Quando vale a pena comprar clínica de estética?

Por Lucio em 29 de Dezembro de 2021
Quando vale a pena comprar clínica de estética?

 

Se você planeja comprar clínica de estética, é importante saber antes quando o investimento vale a pena.

A compra e venda de negócios já é uma realidade bem presente no Brasil, oferecendo vantagens tanto para quem quer empreender quanto para o dono do negócio que obtém o valor necessário para novos objetivos.

Mas nem sempre investir numa empresa pronta é sinônimo de bom negócio. E foi pensando nisso que elaboramos esse artigo com orientações imprescindíveis para quem quer ingressar nesse ramo e ter sucesso.

 

Como é o processo de compra de uma clínica de estética?

O processo de aquisição de um negócio em funcionamento, em teoria, não é algo de outro mundo.

Tudo se inicia com a pesquisa por empresas à venda. E nisso a Quero Um Negócio te ajuda. Você busca por uma empresa segundo seu perfil e orçamento, encontrando muitas oportunidades em todo o Brasil.

A etapa seguinte é a de investigação do negócio encontrado, averiguando também se ele atende aos seus objetivos. Nisso você pesquisa o histórico financeiro dele, situação fiscal, se há pendências, a situação dos funcionários e sócios, como os clientes veem esse estabelecimento, etc.

Há a etapa de pesquisa do preço de venda para se certificar se vale a pena comprar clínica de estética. Essa etapa é importante porque você evita ter prejuízos pagando uma quantia maior do que a que o negócio vale realmente.

Depois de mais algumas etapas como visita ao local, vistoria, etc., então é hora da realização do contrato de compra e venda. Mas podem haver mais ou menos etapas, a depender do tipo de negócio e outros fatores.

O que queremos mostrar com esse resumo do resumo de como é o processo de compra de uma clínica de estética à venda é que isso exige muitas etapas, conhecimentos e habilidades.

E sabe por que é importante mencionar isso?

Porque assim você poderá entender como é importante contar com ajuda especializada. Tal processo nunca deve ser feito apenas entre você e o dono do negócio. Contar com um consultor de negócios, por exemplo, é a decisão correta.

O consultor pode te fornecer dados essenciais sobre o mercado e segmento em que pretende investir. E com isso você fica sabendo se vale a pena o investimento naquele momento, fora muitas outras coisas também importantes.

 

Por que comprar clínica de estética?

Quem vive no Brasil sabe como a abertura e legalização de um negócio no país é difícil.

Começar do zero e conseguir os primeiros clientes é uma jornada longa e árdua. E como esse segmento é bastante concorrido, é importante ter um diferencial para se destacar dos demais que já estão a algum tempo no mercado.

O fato é que começar do zero demanda tempo e também recursos financeiros para os trâmite iniciais. Mas quando se começa com um negócio pronto isso tudo é reduzido ou mesmo eliminado.

Há mais segurança em investir numa clínica de estética à venda, dado que o negócio está ali há um certo tempo, já possui clientes, um bom ponto comercial, entre outras coisas que geram vantagem com esse menor risco.

Mas as vantagens não terminam aqui.

Existe ainda a vantagem de ter um negócio nesse segmento.

Uma clínica de estética é um excelente investimento porque há uma demanda crescente pelos serviços que ela oferece.

Outra grande vantagem desse tipo de negócio é que ele concede uma margem de lucro bastante alta.

E com a possibilidade de fidelizar clientes, já que os serviços que uma clínica de estética oferece são necessários com frequência, os lucros são potencializados.

Há também outra vantagem que é a sazonalidade com vendas que acontece durante todo o ano.

E se você comprar clínica de estética, outra vantagem é que há como oferecer pacotes de serviços e ter compras recorrentes.

Os potenciais que um estabelecimento como esse pode ter são enormes. E se você é profissional do ramo, essa é a oportunidade que precisava para empreender e ter sucesso.

 

Mas quando vale a pena comprar clínica de estética?

Tal como mencionamos no começo do artigo, nem sempre quando uma oportunidade dessas surgir significa que seja um bom negócio.

Pode ser que o dono de uma clínica de estética anuncie o negócio devido a aposentadoria, mudança de ramo, doença, etc. São alguns dos motivos mais comuns para que haja a venda da empresa.

Mas, por outro lado, há casos em que o estabelecimento é anunciado para venda devido a falência ou por estar enfrentando muitos problemas.

Talvez o dono tenha muitas dívidas ou tenha processos na justiça com clientes ou funcionários, por exemplo. E investir num negócio assim trará uma série de complicações para sua vida.

Nesses casos, a dívida ou os custos com os quais terá que arcar tornam o investimento na clínica de estética à venda algo inviável.

Outro caso também é no que diz respeito a situação estrutural e dos equipamentos no estabelecimento. Pode ser que você tenha que investir em reparos, consertos e manutenções que aumentem os seus custos e diminuam os lucros que teria com o negócio.

É importante levar tudo isso em consideração quando planejar comprar clínica de estética.

Mas claro que se você quiser investir assim mesmo, há como entrar num acordo com o dono. Nesse acordo ele deverá conceder um desconto dado a quantidade de problemas que existam para solucionar e os prejuízos com os quais terá que arcar.

Só que investigar tudo sozinho, além de ser algo exaustivo, exige um certo conhecimento e experiência, além de ser também uma atitude perigosa.

Como você não possui a experiência e habilidades necessárias para analisar negócios, pode ser que não interprete os dados e informações dos documentos como deveria e isso gere complicações. Então conte com a ajuda de um consultor nesse processo.

 

O que analisar então para fazer um bom investimento?

Dentre os pontos para se atentar quando for comprar clínica de estética estão:

- Solicitar ao dono demonstrativos financeiros do negócio: uma série de documentos que comprovem os lucros e receitas que ele possui;

- Fazer uma visita ao estabelecimento para conhecer de perto o dia a dia ali, opinião dos clientes e funcionários, situação do ponto comercial, etc.;

- Ver questões fiscais, se o negócio está em dia com suas obrigações, solicitando também as certidões negativas;

- Investigue sobre o preço anunciado: saiba se a empresa vale o que anuncia por sua venda. Para isso é possível realizar um processo chamado de “valuation” onde um consultor de negócios considera diferentes elementos para chegar a um preço estimado, não pagando mais do que o negócio vale;

 - Converse com o vendedor e esclareça todas as suas dúvidas, mas tenha um especialista ao seu lado para se certificar das informações que são apresentadas;

- Também, tenha ciência de que há mais capital necessário: além da quantia para a compra da clínica de estética, é necessário dispor de capital de giro para cobrir eventuais despesas.

 

Invista no seu sonho, concretize seus objetivos, invista num negócio!

Se você quer investir numa clínica de estética, a Quero Um Negócio pode te ajudar com isso.

Visite a nossa plataforma agora e conheça tudo o que temos para que você concretize seu sonho de empreender sem começar do zero.

Contamos com anúncios de negócios dos mais variados segmentos e em todo o Brasil. Clique aqui e saiba mais.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..