Uma pizzaria pode ser o negócio de sucesso de muita gente. Porém, nem tudo são flores na abertura de um negócio. Comprar uma pizzaria envolve gestão, compra de equipamentos, logística e equipe.
Acima de tudo, antes de abrir um negócio alimentício é preciso entender de conservação de alimentos, escolha do forno ideal e matérias primas para produzir excelentes pizzas. Por isso, o plano de negócios é indispensável antes mesmo de abrir o CNPJ.
Ao longo deste artigo, vamos ver o que você não pode deixar de lado na hora de abrir um negócio.
Equipamentos para montar uma pizzaria
Você pode optar por comprar uma pizzaria com os equipamentos incluídos, de qualquer forma, veja os itens indispensáveis.
Forno - O forno deve ser de boa qualidade e eficiente para que a pizza asse mais rápido. Por incrível que pareça, forno não é tudo igual .Por isso, se você for comprar a pizzaria com este item incluído, faça antes o teste para ver se é eficiente.
Fatiador de frios- Este aparelho é muito prático para preparar os frios que vão compor a pizza. Além de ser prático, ele deixa os frios como queijo e presuntos mais padronizados.
Freezer - É um dos itens mais caros e precisa ser espaçoso para guardar as bebidas. Na prática, mais de um é o mínimo para atender a demanda.
Mesa pizzaiola - Essa mesa é necessária tanto para as pizzas quanto para guardar. Ou seja, toda pizzaria precisa desse equipamento especial.
Processador de alimentos- Este equipamento é ótimo para você já deixar seus alimentos bem cortadinhos prontos para decorar a pizza. Ele serve tanto para ralar queijos como para cortar legumes. É indispensável em qualquer cozinha.
Veja seus principais concorrentes
Se o ponto é bom, então se prepare para achar concorrentes pelo local. Uma frase famosa diz que “sempre há espaço para todo mundo”. Se você for levar isso a sério, vai entender que sim. Porém, é preciso ser ágil quando o assunto é concorrência..
Perceba logo o que seu potencial concorrente tem e deixa de ter no estabelecimento dele. De repente, ele não tem estacionamento. Esse seria um ponto fraco que você pode explorar na divulgação do seu negócio caso tenha esse benefício.
Embora pareça uma espécie de espionagem, vale a pena se passar como cliente do seu oponente para ver o que você pode oferecer melhor na sua pizzaria.
Se o atendimento for ruim, pense que você pode montar uma equipe com uma visão de atendimento mais personalizada.
Não é à toa que a Starbucks ganha muitos clientes ao escrever seus nomes nos copos de papel. Essa é uma maneira de fazer com que o cliente se sinta acolhido como se estivesse na sua casa.
E a pizzaria tem essa cara de trazer as pessoas para celebrar aniversários ou simplesmente para reunir amigos e familiares. Portanto, o melhor lugar para levar pessoas é aquele que tem um bom atendimento. Faça disso uma oportunidade para sair na frente.
Contrate um contador para o seu negócio
Já que você optou por comprar uma pizzaria, agora vamos para a parte burocrática. Em primeiro lugar, abrir um CNPJ é muito importante. Não vale a pena entrar de forma irregular para correr o risco de fechamento.
Quando se trata de alimentação em beira de rua, fica ainda mais visado pela vigilância sanitária. Então, procure um contador para legalizar e entrar com pedido na Junta Comercial para registro da empresa.
Depois disso é preciso solicitar o alvará de funcionamento que só será concedido depois de uma fiscalização que libere o local para funcionar com manipulação de alimentos.
Deixe sua pizzaria com um toque pessoal
Não é porque você já comprou o estabelecimento que já era do mesmo ramo que você vai deixar como estava antes.
A decoração, as cores e até mesmo as mesas e cadeiras, devem ter um visual bem diferente do antigo estabelecimento. Essa é uma forma de tirar a impressão do antigo lugar.
Nem sempre o cliente percebe logo de cara que o local está com nova direção. À primeira vista, ele pode entender que só houve uma pequena reforma. Sendo assim, dê uma nova cara que impacte os visitantes a ponto de tirar todas as lembranças do estabelecimento anterior.
Aposte em uma fachada alegre e convidativa. Se você quiser se diferenciar da concorrência, aposte em um atendimento impecável desde a entrada até a saída do seu cliente.
Vale a pena ter um segurança sempre alerta e um serviço de manobrista especial, caso haja estacionamento.
E, claro, não se esqueça do principal: O cardápio. Coloque somente as opções que você vai oferecer rotineiramente. A não ser que você opte por servir algumas opções extras no final de semana. Nada mais desagradável que oferecer no cardápio o que não vai ser servido.
Invista em ações de marketing
As redes sociais estão aí para impulsionar os negócios rapidamente. E quando o cliente gosta da pizzaria, ele gosta de "postar'' os pratos favoritos. Essa é uma ótima opção para ter seu estabelecimento presente nas redes sociais sem custo algum.
Aproveitando essa estratégia, estimule a marcação nas redes sociais da sua marca no perfil comercial. Dessa maneira, muitas pessoas vão ser atraídas para a sua pizzaria e o nome da empresa vai se destacar ainda mais. Faça promoções e invista em cupom de desconto.
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