou cotas para a entrada de novos sócios, por exemplo. Mas para que isso seja realizado antes o anunciante/dono deve saber quanto vale o negócio.
Neste artigo falaremos sobre o chamado “valuation”, que é o processo para saber o preço de venda de uma empresa. Ele vale tanto para que pretende vender todo o negócio quanto para a venda parcial ou de cotas dele.
Por qual motivo os empresários vendem uma empresa?
A venda de uma empresa é algo que deve ter vários aspectos bem resolvidos para que ocorra da melhor forma. E um desses aspectos é saber por qual motivo está vendendo a sua.
Primeiramente, o interessado na compra do empreendimento vai querer saber por que você o está vendendo, já que ele é algo tão bom assim. O sentimento de desconfiança por parte de quem deseja realizar a compra é algo bem comum e você deve se preparar para isso.
Talvez você pretenda investir em outro negócio que tenha, desejando apenas manter o foco nele agora. Mas pode ser também que o motivo da venda seja para se aposentar, depois de ter atuado com a empresa por tantos anos. Ainda, talvez a venda seja necessária por conta de não haver sucessores.
O fato é que existem muitas razões para ter tomado essa decisão, mas você deve definir isso. Quando o comprador entrar em contato e quiser saber mais sobre o que te motivou por essa decisão, você já terá tudo pronto e até mesmo um argumento convincente para quebrar objeções.
O que é o valuation? Como se saber o valor de uma empresa por meio dele?
Citamos o processo de valuation como aquele onde é definido por quanto vender uma empresa. Esse termo com origem no inglês significa avaliação de empresas.
Assim, com o valuation se pode mensurar o valor de um negócio considerando diferentes aspectos.
Mas é importante saber que mesmo com esse processo não é possível ter um valor exato de quanto vale um negócio. Isso só seria possível se a empresa for de capital aberto, ou seja, se o valor de mercado dela for conhecido fazendo a multiplicação do valor da ação pela quantidade das que são disponibilizadas.
Outra coisa importante para saber sobre o valuation é que existem diferentes métodos para o cálculo. E ainda que comprador e vendedor usem o mesmo método, eles podem chegar num valor diferente. Isso se deve ao fato da quantidade de variáveis e sua subjetividade.
Assim, se você pretende vender um negócio, saiba que ele não vale o quanto você credita, mas isso é definido de acordo com o posicionamento dele no mercado e o valor que possui para o possível comprador.
Por que não posso definir eu mesmo o preço de venda da minha empresa?
É certo que se o próprio dono, sem experiência nesse tipo de negociação, definisse por si mesmo o preço de venda da empresa e isso poderia representar prejuízos de algum modo.
Talvez o negócio fosse superestimado e com isso o preço definido fosse acima do que ele valeria no mercado. Como dono, especialmente se for o fundador da empresa, você teria um apego ao negócio e talvez o valorizasse demais.
E com isso se teria o problema a seguir: não haveria a venda, pois o preço afastaria os possíveis compradores.
Por outro lado, pode ser que você, sem experiência, definisse um preço de venda abaixo do que a empresa valeria, tendo prejuízos financeiros.
Mas um profissional com experiência nesse tipo de processo não teria nenhum tipo de ligação com a empresa. Desse modo, ele não teria apego e seria imparcial.
Contudo, é importante entender como esse processo funciona e explicaremos a seguir sobre os tipos de valuation e como são aplicados.
Tipos de valuation
Existem, como mencionamos, diferentes tipos de métodos usados para o valuation. Três dos principais são: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e valor patrimonial.
Há como usar apenas um ou mais desses três e saber o valor de uma empresa. Mas o ideal é sempre usar mais de um.
O fluxo de caixa descontado é hoje um dos métodos mais usados para realizar desse cálculo. Basicamente, se usa esse método para saber quanto vale uma empresa com base no que ela pode gerar no futuro.
Esse método se fundamenta na ideia de que o investimento resulta no fluxo de caixa por um certo período.
Nesse método são consideradas como variáveis o retorno e o risco. Assim, são usados descontos e também projeções do fluxo de caixa para que se chegue até esse valor.
Por sua vez, o cálculo com múltiplos de mercado é o método que analisa o desempenho econômico e financeiro da empresa e o compara com o de outras empresas que são similares a ela.
