Quero entrar para o ramo de pizzaria: começar do zero ou comprar uma pizzaria já em funcionamento?

Por Lucio em 26 de Dezembro de 2021
Quero entrar para o ramo de pizzaria: começar do zero ou comprar uma pizzaria já em funcionamento?

Será que vale mais a pena comprar uma pizzaria em funcionamento ou começar algo do zero?

Uma pizzaria é um negócio que proporciona uma enorme rentabilidade, estando entre os principais negócios do setor alimentício. Logo, é uma opção bastante vantajosa para você.

As pessoas apreciam uma boa refeição feita fora de casa, seja pela possibilidade de consumir algo variado ou porque não possuem tempo para prepararem em casa devido ao dia corrido.

E você pode ter bons resultados com uma pizzaria pronta ou começando algo do zero. Mas tenha em mente que há aquela que oferece mais vantagens e a outra que lhe concede mais possibilidade de “personalização” no começo.

De um lado há a compra de uma pizzaria à venda que lhe garante como vantagens:

- Começar com algo pronto e estruturado;

- Ter uma carteira de clientes;

- Não ter que testar os sabores de pizza até ter aqueles que vendem mais;

- Já dispor de um bom ponto comercial;

- Ter um negócio com um bom fluxo de caixa;

- Sem contar os funcionários qualificados e que conhecem bem os processos na pizzaria.

Já se você optar por começar algo do zero, terá mais como personalizar o negócio ao seu modo. Mas nesse caso a jornada até conquistar os primeiros clientes e conseguir se consolidar no mercado será longa.

Vejamos mais sobre comprar uma pizzaria pronta e o que essa escolha traz de vantagens.

 

O mercado da pizzaria

No ano de 2020 observou-se um crescimento no mercado para as pizzaria, mesmo em meio à crise.

Com a pandemia da covid-19, as pessoas tiveram que se distanciar e seguir com o determinado da quarentena. Mas isso não foi barreira para que elas consumissem itens de lanchonetes e pizzarias, pois os aplicativos de delivery viram seu números aumentarem.

Para entender sobre o crescimento das pizzarias, antes é necessário entender também os impactos que os negócios nesse mercado sofreram com o cenário causado pelo coronavírus.

Com a pandemia, estabelecimentos considerados "não essenciais" fecharam as portas ou funcionaram com restrições. E as pizzarias, naquele momento, tiveram o seu atendimento presencial restringido.

Mas as pessoas passaram a consumir mais, pois agora estavam "presas" em casa, o que aumentou a busca em aplicativos de delivery. As pizzarias viram um aumento expressivo nos pedidos.

Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) relatou que os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram com a pandemia, onde antes havia uma porcentagem de 10,5% no consumo de pizzas, mas agora essa taxa subiu para 17%.

Inclusive, a Associação Pizzarias Unidas do Brasil apresentou dados mostrando que o mercado de pizzaria foi um dos que menos sofreu com a crise causada pela pandemia da covid-19, sendo que o delivery ajudou bastante com esses números.

Mesmo em momentos de crise, e até mesmo de restrições, o setor alimentício se destaca. Comprar uma pizzaria pode te proporcionar ótimos lucros se você estiver de posse de um bom negócio.

A compra de uma pizzaria, por tanto, pode ser uma grande oportunidade para ingressar nesse mercado com destaque.

Se você investir numa pizzaria com bons pratos, atendimento reconhecido pelos clientes, um bom ponto comercial, funcionários aptos e um espaço apropriado, então há mais chances de sucesso.

 

Mais vantagens de comprar uma pizzaria

Imagine abrir uma pizzaria agora? Para isso haveria muitos passos para serem dados até ter o negócio efetivamente funcionando.

No Brasil, a abertura de uma empresa pode levar meses, ou seja, se você imagina colocar uma ideia de negócio em prática agora, então deve preparar-se para uma longa espera.

