Temos aqui 7 dicas que são essenciais para quem vai comprar ou vender uma pizzaria.
O processo de compra e venda de um negócio proporciona muitos benefícios, mas é algo que deve ser feito com bastante cuidado, pois nesse caso a pressa é inimiga de uma boa negociação.
Seguindo o que apresentamos aqui você encontrará a pizzaria ou o comprador certo. São orientações essenciais para um bom negócio.
Entenda primeiro como isso funciona
Comprar ou vender uma pizzaria é totalmente diferente das transações que você está acostumado a realizar (compra ou venda de produtos/serviços). Há muitas etapas para concretizar o processo e ele leva um certo tempo.
Essa é uma negociação que exige mais pesquisa, análises, rever itens, estado de elementos físicos (equipamentos, moveis, etc.), realização de manutenções, trocas, enfim, muitas coisas.
De um lado está quem busca uma pizzaria à venda porque sabe do potencial desse tipo de negócio, mas não quer começar tudo do zero e levar tempo até conseguir as primeiras vendas e lucros.
Já do outro lado está o dono ou sócio que quer repassar o negócio ou parte dele.
No caso do dono, ele deseja vender a pizzaria para focar em outro negócio, se aposentar, etc. Já se tratando de um sócio, ele quer vender sua cota da empresa ou pode ser também que os próprios sócios ofereçam mais uma cota (para a entrada de um novo sócio) a fim de injetar recursos no negócio.
O fato é que nessa negociação ambas as partes concretizam seus objetivos. Tenha sempre isso e mente.
1 - Comprar ou vender uma pizzaria nunca deve ser algo feito de forma independente
Preferencialmente, esse processo deve ser realizado com o auxílio de um consultor de negócios.
O consultor ajudará em várias etapas como orientar você sobre o que pesquisar sobre a pizzaria (seja para compra ou venda), sobre a identificação do preço de venda ideal, entre outras coisas.
Inclusive, o consultor de negócios é alguém que ajuda na questão de documentos fiscais e sobre a análise da parte estrutural da pizzaria: equipamentos, o ambiente em si, entre outras coisas.
Vai vender ou investir numa pizzaria? Conte com tudo o que um consultor pode fazer por você e realize uma boa negociação.
2 - Mas é importante saber se é a hora certa
Será que agora é a hora certa para comprar ou vender uma pizzaria? Diversos fatores devem ser considerados nesse momento, tais como o mercado, sua situação financeira, o estado da pizzaria, suas qualificações, etc.
Você está pronto para assumir esse tipo de negócio? Ou se o for vender, está preparado para entregar sua empresa para outra pessoa?
Pode ser que vender mais tarde te ajude a obter mais pela pizzaria, realizando melhorias para isso. Ou comprar o negócio mais tarde te proporcione obter outra parte do dinheiro que precisa, podendo até mesmo negociar melhor.
É importante, no entanto, saber que a compra ou venda de um negócio leva um certo tempo. Entre 3 a 6 meses é o tempo médio para concluir a transação.
3 - O que você busca numa pizzaria à venda?
Seja intencional e defina exatamente o que busca ao investir nesse tipo de negócio.
Há muitos negócios à venda e definir o que busca te fará eliminar aqueles que não se adequam aos seus objetivos. E isso também te ajudará a ter mais clareza para identificar os negócios que possuam o que você procura para empreender.
4 - Direcione seu anúncio para os compradores certos
Aqui uma dica importantíssima para quem pretende vender uma pizzaria: fazer seu anúncio chegar até as pessoas certas. Divulgar em sites de classificados gerais, jornais, etc. não é a melhor forma de fazer isso.
Nos dias de hoje, a melhor maneira de anunciar qualquer coisa é segmentando e contando com plataformas específicas. A segmentação te ajuda a chegar até as pessoas certas.
Se você quer vender uma empresa, deve então anunciar essa oportunidade num site específico.
Felizmente, a Quero Um Negócio está aqui para te ajudar.
Conheça nossa plataforma de compra e venda de empresas e anuncie sua pizzaria para compradores em potencial por todo o Brasil.
Há tanto como você mesmo anunciar e vender como também contar com a ajuda dos nossos consultores. No segundo caso, nossos consultores buscarão em nossa base de contatos o comprador ideal para você, assim terá tempo de cuidar da empresa enquanto fazemos esse serviço por você. Saiba mais aqui.
5 - Avalie a situação da pizzaria à venda
Se vai comprar uma pizzaria, então faça a devida diligência. Esse processo é importantíssimo para avaliar a empresa, seus riscos e benefícios. Ou seja, saiba a situação dele e se vale a pena o investimento.
O estabelecimento precisa de reforma? Os funcionários estão sendo pagos corretamente? Há muitas reclamações sobre os produtos? Existem processos na justiça contra o negócio? E a situação dos equipamentos, utensílios e outros itens ali?
A mesma coisa deve ser feita por quem pretende vender uma pizzaria, faça um levantamento de tudo isso.
O comprador vai querer saber sobre a situação da pizzaria à venda. E o vendedor com isso consegue saber o que precisa solucionar, melhorar, reparar, etc.
6 - Organização dos documentos para comprar ou vender uma pizzaria
Se você pretende investir numa pizzaria, deve solicitar ao dono os documentos para analisar a situação dela. Do mesmo modo, se pretende vender a sua pizzaria, então organize os documentos.
Negligenciar isso pode te impedir de realizar um bom negócio.
Um comprador não comprará um negócio a menos que saiba que está investindo em algo lucrativo, organizado, livre de dores de cabeça.
Reunir toda a documentação sobre sua pizzaria ainda ajudará a dispor de informações para sustentar argumentos de venda, gerando mais valor para o estabelecimento.
Mas quais documentos são necessários?
Primeiramente, é necessário ter um documento realizado por um consultor experiente e certificado sobre o quanto vale sua pizzaria. A esse processo é dado o nome de “valuation”. O valuation é o processo para saber quanto vale seu negócio.
Em segundo lugar, é necessário reunir outros documentos como demonstrativos financeiros, registros ficais, etc. E todos esses documentos devem ser revisados ou pelo seu contador ou por um consultor de negócios.
7 - Acordo de confidencialidade
Outro assunto de grande importância é o acordo de confidencialidade. Esse acordo é importante para evitar que informações sobre a empresa vazem.
Se por acaso algum dos possíveis compradores divulgar que sua pizzaria está à venda ou algum dado incompleto sobre ela, isso pode gerar um impacto negativo.
O resultado com isso?
Clientes podem pensar que a pizzaria está falindo e funcionários também, até mesmo cogitando se demitirem.
Mas o acordo de confidencialidade garante que isso não aconteça.
Todas as informações que os interessados terão acesso são protegidas através desse acordo. Se por acaso algum deles deixar vazar terá que responder segundo a lei.
Os impactos negativos que um negócio pode sofrer com o vazamento de informações é ruim para o atual dono e para quem pretende adquirir a pizzaria, pois pode sofrer com queda nas vendas e outras coisas.
Compre ou venda uma empresa com segurança e agilidade
E agora que você conheceu essas dicas para comprar ou vender uma pizzaria, conte com a gente no processo.
Na Quero Um Negócio você encontra o que precisa para realizar seu sonho de empreender ou anunciar e vender sua empresa.
Clique aqui e veja como a nossa plataforma de intermediação de compra e venda de negócios funciona.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!