Esse é um tipo menos usado, pois para que desse certo seria preciso que a outra empresa fosse semelhante em vários aspectos com a sua empresa, o que nem sempre é possível que ocorra. Mas ele poderia ser usado como um complementar.
Por fim, o valor patrimonial é o método onde se calculam os ativos da empresa e se subtraem os passivos. Quanto aos ativos, são considerados imóveis, máquinas, imóveis e outros. Esse é um dos métodos indicados para esse cálculo.
No cálculo de valuation por meio do valor patrimonial, se considera apenas a realidade atual do negócio.
Como citado, é sempre bom usar mais de um método para saber quanto vale um negócio.
Como é feito esse cálculo?
Mesmo com as informações que trouxemos aqui, o valuation, como já mencionamos, não é algo que uma pessoa que não tenha experiência em finanças deva fazer. Então o conselho que damos é que você contrate um contador para que faça isso para você.
Uma vantagem de contratar um profissional para que realize o valuation é que haverá mais credibilidade.
Pense por um momento: se você anunciar a sua empresa à venda hoje, o comprador teria mais segurança em investir nela com um preço definido por você ou por um profissional terceirizado?
Mas saber como é feito esse cálculo é importante para que você acompanhe todas as etapas da venda da empresa e saiba orientar e ser orientado pelos profissionais que te ajudarão nesse processo.
Também, quando você entende como isso é feito pode se preparar e conseguir até economizar na hora de contratar um profissional.
A seguir listamos os passos necessários para a realização do cálculo para saber valor de uma empresa.
Realizando o valuation por meio do fluxo de caixa descontado
Esse é o método que mais se utiliza quando o objetivo é saber por quanto vender uma empresa. Tudo começa com o entendimento sobre o fluxo de caixa da empresa.
O primeiro passo então é fazer o cálculo do fluxo de caixa da empresa dos anos anteriores. O ideal seria levar em consideração a maior quantidade de anos que fosse possível para o cálculo. Considera-se receitas, despesas e também os custos da empresa.
Em seguida, é necessário fazer a projeção do fluxo de caixa futuro com base nesses dados. É feito em seguida a definição da taxa de desconto e pega-se a projeção de cada ano e a divide por essa taxa, fazendo com que o fluxo de caixa seja trazido para o presente.
O valor atual de cada um dos anos será o valor que a empresa valerá por meio do cálculo com esse método. Para ilustrar isso, confira o cálculo a seguir.
Há uma empresa que fez o cálculo do fluxo de caixa dos anos anterior teve a seguinte projeção de lucro para os próximos quatro anos:
No primeiro ano = R$ 33.000,00;
No segundo ano = R$ 34.000,00;
Terceiro ano = R$ 44.000,00;
Quarto ano = R$ 28.000,00.
Se a taxa de desconto aqui for de 12%, então teríamos os seguintes números:
No primeiro ano = R$ 33.000,00 = R$ 29.464,28;
No segundo ano = R$ 34.000,00 = 30.357,14;
Terceiro ano = R$ 44.000,00 = 39.285,71;
Quarto ano = R$ 28.000,00 = 25.000,00;
Nisso usando o cálculo, por exemplo, 33.000/1.12.
E aqui temos o valor da empresa sendo a soma de todos os anos que foram projetados nesse cálculo. Nesse exemplo, o preço de venda do negócio deveria ser de R$ 124.107,13.
Realizando o valuation por meio de múltiplos de mercado
Já no caso do uso de múltiplos de mercado, o que se faz é usar diferentes índices, os quais são chamados de múltiplos. Esses múltiplos são calculados com base nos valores contábeis e valores justos do negócio.
Um dos múltiplos mais usados é o EV/EBITDA, o qual faz o cálculo do valor da empresa / Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. O EBITDA é também conhecido como LAJIDA.
Para se saber sobre o valor da empresa aqui é identificado o valor das ações e se multiplica isso pela quantidade delas, soma-se depois as dívidas e é feita a subtração do que está disponível na empresa.
Dentre as vantagens desse método está o fato de que com ele se pode simplificar as informações de maior complexidade. Com isso o analista poderia realizar um cálculo mais rápido para saber o valor de uma empresa.
Algo importante para mencionar é que esse método não é o mais indicado para empresas privadas que estão mais estabilizadas no mercado. Se esse for o seu caso, o recomendado seria usar o método de fluxo de caixa descontado.
