Quero vender minha empresa como fazer?

Por Lucio em 26 de Junho de 2023
Quero vender minha empresa como fazer?

Decidi vender minha empresa, quais os passos a tomar? É sobre isso o que queremos abordar aqui hoje.

Vender a empresa poderia ser uma decisão estratégica e com muitas vantagens para empresários de diversos setores. Você teria capital para investir, poderia focar em outros negócios ou apenas aproveitar os seus frutos com a aposentadoria.

No entanto, é necessário entender o processo de venda e estar bem preparado para assegurar um negócio bem-sucedido.

E no artigo de hoje a Quero Um Negócio abordará sobre esse processo. Falaremos aqui ainda sobre suas vantagens, o que é importante saber antes de criar um anúncio sobre vender minha empresa e como tudo funciona.

Quais as vantagens de vender minha empresa?

Vender a empresa é uma decisão que compreende uma série de fatores e considerações. E quando esse processo é realizado de maneira adequada, então ele oferece várias vantagens. Quer saber quais são essas vantagens? Então confira a seguir algumas delas.

Oportunidade de obter um bom lucro

Dentre as principais vantagens de vender uma empresa, há a possibilidade de obter um lucro expressivo sobre o capital aplicado. Assim, o que você investiu nessa empresa ao longo dos anos seria recuperado.

Se sua empresa progride e possui um bom valor de mercado, então há como capitalizar esse sucesso e assegurar um lucro considerável com a venda. Esse capital seria usado para diversas finalidades, tais como as que citamos: se aposentar, investir em outros negócios ou investir em algo novo.

Foco em novos desafios

Certas vezes, os empresários sentem que devem buscar novos desafios e explorar outras oportunidades no âmbito dos negócios.

Vender sua empresa, então, abriria espaço para se dedicar a novos projetos, possibilitando que você amplie seus horizontes e enfrente os novos desafios.

Há ainda que dizer que essa seria uma mudança que poderia trazer mais gás para um empreendedor.

Vender minha empresa então seria uma oportunidade para focar em novos desafios? Sim.

Minimização de riscos

O mercado empresarial é marcado por incertezas e riscos. E esse é um dos elementos que pesam na hora de anunciar e vender seu negócio.

Ao vender uma empresa, você poderá reduzir a exposição a esses riscos.

Em certos casos, há como você identificar os sinais de que o mercado está se transformando em algo menos favorável para o seu setor. Vender o empreendimento nesse momento, então, seria uma maneira de evitar dificuldades no futuro, protegendo seus investimentos.

O que devo saber antes de vender minha empresa

Muitos podem pensar que vender uma empresa seja um processo que traz diversas vantagens e de fato é. Mas é importante entender como esse processo funciona para que a negociação seja exitosa e você obtenha o melhor valor pelo negócio.

Temos aqui algumas orientações profissionais sobre esse processo. Atente-se aos mesmos para realizar um bom negócio.

Avaliação do valor da empresa

Antes de começar o processo de venda, é crucial fazer uma avaliação cuidadosa quanto ao seu valor de mercado.

E essa é uma etapa que compreende analisar diversos fatores: ativos, passivos, receitas, posicionamento competitivo e mais. Uma boa avaliação te ajudará a obter o melhor valor pela empresa e atrair os compradores qualificados.

Para executar esse processo, busque a ajuda de profissionais especializados em avaliação empresarial. Esse é o caso de um consultor financeiro ou um avaliador de empresas.

Durante o processo de avaliação, é crucial levar em conta as diferentes abordagens. Mas quais seriam elas?

Há o valuation, que é a avaliação do valor de uma empresa, e nele existem diferentes abordagens para saber quanto vale uma empresa, por exemplo: Múltiplos De Mercado, Fluxo De Caixa Descontado (FDC) e mais. Inclusive, existe uma avaliação com base nos ativos líquidos.

Também é necessário considerar a perspectiva de crescimento do negócio.

Ao fazer tudo isso, haverá como negociar um bom preço pela empresa e conseguir convencer o interessado sobre o valor dela.

Preparação adequada

Uma vez que o valor do negócio tenha sido determinado, é hora de preparar o mesmo para a venda. Essa etapa compreende organizar toda a documentação relevante e assegurar que os registros e informações estejam completamente atualizados, sendo de fácil acesso.

