Quer vender salão de beleza pelo melhor preço? 5 dicas matadoras

Por Quero Um Negócio em 02 de Junho de 2021
Quer vender salão de beleza pelo melhor preço? 5 dicas matadoras

Quer vender salão de beleza pelo melhor preço? 5 dicas matadoras

Quer saber como vender salão de beleza pelo melhor preço? Temos 5 dicas aqui que te ajudarão a tornar sua proposta irresistível aos compradores e, ainda, a encontrar esses potenciais compradores.

O mercado da beleza no Brasil é bastante amplo e vem crescendo mais a cada dia. Tanto mulheres quanto homens buscam cuidados para a pele, cabelos, etc. E o salão de beleza é um lugar onde encontram os mais variados serviços como cortes de cabelo, luzes, alisamento, mechas, maquiagem, manicure, produtos e mais.

Um salão completo atrai muito mais clientes e, também, gera mais lucros mês a mês.

Mas chega uma hora em que a venda de um negócio é uma decisão que um empresário ou empresária quer tomar. Se busca seguir por novos caminhos por um ou outro motivo. Se esse é o seu caso, então confira as próximas linhas para saber como colocar um salão de beleza à venda e pelo melhor preço.

 

1 - Vender salão de beleza: comece por organizar as coisas

O primeiro passo para a venda de um negócio é deixar tudo em ordem: reunir os demonstrativos financeiros dos últimos três anos, contratos, documentos referentes a funcionários, cadastro de clientes, etc.

Preparar todos esses papéis é importante para que você apresente informações que possam ser comprovadas para o interessado. Sem contar que isso auxilia ainda a entender melhor sobre o seu salão de beleza.

Isso aqui deve ser feito em conjunto com o seu contador de confiança.

Quando uma empresa será vendida, então o proprietário deve se programar com meses de antecedência. Na realidade, isso deve ser feito com cerca de um ou dois anos de antecedência, pois há muitos documentos, dados e informações para serem organizados.

Cabe aqui dizer que essas informações não devem ser todas apresentadas logo de início.

No anúncio para vender salão de beleza você deve apresentar apenas informações básicas como: faturamento, despesas, etc. E as informações mais aprofundadas devem ser apresentadas apenas no contato direto com o interessado.

 

2 - Profissionais e clientes: você sabe a importância deles?

 

São duas as coisas que geram valor para um negócio: sua carteira de clientes e seus funcionários.

Um salão de beleza com um cabeleireiro ou maquiador, por exemplo, que seja querido entre a clientela por seu serviço primoroso tem muito mais percepção de valor diante do mercado e, claro, para quem pretende adquirir o seu salão.

Quando você tem um profissional especializado para cada área também: cuidados com a pele, com os cabelos, com as unhas, então há muito mais chances de realizar algo que agrade muito mais os clientes.

Por falar em clientes...

Outra coisa também importante é a sua carteira de clientes. Ela pode ser vista como um dos ativos do negócio, ajudando a gerar ainda mais percepção de valor. Um cliente fidelizado é algo extremamente valioso.

Preze bastante por ter profissionais habilidosos, pois isso fará você ter mais clientes. Veja que uma coisa está estreitamente ligada a outra aqui.

Um cliente satisfeito retorna e fala bem do seu salão gerando uma repercussão positiva dele.

 

3 - Por que você quer vender salão de beleza?

Qual a razão de você querer colocar o salão de beleza à venda? Caso ainda não tenha pensado bem nisso, então agora é a hora certa para o fazer.

“Mas por que é tão importante isso?” Talvez esteja se questionando nesse momento.

É porque os potenciais compradores podem (e certamente vão) querer saber o motivo. Quem pretende adquirir um negócio tem receios de que o mesmo esteja sendo vendido por motivos como dívidas altas ou falência, por exemplo.

Se você fosse adquirir uma empresa agora, certamente também buscaria saber do motivo da venda.

Tire um tempo para definir o motivo da venda e criar um bom argumento para os compradores.

Há pessoas que deixam um negócio porque querem focar em outro negócio maior, porque desejam se aposentar, por motivos familiares, etc.

Isso te ajudará ainda a conhecer os pontos fortes e as deficiências do seu salão e tratar de reparar o que precisa ser reparado. Mas é também importante para fazer uma boa apresentação ao vender salão de beleza.

4 - A variedades de serviços é importante

Citamos num tópico anterior que é importante ter profissionais habilidosos, que realizem um bom serviço, e ter uma boa carteira de clientes. Mas outra coisa também importante são os serviços oferecidos.

Um salão de beleza com serviços básicos como corte, relaxamento, alisamento, luzes, manicure, massagens, entre outros, é atrativo. Mas se esse salão oferecer outros serviços como dia da noiva, design de sobrancelhas, etc., terá muito mais clientes.

Não queremos dizer que você, nessa etapa, deve se preocupar com ampliar a lista de serviços, já que está pensando em deixar o negócio. Mas a variedade de serviços (e deixar isso bem expresso) te ajuda a gerar mais valor e, assim, conseguir vender seu salão por um preço melhor.

 

5 - Tratando de processos burocráticos e outros

E chegamos ao ponto de lidar com toda uma papelada. Citamos brevemente sobre organizar documentos como contratos, demonstrativos financeiros, etc. Mas há ainda que tratar de papéis referentes a questões fiscais.

“Será que o salão possui alvará? Tem todas as licenças em dia? E quanto aos tributos e impostos?”, esses são alguns questionamentos que os possíveis compradores farão e você deve estar preparado e com tudo em mãos para lhes apresentar uma resposta concreta.

O seu contador deve te ajudar na reunião e organização de todos esses documentos. Isso te poupará bastante tempo nas negociações e ainda é essencial para que você consiga elaborar uma proposta atraente.

Muitos que buscam um salão de beleza à venda querem saber a opinião dos clientes sobre ele. Orientamos que você tenha o seu negócio cadastrado em plataformas como o Google Meu Negócio e solicite que os clientes que gostaram dos serviços do seu salão façam uma avaliação lá.

Outro ponto que você de se atentar é quanto a estrutura do salão: caso haja algum problema estrutural ou com algum móvel, entre outros, trate de realizar o que for preciso antes de anunciar o negócio à venda. O mesmo vale para os equipamentos ali utilizado: se necessitar de troca ou conserto, então o faça antes.

Um profissional que pode te ajudar também a vender salão de beleza por um bom preço é um corretor de negócios.

O corretor de negócios é especialista em transações desse tipo e pode ajudar tanto no levantamento de informações quanto na definição de valor de venda do seu salão (usando diferentes métodos de avaliação para isso).

Por fim, tenha ao seu lado um bom advogado para lidar com a elaboração dos contratos e outros documentos de cunho jurídico.

 

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