Temos aqui 5 importantes dicas para uma boa negociação de rede de salão de beleza à venda.
Quer comprar um vender uma rede de salão de beleza?
Saiba que esse é um processo que não é simples. É importante considerar alguns elementos para que tudo vá bem.
Pensando nisso nós trouxemos essas dicas que te ajudarão a concretizar uma boa venda ou investir num negócio lucrativo.
As vantagens de uma rede de salão de beleza
Uma marca que possui diversos estabelecimento espalhados por uma região ou pelo país se configura numa excelente opção de investimento. Há maior presença no mercado e, consequentemente, mais clientes, mais vendas e mais lucros.
Além de tudo isso, uma rede de salão de beleza ainda possui como vantagem promover um maior poder de negociação para a marca e o aumento na produtividade. Também, a negociação com fornecedores se torna melhor.
Mas é importante saber que além de todo esses benefícios, a responsabilidade é maior também. Há mais negócios para administrar e se por acaso um falhar os outros podem ter sua imagem comprometida.
Por isso, como primeira dica orientamos que você se prepare para essa nova fase de sua vida.
Ainda que você disponha de contador e outros profissionais para te auxiliar no negócio, ter algum conhecimento em cada uma das áreas importantes é fundamental para que você entenda o que está sendo feito e ainda conceda recursos e outros para obter melhores resultados.
Deixar a empresa apenas nas mãos dos profissionais não é uma boa atitude se quiser ver o negócio crescer. Afinal de contas, você, como dono, é quem possui a palavra final (isso se for o único dono, não dispondo de sócios).
Vantagens para quem pretende anunciar uma rede de salão de beleza à venda
Novos projetos surgiram, você está se sentindo esgotado ou mesmo quer injetar recursos na empresa. As razões para querer vender uma rede de salão de beleza são muitas.
O fato é que esse ato é uma vantagem quando o negócio encontra-se bem, pois você obtém um valor justo por ele, o suficiente para o que precisa a fim de concretizar seu objetivo (ou objetivos).
No caso da venda para injetar recursos, o que acontece é a venda parcial por meio de cotas. Desse modo novos sócios são integrados a empresa.
Mas para conseguir vender sua rede de salões por um preço adequado é necessário fazer uma avaliação. Chamado valuation, tal processo ajuda a definir o preço de venda ideal (sem mais e nem menos) utilizando para isso diferentes métodos.
A compra ou venda de uma rede de salão de beleza deve ser benéfica para ambos os lados. É por isso que as dicas a seguir ajudarão você que pretende dar um passo importante é investir num negócio desses ou que planeja anunciar sua rede de salões.
5 dicas para anunciar uma rede de salão de beleza à venda
Começamos com dicas importantíssimas para quem pretende vender uma rede de salões.
1 - Organize tudo e prepare uma estratégia
A etapa fundamental para a venda de uma empresa diz respeito a organização e preparação.
Organize todos os documentos do salão, desde contratos, demonstrativos, certidões negativas, documentos relacionados a funcionários e fornecedores, informações sobre carteira de clientes, etc. Mantenha tudo pronto para isso.
Com isso em mãos, agora será mais fácil montar uma estratégia para a venda da rede de salões. É um processo que deve ser feito com muitos meses de antecedência.
2 - Defina um preço de venda
Você sabe quanto vale sua rede de salões? Isso exige um cálculo que faz uso de diferentes métodos do chamado “valuation”. Um consultor de negócios experiente pode te ajudar com isso.
Com a precificação correta você evita perder dinheiro anunciando o negócio por uma quantia menor do que ele custaria. Por outro lado, é também fundamental para evitar anunciar a rede de salões por um preço acima do preço de mercado e acabar perdendo uma oportunidade de venda.
3 - Faça um acordo de confidencialidade
Há alguém interessado em adquirir a sua empresa e quer mais informações? É nessa hora que você deve preparar um acordo de confidencialidade.
Esse acordo garantirá que os dados e informações sobre seu negócio não cairão em mãos erradas ou mesmo que o seu interesse na venda caia no ouvido de clientes e funcionários, causando um burburinho.
4 - Seja sempre claro e objetivo
Provavelmente você vai querer apresentar aos possíveis compradores uma perspectiva que enalteça sua empresa. Pode ser até mesmo que seja tentado a exagerar em algumas coisas, mas é importante ser claro e objetivo.
Oriente a pessoa que te ajudará nesse processo, como um consultor de negócios, a agir assim também. Isso é importante porque distorcer os fatos ou exagerar pode causar um efeito negativo se depois o potencial comprador pesquisar mais a fundo sobre a informações que lhe foi passada.
5 - Planeje o processo de transição
Outra etapa importante na negociação de uma rede de salão de beleza à venda é a transição.
Pode ser que o foco acabe sendo apenas na negociação e concretização da venda, mas é essencial dar atenção para isso também.
Na hora da transição, pode ser que o comprador insista em ter você atuando em algum dos estabelecimentos para o ajudar a se familiarizar com tudo ali, participando da gestão também. É importante entrar num acordo sobre isso.
5 dicas para adquirir uma rede de salão de beleza à venda
Agora temos dicas essenciais para quem investirá numa rede de salões de beleza.
1 - Se prepare
É importante se equipar não somente de conhecimento e experiência no ramo de atuação, mas também sobre como gerenciar esse negócio. Saiba bem no que estará se envolvendo para começar bem.
O preparo deve ser tanto no que tange o conhecimento quanto psicológico também. Esteja pronto para assumir essa responsabilidade.
2 - Investigue o negócio
O ideal é sempre ter mais de uma opção para pesquisar. E aqui faça uma verdadeira investigação sobre a rede de salão de beleza à venda.
Depois de concluída a negociação aquela marca será sua, assim como todas as pendências e problemas que ela tenha. Se houver dívidas ou processos, então você os herdará, por isso investigue bem. Além do mais, veja se o negócio é lucrativo.
3 - O preço anunciado condiz com o que o negócio vale?
Saber o preço de uma empresa é também importante para não perder dinheiro ao investir nisso.
Para saber se uma rede de salões custa aquele preço anunciado ou ele está acima do preço de mercado deve ser realizado o “valuation” também. Tal procedimento precisa ser realizado por um especialista para ter validade.
4 - Sobre o valor do negócio
O valor, diferente do preço, é a capacidade que aquele negócio possui de gerar riquezas no futuro. Para isso faça uma investigação sobre a rede de salões buscando saber coisas como:
- Avaliações dos clientes;
- O ponto comercial escolhido;
- Fluxo de caixa;
- Carteira de clientes;
- Entre outros.
5 - De onde virá a quantia necessária
Investir numa rede de salão de beleza à venda exige uma quantia considerável. E você deve se planejar, definindo de onde virá essa quantia: fará um financiamento? Virá de um investidor anjo? Algum familiar investirá com você nisso?
Lembre-se de que conseguir financiamento com bancos, por exemplos, necessita de um plano estratégico e de comprovar a solidez do negócio.
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