Uma boa preparação ajudará a transmitir uma imagem profissional e positiva aos compradores. Além disso, dispor da documentação completa, detalhada e atualizada facilitaria o processo de due diligence, agilizando as negociações.

Mas durante a preparação do negócio para a venda, é importante revisar os seguintes documentos:

  • Balanços financeiros: organize os registros contábeis dos últimos três anos, tais como: demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e também fluxo de caixa. Certifique-se de que essas informações estejam precisas e atualizadas;
  • Contratos: reúna também os contratos importantes, como os com clientes, fornecedores, parceiros e também o contrato de locação. Cheque se todos estão atualizados e elaborados seguindo as leis em vigor;
  • Registros legais: prepare ainda os registros legais da empresa, como registros de propriedade intelectual, licenças e autorizações. Se assegure de que todos esses documentos estejam atualizados;
  • Informações a respeito dos funcionários: elabore uma lista sobre os funcionários, adicionando informações sobre salários, benefícios e também sobre os contratos de trabalho. Mas libere-a apenas para os que assinarem um acordo de confidencialidade;
  • Perspectivas de crescimento: elabore um plano de negócios que evidencie as perspectivas de crescimento da empresa. Inclua nele as projeções financeiras reais e também informações estratégicas sobre o mercado-alvo e sobre a concorrência.

Essa preparação é importante para te ajudar a conseguir o melhor preço ao nunciar sua empresa.

Vender minha empresa: busca por compradores qualificados

Encontrar compradores qualificados e realmente interessados em comprar a empresa é importante para fechar um bom negócio. E há várias abordagens e também canais que te ajudarão a atrair os potenciais compradores. Reunimos a seguir algumas das estratégias comuns:

  • Corretores especializados: contratar um corretor ou uma empresa especializada nesse tipo de transação ajudaria na qualificação de compradores. Esses profissionais têm experiência em diferentes âmbitos e ajudariam a negociar o melhor acordo;
  • Rede de contatos (networking): utilize também a sua rede de contatos profissionais para a divulgação da venda da empresa. Em certos casos, os compradores qualificados estariam na sua própria rede, como investidores ou concorrentes;
  • Plataforma de venda online: há ainda um modo mais prático e seguro de chegar até os possíveis compradores, que é usando uma plataforma de compra e venda de empresas como a Quero Um Negócio. Oferecemos muita visibilidade e facilitamos o contato com os interessados.

Mas lembre-se de garantir a confidencialidade durante todo o processo de venda. Informações delicadas sobre a empresa terão que ser compartilhadas somente com os compradores qualificados que assinarem um acordo de confidencialidade.

O acordo de confidencialidade se traduz num contrato onde o interessado assegura que não divulgará as informações da empresa. Esse interessado então acessa tudo sobre a empresa e não pode divulgar nada, devendo responder perante a lei em caso de agir de modo contrário.

Negociação e due diligence

Agora que você já tem compradores em potencial demonstrando interesse na empresa, o passo seguinte é iniciar as negociações. Nessa etapa, é essencial é se preparar para dirigir negociações eficazes e chegar a um acordo mutuamente vantajoso. Aqui estão algumas coisas que deverá considerar:

  • Comece definindo seus objetivos: antes de iniciar as negociações, é de suma importância definir seus objetivos e limites. Conheça os pontos fortes e fracos da empresa e esteja preparado para responder as perguntas e objeções dos interessados;
  • Due diligence: como dito, o due diligence é uma etapa crucial do processo de venda, onde os compradores analisam bem a empresa em busca de riscos, oportunidades e outras informações relevantes. Tenha toda a documentação pronta e acessível para facilitar esse processo;
  • Assessoria profissional: contar com o apoio de advogados e consultores com experiência é fundamental. Esses profissionais ajudariam a proteger seus interesses, garantindo a conformidade legal e auxiliando na elaboração e revisão dos documentos envolvidos na negociação.

Concretização da venda

Depois da negociação, chega então o momento de concretizar a venda da empresa. Aqui será necessário elaborar e a assinar os contratos finais, além de fazer a transferência de ativos e concluir as obrigações financeiras e legais.

