Restaurante à venda: como escolher o melhor ponto?

Por Urias em 12 de Outubro de 2021
Restaurante à venda: como escolher o melhor ponto?

Se você pesquisa por um restaurante à venda, saiba que o ponto comercial é um elemento fundamental. 

Quando um restaurante localiza-se estrategicamente, então isso contribui para que o local tenha mais clientes e, consequentemente, aumente seus lucros.

Mas como escolher um restaurante para aquisição com base no ponto? Quais critérios devem ser considerados? É sobre isso que falaremos através das dicas a seguir.

A escolha do ponto comercial para um restaurante

Um negócio com uma boa localização é fundamental para seu sucesso. E isso é ainda mais real quando se trata de restaurantes.

Se se você pretende adquirir um restaurante à venda, pois sabe das vantagens em comparação com começar algo do zero do Brasil, precisa também entender que mesmo que essa seja uma ótima opção, necessita também de pesquisa.

Um local bem movimentado, com boa visibilidade, estacionamento, próximo de outros locais comerciais com potenciais clientes, etc. Essas são algumas das características de um bom ponto comercial para restaurante.

A seguir temos alguns aspectos sobre o ponto que são extremamente importantes de analisar quando for adquirir um restaurante. Confira.

Concorrência 

Antes de mais nada, comprar um restaurante onde já existem outros só vale a pena se esse for consolidado, se já estiver ali antes dos demais ou se ele possui algo que o diferencie dos demais, por exemplo:

- Ser um restaurante japonês onde só existem restaurantes de culinária local;

- O restaurante existe ali há mais de 3 anos;

- Ele possui uma boa carteira de clientes;

- Entre outros fatores.

Logo, não deixe de observar isso ao comprar um restaurante que tenha concorrentes próximos. Nem sempre a concorrência representa algo negativo, tenha isso em mente.

O histórico do ponto comercial do restaurante à venda

Muitas das vezes um restaurante está à venda num local que não tem uma boa história. Ou seja, pode ser que já existiram alguns outros restaurante que não deram certo ali e essa é uma coisa que merece atenção.

Pode ser que as pessoas passem a associar o local a um espaço com serviço e comida ruim. Mesmo que o restaurante ali não tenha nada relacionado com o anterior, que não tinha uma boa imagem, mesmo assim essa “maldição” pode o acompanhar e gerar impactos negativos.

Logo, pesquise sobre isso antes de investir num restaurante à venda. Analise se houve algum tipo de problema com um restaurante ou outro negócio antes do que estava ali.

Com a ajuda de um corretor de negócios isso pode ser muito mais simples. 

O corretor tem conhecimento sobre esse tipo de negociação e poderá te fornecer dados valiosos. Esse profissional é essencial, porém não é uma contratação obrigatória.

Comodidade para os clientes com o estacionamento

As pessoas buscam conforto e praticidade, logo, se elas precisarem estacionar a vários metros do restaurante e irem a pé até o local, porque ele não dispõe de estacionamento, elas podem preferir ir até um local mais conveniente.

Se o restaurante for num local com trânsito, bem movimentado, é importante que haja estacionamento. 

Uma alternativa seria que o ponto comercial ficasse próximo de um local com estacionamento ou fizesse parceria com algum estabelecimento para oferecer isso.

Essa comodidade, no entanto, deve existir não somente para os clientes, como também para funcionários e parceiros.

O quão fácil é para os veículos entrarem e saírem do estacionamento? É importante pensar nisso também.

Não se esqueça, ainda, de que o estacionamento deve ser acessível para pessoas com deficiência. Tudo isso você consegue saber ao visitar o local como cliente.

A visibilidade do restaurante 

Mais uma coisa importante é a visibilidade que o estabelecimento possui. O ideal é que o restaurante fique num lugar em que não haja barreiras, outros estabelecimentos se sobrepondo, pontos de ônibus logo a frente, etc., e que tenha uma placa bem visível. 

Os clientes precisam ver o local mesmo quando passam ligeiramente, por exemplo.

É importante que o restaurante esteja ali, visível, e que seja convidativo, como se falasse com os clientes para pararem e almoçarem ou jantarem ali algum dia. 

Com anúncios em sites específicos, o dono do restaurante pode não conseguir colocar fotos da entrada do restaurante, devido ao sigilo, por isso a visita ao local é extremamente recomendada.

A importância de um espaço amplo

Não importa se é um restaurante ou um bistrô, o ambiente precisa dispor de espaço ao menos para cozinha, local para armazenar produtos e escritório. 

Note que não é somente a boa comida que atrai clientes para um restaurante, mas a experiência total ali.

O restaurante à venda deverá possuir um espaço que comporte bem os clientes e onde os mesmos sintam-se confortáveis. Desse modo, isso poderá contribuir para que os clientes queiram voltar ali, pois se sentiram bem.

Lembre-se de que um restaurante possui cadeiras, mesas, espaços adequados entre cada mesa, etc. Tudo ali deve ser bem pensado. Lembre-se de verificar isso quando for negociar um restaurante. 

Por isso a visita ao local é um passo fundamental. Mas faça essa visita com um corretor de negócios, pois ele tem o conhecimento e qualificações para te orientar bem.

A infraestrutura e a segurança 

Segurança e infraestrutura são outros elementos que pesam na hora de negociar um restaurante. 

É necessário que o espaço se adeque as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária, assim como, é fundamental também que o ponto comercial possua toda a instalação elétrica e hidráulica em boas condições, revisadas, que conte com alarme de incêndio, extintores em locais estratégicos, portas acessíveis para deficientes, rampa no estacionamento, etc.

Visite o local e analise cada um desses elemento e outros. O ideal seria fazer uma visita num dia como cliente e em outro dia com a presença de um corretor de negócios.

Conheça a vizinhança do restaurante à venda

Outra dica aqui seria conhecer a vizinhança, conversar com outros comerciantes por ali, etc. Essa é uma forma também de saber se existem outros restaurantes com o mesmo conceito que o restaurante que pretende adquirir.

Se no local existirem muitos negócios, isso significa que aquele é um local promissor. E o ponto ali seria valorizado. Mas ter muitos negócios também é motivo para estar atento, pois pode significar também uma falta de espaço para o restaurante, especialmente se ele for novo ali.

Sobre o aluguel do ponto comercial

Por fim, é também de suma importância que você trate do aluguel do ponto comercial do restaurante. O atual dono tem um contrato com o proprietário do imóvel, mas ao assumir esse restaurante você precisará realizar um novo contrato.

Antes de fechar negócio, reúna-se com o dono do restaurante e com o proprietário do ponto e acerte tudo. Isso é fundamental tanto para escolher um bom ponto, quanto também para investir em algo que esteja dentro do seu orçamento e não ter surpresas depois.

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