Um dia você sonhou em hospedar pessoas, proporcionar os melhores momentos de
férias ou de lazer. Mas, com o tempo, foi vendo que uma pousada demanda muito
tempo direto no negócio. Para quem entra no ramo, sabe que é importante gastar
tempo na administração do local bem de perto.
Nos últimos meses, o turismo foi afetado radicalmente devido às restrições que
preveniam o Corona vírus. Com isso, milhares de empreendedores do setor hoteleiro
foram impactados com a falta de clientes.
Contudo, enquanto uns desejam repassar o negócio, outros veem uma grande
oportunidade neste momento em que tudo está voltando a normalidade. Por isso, se
você se identificou com alguma dessas situações, veja como colocar a sua pousada à
venda.
Oportunidades de compradores estrangeiros
No momento, o Real encontra-se desvalorizado e isso aumenta as chances de
investidores estrangeiros fazerem negócios com você. Não é de hoje que os
estrangeiros admiram as belezas naturais do nosso país.
Eles, que vêm de fora, entendem perfeitamente o que o turista estrangeiro valoriza em
terras nacionais. Isso vai ser, sem dúvida, uma oportunidade para quem está
interessado em valorizar ainda mais a pousada a fim de atrair mais turistas de vários
cantos do mundo.
Mostre como é a sua pousada
Você não precisa ser um fotógrafo profissional, muito menos precisa contratar um para
mostrar sua pousada.
Basta uma boa luz, de preferência uma luz natural, e uma câmera de celular para tirar
boas fotografias. Caso ache interessante, use drones, se tiver à disposição ou alugue
um. Quanto mais informação através de diferentes ângulos, melhor.
É na imagem que o possível comprador vai ter ideia de localização, áreas de lazer,
natureza e ambientes internos.
Seja honesto na apresentação da sua pousada
Seja honesto nos detalhes. Se tiver uma área em obras ou com reformas a serem
feitas ,mostre também. Assim fica mais fácil apresentar as mudanças que precisam
ser feitas no local. Isso, sem dúvida, vai afastar quem está com pouco orçamento para
comprar a sua pousada. Dessa maneira, você evita desperdício de tempo do possível
e interessado e seu também.
Mostre os benefícios do local
Uma boa localização é muito atraente para quem procura hospedagem. Mas, o que o
cliente de pousada espera? Aí depende muito. Pode ser que, se sua pousada é longe
do centro, ela agrade mais perfis que pretendem passar férias.
Mas se sua pousada é perto de um grande centro comercial, vale a pena mostrar ao
possível comprador a importância de fazer conexões da pousada às vantagens do
lugar.
Neste caso, a pousada vai funcionar como um ponto de instalação para explorar
aquela cidade.
Sendo assim, já deixe claro como a pousada pode se apresentar de maneira
estratégica para a pessoa que deseja comprá-la.
Apresente o faturamento da pousada
Toda empresa precisa apresentar o faturamento dos últimos seis meses. Isso dá uma
garantia maior de transparência na negociação e também deixa evidente a
lucratividade.
É importante mostrar ao comprador que você tem todos os demonstrativos financeiros
da empresa. Inclua contratos, arrendamentos se houver declaração de impostos etc.
No caso da pousada, a gente sabe que há um período de menor movimento em
algumas épocas do ano. Naturalmente, a época de férias escolares tem mais
hospedagens que nas outros meses..
Visando uma negociação bem clara, é importante que a outra pessoa esteja preparada
financeiramente para conseguir deixar o local aberto o ano todo.
Veja o que você vai colocar à venda
Uma pousada não é uma simples pousada. É um negócio que envolveu muita paixão,
dedicação de tempo, de dinheiro e de relacionamento com hóspedes.
Quando você pensa em colocar o seu empreendimento à venda, precisa ter em mente
se vai ser somente a estrutura ou se vai vender a marca também.
É muito importante ter esses valores na manga caso você esteja aberto a abrir mão da
sua marca. No caso do futuro comprador, ele terá a opção de comprar a pousada por
um valor mais acessível sem a marca do negócio.
Até porque a marca diz respeito não somente ao nome, mas a tudo que envolve em
termos de funcionamento, qualidade, marketing, plano de negócios e outras
características não tangíveis. Com certeza, vai fazer muita diferença no valor final.
Uma pousada pequena pode ser bem lucrativa
Talvez o interessado na sua pousada fique preso a uma crença limitante: pousada
pequena não lucra. Neste caso, mostre a ele que isso não é uma verdade.
É muito normal pensar que ter muitos quartos é sinal de altos rendimentos. De
repente, a sua pousada possa ter apenas três quartos e ainda assim ter um bom
faturamento.
Neste caso, explique para ele que a boa gestão do negócio vai fazer a grande
diferença nesse quadro. Além disso, garantir a satisfação do cliente é fundamental
para garantir outras reservas e comentários em sites de qualificação de hotéis e
pousadas.
Outro fator primordial é garantir um fluxo de vendas contínuo. Ou seja, invista no
marketing para o negócio ter sempre rotatividade de hóspedes.
Como colocar sua pousada à venda?
Aqui na Quero Um Negócio é muito simples divulgar a sua pousada para venda. Basta
se cadastrar na plataforma e colocar as informações básicas e necessárias do seu
negócio. Depois disso, capriche na seleção de fotos.
Entre aqui e comece hoje mesmo!
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