Repasse de ponto comercial: 7 dicas para quem está passando o ponto

Por Urias em 08 de Outubro de 2021
Repasse de ponto comercial: 7 dicas para quem está passando o ponto

Pense que você não quer mais ter negócios em determinado local. Ainda que seu comércio continue funcionando, você quer sair e explorar outro ponto. Então, se você está passando o ponto, tenha em mente que a empresa continua aberta e que uma coisa não invalida a outra.

Muitas vezes, o comerciante acha que o lugar físico é permanente. Mas não é assim que funciona. Se ele achar conveniente, o ponto comercial pode ser repassado para outro interessado. 

A grande dúvida ocorre quando o imóvel é alugado. No entanto, o ponto comercial fica vinculado ao dono do negócio. Quer saber como fazer um bom negócio nesse repasse? Então acompanhe essas 7 dicas.

Mostre os benefícios do local

Quando queremos atrair interessados procuramos mostrar os aspectos mais relevantes. No caso da venda do ponto comercial não é diferente. 

Certamente, você já notou os melhores lugares para estacionar, melhor horário de movimento, empresas próximas e muitas outras características. Por isso, exalte o que mais favorece o novo possível proprietário.

Seja honesto como o interessado

Toda vez que vamos vender algum bem, o motivo é um fator determinante para garantir ao próximo proprietário mais segurança. 

Então, não adianta esconder a sua real necessidade de passar o ponto. Por exemplo, se o seu negócio era muito concorrido na região e de certa forma você se sentia prejudicado, fale. 

Ou se o motivo for mudança, mencione. Isso vai evitar desconfianças e indagações por parte do interessado. Vá direto ao ponto.

Faça um contrato por escrito

Independentemente de quem seja o novo proprietário, pode ser parente ou amigo, faça um contrato. Isso porque a negociação é feita de forma jurídica através da compra e venda. Portanto, é muito importante colocar todas as cláusulas contratuais no documento.

Da mesma forma que é feita a venda de uma loja, o ponto comercial precisa de apresentação de documentos e certidão negativa caso seja exigido.

Converse com o locador do ponto comercial

Uma coisa que poderia colocar tudo a perder na hora de repassar o ponto comercial é não ter a aprovação do locador. 

Portanto, antes de anunciar a venda do ponto, deixe o locador ciente da transação.

Ofereça um bom preço

Como podemos mensurar um bom preço? A melhor maneira de fazer essa avaliação é achando o valor base do seu comércio e adicionando outras melhorias. 

Como, por exemplo, benfeitorias, estoque, expectativa de crescimento e fundo de comércio. Todos esses itens entram na composição de um valor justo para pôr à venda o seu ponto comercial.

Contrate um advogado ou corretor

Antes de colocar ir passando o ponto para outra pessoa é importante deixar toda a documentação reunida. Também procure um advogado ou um corretor de imóveis para fazer essa parte burocrática. 

Através destes profissionais tanto o vendedor quanto o comprador ficam mais esclarecidos em relação a prazos, documentação, valor real entre outros aspectos importantes.

Faça uma divulgação inteligente

Você já deve ter tido a impressão de que o negócio não deu certo após ler a placa com a chamada “passo o ponto”. É bem comum isso acontecer e afastar possíveis interessados. 

Para evitar o efeito contrário, a melhor maneira de divulgar o repasse é através da internet. Aqui na Quero Um Negócio, nós divulgamos diversas oportunidades de ponto comercial à venda no país todo. Se você está atrás de um comprador, faça o cadastro na nossa plataforma e divulgue o seu ponto comercial à venda.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..