O sonho de comprar uma propriedade rural para ter um retorno financeiro não é de hoje. Isso porque nós somos um país agrário e, desde o início, aprendemos a fazer negócios pelo campo.
E parece que, atualmente, comprar fazendas à venda, está sendo uma opção bem procurada de investimento. Visto que a demanda por produção de alimentos tem sido cada vez maior. Porém, existe uma grande preocupação quando se fala em investir no Amazonas, já que o mundo tem os olhos voltados para essa região.
Acima de tudo, é preciso ver quais são as áreas permitidas para cultivo. Como grande parte é de floresta, o investidor precisa ter cuidado para não comprar em áreas de reserva ambiental. Confira o artigo e veja algumas dicas.
Os grileiros e as fazendas à venda
O que torna a Amazônia um solo de campo minado para quem quer comprar uma fazenda à venda é a grilagem.
Esse termo é comumente usado para denominar posse ilegal de terrenos públicos ou preservados para venda irregular.
Por conta do desmatamento ilegal, muitas terras passam a ser áreas para cultivo da agropecuária. Por outro lado, o investidor que quer comprar sua fazenda, precisa ver se o terreno está devidamente registrado em cartório.
Caso esse tipo de cuidado passe despercebido, o atual proprietário pode responder por crime ambiental. Então, veja com cuidado toda a documentação.
Nos últimos tempos, várias ofertas de fazendas na internet têm promessa falsa ou são de posse ilegal. A fim de evitar transtornos maiores, visite a localidade.
O desmatamento e as fazendas à venda
Se você quer investir no local onde está a nossa maior biodiversidade, então redobre os cuidados.
Acima de tudo, procure o licenciamento ambiental antes de comprar sua fazenda. Em meio a tantas polêmicas por conta do desmatamento e posse ilegal de terras, o investidor precisa de se munir de documentos.
A piscicultura no Amazonas
As fazendas que escolheram a piscicultura como atividade econômica, estão colhendo os frutos da atividade. Através de tanques escavados é possível criar toneladas de peixes em cativeiro.
A grande vantagem desse tipo de cultura é que o mercado é grande. E, para o consumidor final, o preço sai mais barato comprando diretamente do produtor.
Mas para ter sucesso com o manejo, existem incentivos de cursos para aprender as técnicas de seleção, da engorda até a chegada ao mercado.
O grande diferencial do peixe criado em fazenda para os demais é que a água é limpa e a ração é de qualidade. Contudo, há exigências ambientais para que esse peixe seja comercializado. Para isso, é necessário respeitar o peso ideal.
Investir em fruticultura na fazenda do Amazonas
Existem frutas que você só encontra na região amazônica. Visto que é uma região muito diversificada na sua flora.
Por isso mesmo, investidores do mundo todo estão bem atentos ao nosso bioma em busca de explorar insumos para medicamentos e até cosméticos.
As frutas exóticas cultivadas na região já são exportadas para todo o país e exterior, como é o caso do cupuaçu e do açaí.
Aproveitando a região de clima úmido, o solo é totalmente viável para o cultivo dessas preciosidades amazônicas. Não é à toa que muitas famílias da região estão melhorando a renda com esse tipo de negócio.
Quer mais informações sobre as fazendas à venda no estado Amazonas? Então confira a plataforma da Quero Um Negócio e veja oportunidades.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!