Quero comprar uma franquia: como aumentar as vendas do meu negócio?

Por Lucio em 30 de Janeiro de 2022
Quero comprar uma franquia: como aumentar as vendas do meu negócio?

Comprar uma franquia pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas no seu negócio.

Se você possui uma empresa num segmento específico, no entanto as coisas não fluem tão bem quanto esperava, investir numa franquia à venda pode ser a resposta que procura.

Muitos que começaram um negócio do zero desconhecem essa possibilidade.

A compra de uma franquia significa atuar num mercado concorrido desfrutando da popularidade de uma marca que já é conhecida e tem seus produtos e serviços aprovados, ou seja, representa maiores chances de sucesso.

Contudo, pouco se fala sobre esse processo que é transformar um negócio em funcionamento numa unidade franqueada: algo que se conhece por conversão.

Para entender como isso funcionamos tomemos como o exemplo a seguinte situação:

Marcelo possui uma cafeteria no centro, ele faz vendas, mas o negócio apenas se sustenta, não gerando os lucros que ele esperava.

O que ele pode fazer para melhorar os resultados?

A solução aqui seria investir numa franquia, transformando sua cafeteria numa franqueada. Com isso ele atuaria usando uma marca conhecida e chegaria até mais clientes ao aumentar a confiança deles no negócio.

Você não precisa começar nada do zero, mas apenas terá que adaptar a sua cafeteria aos padrões exigidos pela rede de franquias.

A seguir temos mais informações úteis para você que estuda esse processo para a sua empresa.

 

Por que converter seu negócio numa franquia?

Depois de tocar sua empresa por um certo tempo, você pode querer encarar novos desafios, chegar até mais clientes. Mas talvez isso não seja possível com o que possui no momento.

Por meio de uma franquia o seu negócio pode acompanhar as tendências e ganhar mais espaço, mais competividade.

As empresas que atuam assim conseguem mais destaque, negociações melhores com fornecedores, mais recursos e ferramentas para inovação, entre outras coisas.

O fato é que se formos colocar na mesa as vantagens de ter um negócio e transformar seu negócio numa franquia, a segunda opção é mais vantajosa. E esses são apenas alguns dos benefícios para quem já possui um negócio e quer potencializar seus resultados por meio de uma franquia.

Converter sua empresa numa franquia é como se unir a quem é maior e mais preparado para atuar naquele mercado.

Há casos, inclusive, onde um empresário converte sua empresa numa unidade fraqueada e os resultados são tão satisfatórios que ele acaba por comprar uma franquia novamente em outra localização.

Essa prática pode até mesmo salvar negócios que estejam caminhando para o declínio, os ajudando a se restaurarem.

Quando você transforma a sua empresa numa franqueada ela recebe um novo layout no espaço, tem acesso a novas estratégias de marketing, treinamento de pessoal, novos produtos e/ou serviços, etc.

 

Expandindo suas atividades ao comprar uma franquia

Com a conversão do seu negócio numa franquia há ainda como oferecer novos produtos e serviços e também há como atuar em locais onde o seu negócio ainda não atua, como é o caso da internet.

Há franquias de fast food, por exemplo, onde é possível atuar com o negócio por delivery. Se você possui uma lanchonete e ainda não atendia clientes on-line, então pode conseguir gerar mais vendas com esse novo canal.

E há muito mais que a compra de uma franquia pode fazer pelo seu negócio. Veja:

- Dispor de uma estrutura completa;

- Contar também com menores riscos no investimento;

- Dispor de um ótimo ponto comercial, dado que esse é um dos itens avaliados pela franqueadora para aprovar a sua entrada;

- Ter facilidade para obter financiamentos;

- E muito mais.

Investir numa franquia à venda trata-se de um projeto a longo prazo e que pode gerar resultados ótimos.

 

Como converter seu negócio numa unidade franqueada e melhorar suas vendas

O primeiro passo para transformar sua empresa numa franqueada é preparar-se e estar disposto a realizar mudanças. O seu negócio deve se enquadrar ao que é exigido pela franquia, logo, pode ser que você tenha que alterar muitas (ou poucas) coisas.

Mas a vantagem nesse tipo de processo é que, por se tratar de um ramo de atuação qual seu negócio já está inserido, essa experiência contribui bastante para o sucesso.

Como assim?

Se você possui uma lanchonete ou restaurante e pretende convertê-lo numa unidade franqueada, então essa bagagem pode ser útil para você assumir essa novidade.

É importante, contudo, pensar como se fosse tudo a primeira vez, ter aquela disposição e determinação que teve quando abriu o negócio, afinal de contas tudo será novo dali em diante.

Mas ainda que você já possua um negócio nesse segmento e queira potencializar seus resultados através de uma franquia, ter a ajuda de um especialista é importante. O especialista, como um consultor de negócios, pode te orientar sobre o ponto comercial, questões fiscais e financeiras, etc.

Outra dica para você que planejar comprar uma franquia é estudar bem sobre ela. O recomendado é ler toda a Circular de Oferta da Franquia (COF) que é o documento que apresenta tudo sobre a franquia.

Nesse documento da franquia contém tudo o que você precisa saber sobre ela: suas obrigações e seus direitos.

Ainda que você adquira a franquia de outro franqueado, algo bastante comum nos últimos anos, é necessário investigar. E nesse caso a investigação deve ser ainda mais aprofundada, levando em conta o histórico financeiro, questões fiscais, com funcionários, clientes e fornecedores, entre outras.

 

Outras dicas importantes ao comprar uma franquia

Aqui mais algumas dicas para você que planeja investir numa franquia:

- Veja se a franquia à venda possui o selo da ABF: o Selo de Excelência em Franchising é concedido todos os anos apenas para as franquias que se inscreveram, estando elas associadas a ABF. Assim você que investe num modelo de negócios de qualidade certificada pela ABF;

- Converse com outros franqueados: o que melhor para entender como a franquia funciona do que conversar com quem conhece bem o modelo de negócios dela? Converse com outros que possuem ou possuíam a franquia que deseja e esclareça suas dúvidas;

- Prepare-se financeiramente: ainda que a franquia seja algo com mais estabilidade, podem existir momentos de sazonalidade, por isso esteja preparado. Ao comprar uma franquia, não coloque todos os seus ovos numa única cesta, mas tenha uma reserva de emergência;

-  Dê total atenção para o treinamento: essa etapa é extremamente importante para ajudar o negócio a dar certo. É por isso que mesmo que você já atue nesse mercado, é fundamental participar ativamente dos treinamentos para entender como tudo deve funcionar. E não se sinta acanhado, questione;

- Invista sempre em capacitação: mesmo com o treinamento, não deixe de investir em capacitação. O ideal é aplicar isso aos funcionários também, com programas de treinamento que contribuam com a evolução deles na empresa. Treinamento em vendas, administração, finanças, etc.

 

Saiba onde vender ou comprar uma franquia

A Quero Um Negócio é uma das melhores e mais seguras plataformas para anunciar ou investir numa franquia à venda.

Centenas de interessados passam por aqui todos os dias e contamos com mais de 8 mil anúncios.

Nosso site é exclusivo para transações de compra e venda de negócios, atuando com franquias, empresas do setor industrial, comércio e serviços, além de pontos comerciais também.

Podemos te ajudar a encontrar a empresa ideal ou anunciar a sua e conseguir concretizar seus objetivos. Tudo isso nu ambiente prático e totalmente transparente. Quer saber mais? Clique aqui.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..