Nessa hora, seria importante ter o suporte de profissionais qualificados, como é o caso de advogados especializados, a fim de garantir que as cláusulas contratuais estejam claras e que todas as formalidades legais serão devidamente cumpridas.

Agora é a melhor hora para a venda? Como identificar isso?

 

Determinar a melhor hora para vender uma empresa é uma decisão estratégica e complexa. A mesma exigirá uma análise cuidadosa de variados fatores.

Mesmo que não exista uma resposta única e definitiva para tal pergunta, existem aspectos técnicos e informações importantes que ajudariam na tomada de decisão. Com isso, você poderia saber se vender agora seria a melhor decisão. Veja a seguir alguns desses aspectos.

Desempenho financeiro e valor da empresa

Um dos principais indicadores para avaliar é o desempenho financeiro da empresa, além do seu valor de mercado.

Empresas que tenham um histórico consistente de crescimento e lucratividade tendem a ser mais atrativas para os possíveis compradores. Desse modo, é necessário analisar os seus indicadores financeiros, tais como: crescimento das vendas, margem de lucro e fluxo de caixa operacional.

Além disso, a realização de uma avaliação precisa do valor da empresa é outro ponto importante.

Como dito, contratar um profissional especializado em avaliação de empresas ajudaria a determinar um preço justo. Esse preço teria como base fatores como: ativos, receitas, passivos e outros.

Se seu negócio estiver num período de alto valor de mercado, então seria um momento favorável para a venda.

Ciclo de vida do negócio

Mais um elemento importante para ser considerado seria o ciclo de vida da sua empresa.

Os negócios costumam passar por variadas fases, como abertura, crescimento, maturidade e declínio. Desse modo, o estágio em que o negócio se encontra influenciaria a decisão de venda.

Um exemplo seria se a empresa se encontrasse distante no auge do seu crescimento e mostrasse um potencial expressivo de expansão, então seria mais vantajoso esperar um pouco mais antes de anunciar a venda, com o intuito de maximizar o seu valor de mercado.

Mas se a empresa estiver em declínio e enfrenta desafios, seria vantajoso se considerasse a venda a fim de evitar perdas adicionais e diminuir os riscos.

Desse modo, a avaliação cuidadosa do ciclo de vida da empresa e suas perspectivas futuras ajudariam a determinar se agora é o momento certo para a venda.

Tendências do mercado

Os elementos que são cruciais para saber o momento certo de vender um negócio são as tendências. E vale analisar tanto as tendências para o setor quanto para o mercado em geral.

Monitore o ambiente de negócios e avalie se as condições são boas para a venda do empreendimento. Por exemplo: caso haja uma elevação na demanda por empresas do setor onde a sua empresa atua, isso talvez indicasse que há um mercado aquecido, logo, seria um momento oportuno para a venda.

Igualmente, as mudanças tecnológicas ou econômicas impactariam expressivamente no setor, influenciando a decisão de venda.

Ficar atualizado com essas tendências e compreender como elas afetam a dinâmica do mercado concederia insights valiosos. E com isso seria mais fácil determinar o momento ideal para vender sua empresa.

Objetivos e planos pessoais

Mas o que também influencia no momento da decisão de venda são os objetivos do atual dono. E isso inclui também os objetivos pessoais. Caso você planeje mudar de localização, de ramo de atuação ou se aposentar, por exemplo, então tais fatores influenciaram nessa decisão.

Além do mais, se você tiver identificado uma oportunidade de negócio promissora ou uma mudança estratégica que necessite de recursos adicionais, a venda da sua empresa concederia os fundos necessários para aplicar nisso.

É importante então avaliar com cuidado os objetivos e considerar se a venda do negócio estaria alinhada com isso.

Condições do mercado para fusões e aquisições

Considere também as condições do mercado de fusões e aquisições quando determinar o momento ideal para vender a empresa.

Se esse mercado está aquecido e há um grande volume de compradores em busca de oportunidades de investimento, então seria um momento favorável para a venda. Do contrário, seria bom aguardar um pouco mais a fim de maximizar o valor da empresa.

Vender minha empresa usando a internet

E se você quer vender sua empresa pelo melhor preço, saiba que pode contar com a Quero Um Negócio. A nossa plataforma de compra e venda de empresas te liga com possíveis compradores e facilita o processo de venda para você. Visite e saiba mais.

 

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