Mas no caso de investir numa pizzaria pronta você negocia e faz a transição com o estabelecimento funcionando.

A pizzaria já está pronta, com clientes, vendendo e os negócios não param enquanto o processo de compra e venda acontece.

Outra vantagem é estar no mesmo patamar que outros negócios nesse segmento.

Nós falamos aqui que uma pizzaria é uma excelente oportunidade de negócio, logo, por ser assim, há uma concorrência elevada. Existe muita gente atuando no mesmo tipo de negócio (e obtendo ótimos lucros).

Se você começar algo do zero nesse mercado pode demorar bastante até conseguir os primeiros clientes, se destacar, etc. Será mais difícil se posicionar em pouco tempo.

Mas com uma pizzaria pronta você não tem mais esse tipo de barreira. Enquanto negocia com a atual dono, a empresa funciona, sendo que quando ela passa para você continuará gerando lucros com as vendas das pizzas.

Uma pizzaria pronta já tem ali todos os seus processos operacionais definidos e isso torna o dia a dia mais prático e eficiente. E como os funcionários conhecem esses processos, você não terá que se preocupar com isso, apenas terá que conhecer tais processos e se adaptar também ao que acontece por ali.

E, claro, não podemos deixar de mencionar a lucratividade que uma pizzaria pode te refecer, ainda mais uma pronta. Com produtos bem recebidos e clientes, o negócio se mantém e se desenvolve.

 

O que saber antes de comprar uma pizzaria à venda?

Se você optar por investir numa pizzaria à venda, deve ter conhecimento de algumas coisas.

 

Por que o dono quer vender o estabelecimento?

A primeira coisa para saber é que o motivo da venda da pizzaria é algo importante em sua decisão.

“Por que será que o dono quer repassar a pizzaria?”

Há casos em que a razão seja devido a doença, aposentadoria, por que ele não tem mais interesse em continuar com esse negócio (geralmente quando o empresário possui dois negócios), etc.

No entanto, a razão da venda também pode ser devido a que a pizzaria esteja passando por dificuldades financeiras.

Mas é possível investir numa pizzaria falida? Sim, você pode fazer isso, mas é um alto risco e algo que deve ser feito por quem conhece muito bem de negócios e de negócios como esse.

Investir numa pizzaria falida ou a beira da falência é algo que exige muito planejamento e ajuda de especialistas para que se consiga reerguer o negócio (se for possível).

 

Situação financeira e fiscal ao comprar uma pizzaria

Há também a necessidade de averiguar a situação financeira e fiscal da pizzaria à venda. E esse é um passo que se realiza com a ajuda de um contador ou consultor de negócios.

É aqui que se saberá sobre sua lucratividade, dívidas, despesas fixas e variáveis, financiamentos/empréstimos, etc.

 

O espaço é próprio ou alugado? E qual a situação do aluguel?

Qual a situação do espaço onde a pizzaria funciona? Se for um local alugado, saiba sobre o acordo de aluguel entre o estabelecimento e o proprietário do imóvel.

Veja se o proprietário aceitará seguir com o contrato como está se você for o novo dono ou se terá que realizar um novo.

 

O que os clientes têm a dizer sobre a pizzaria

Se for comprar uma pizzaria, é também importante saber sobre as qualificações do negócio. Quando se trata de um estabelecimento que trabalha com produtos alimentícios, a opinião dos clientes sobre a qualidade pesa bastante na decisão de novos clientes adquirirem os produtos.

Essas são apenas algumas orientações, há muito mais para se analisar nesse momento e não há razão para ter tanta pressa.

Para te ajudar a reduzir a carga de compromisso para esse processo, conte com a plataforma da Quero Um Negócio.

Nós temos anunciantes de vários estados do Brasil com oportunidades para quem quer ter a própria pizzaria.

Seja um negócio próprio ou uma franquia, pesquise agora e encontre opções segundo seus objetivos. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..