Valuation com valor patrimonial para saber o valor de uma empresa
Já esse tem como base um cálculo mais simples do que os demais ainda que todo o processo seja também complexo e exija que um contador experiente o realize.
Basicamente, o primeiro passo para saber o valor de uma empresa usando esse método é realizar a soma dos ativos circulantes da empresa, que são: quantias recebidas, caixa, etc. Depois, soma-se também os ativos não-circulantes, que são: máquinas, imóveis, entre outros.
Quando tiver calculado todos os ativos circulantes e não-circulantes, o passo seguinte é calcular as obrigações do negócio. Essas obrigações incluem impostos dos passivos, por exemplo. Quando tiver feito isso, basta agora realizar a subtração: os ativos menos os passivos.
Para um melhor entendimento, confira a seguir a fórmula para esse cálculo:
Ativos circulantes + ativos não-circulantes - obrigações da empresa = valuation/preço de venda do negócio.
Quando o valuation pode ser realizado?
É comum que esses métodos de valuation mencionados sejam usados quando se quer saber o valor de uma empresa para a venda. Mas é possível usar o valuation para diferentes objetivos, tais como:
- Fusões e aquisições: a fusão é quando uma empresa se une a outra para formar uma sociedade nova e a aquisição é quando uma empresa compra a outra e usa a sua estrutura para expandir seu negócio;
- Comprar ou vender uma empresa por completo: se você quer saber por quanto vender sua empresa em sua totalidade, deve realizar esse método, do mesmo modo para quem quer comprar um negócio;
- Comprar ou vender cotas: se o objetivo for injetar recursos na empresa, as cotas podem ajudar. A venda de cota é, basicamente, a venda de partes da empresa. E aqui também é necessário realizar o valuation;
- Na obtenção de financiamento: se a sua empresa precisa de capital para ampliar as atividades, deve antes realizar o valuation.
Como agregar valor para a empresa e aumentar seu preço de venda
Se você realizou o valuation e percebeu que o preço de venda dela é abaixo do que esperada, há como reverter essa situação. Existem algumas coisas que você pode fazer para agregar valor ao negócio e, com isso, fazer com que seu preço de venda aumente.
Algumas das ações que se pode tomar para isso são:
- Realizar uma boa gestão da empresa, melhorando ou reformulando a atual;
- Melhorar a carteira de clientes também ajudaria a aumentar o valor de uma empresa;
- Ter perspectivas positivas para o mercado e o negócio como um todo;
- Investir em marketing e construir ou melhorar o posicionamento da marca no mercado.
Cuidar da sua marca é algo que pode gerar muito valor. Se você não faz isso, pode acabar tendo de valioso apenas o patrimônio. Não deixe que isso aconteça e trabalhe para melhorar a visibilidade do seu negócio antes de anunciá-lo para a venda (se quiser obter o melhor preço por ele).
Dicas importantes sobre o processo de venda de um negócio
É importante estar preparado para a negociação e saber que não serão poucas as vezes em que os possíveis compradores virão com propostas abaixo do que você definiu. É importante então saber como fazer uma boa argumentação para vender sua empresa.
Um dos pontos principais aqui é saber convencer o interessado de que o preço anunciado está adequado.
Quando realizar o valuation, é importante que esse processo seja feito antes de anunciar a empresa à venda. Ter em mãos o valor de uma empresa te dará mais autonomia e ajudará a tomar decisões com mais eficácia.
Como citamos, é crucial que esse processo seja feito por um contador (ou consultor de negócios) devido a esse profissional ter experiência nisso e porque é algo que gerará mais credibilidade (sendo algo essencial para aumentar suas chances de venda).
Alguns analistas costumam fazer a combinação de métodos de valuation para terem um valor mais aproximado. E isso é importante, por exemplo, para identificar se o valuation não estaria sendo superestimado.
Por fim, ainda deixamos como dica que você não se esqueça de realizar o acordo de confidencialidade. Esse acordo é importante para que os dados da empresa à venda não sejam divulgados e cheguem até concorrentes, clientes e outros.
Onde comprar ou vender uma empresa?
Agora que você já sabe calcular o valor de uma empresa, seja para realizar a compra ou a venda, é importante saber também que anunciar no lugar certo é outra etapa de grande importância.
Na Quero Um Negócio, por exemplo, nós disponibilizamos uma plataforma exclusiva para esse tipo de negociação.
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