Comprar uma indústria de alimentos no Brasil traduz-se numa grande oportunidade de investimento.
Mesmo com o país enfrentando uma crise devido a pandemia, o setor de alimentos aumentou a produção. E, por tanto, um negócio estabilizado nesse segmento pode proporcionar ao empresário ótimos faturamentos.
Começar algo do zero nesse setor no Brasil, contudo, apresenta um risco elevado, mas que se reduz no caso de adquirir uma indústria à venda.
Essa opção garante mais segurança, uma vez que o negócio já possui bons fornecedores e uma carteira de clientes, por exemplo. Mas não é somente isso.
Tornar-se dono de uma indústria em funcionamento traz segurança também porque: o dono já fez todo o planejamento necessário, estudou o mercado, fez testes, sabe o que funciona e o que não funciona, entende a demanda, etc. O negócio é entregue para você pronto e operando.
Há muitos benefícios, mas ainda temos outras coisas importantes para te apresentar sobre esse negócio hoje. Continue acompanhando a leitura.
Por que investir numa indústria de alimentos no Brasil?
Alimentação, transporte e habitação, essas são as áreas de maior gasto das famílias brasileiras. Sendo que os gastos com alimentação estão em segundo lugar no ranking. Apenas isso já mostra o quão lucrativo um negócio desses pode ser.
Esse tipo de negócio praticamente não vê mau tempo, sendo que ainda há a possibilidade de expansão. O fato é que o mercado alimentício funciona independentemente da situação no cenário econômico.
Mas como assim?
Simplesmente, as pessoas precisam se alimentar. Independentemente de haver ou não uma crise, essa é uma necessidade básica e fundamental. O custo com alimentação é algo que não pode ser riscado da lista quando se necessita rever o orçamento pessoal.
Prova disso é que em 2020 (começo e pico da pandemia do covid-19) o faturamento da indústria alimentícia atingiu R$ 789,2 bilhões, um crescimento de 12,8%, sendo tanto as vendas para o mercado interno como as exportações. Ou seja, mesmo numa crise essa indústria se manteve firme.
E aqui mais uma vantagem para quem pretende comprar uma indústria: a venda para dois mercados, o mercado interno e o externo. Sem contar as muitas outras vantagens, algumas das quais citaremos ainda ao longo desse artigo.
Falando sobre exportação de alimentos
Como citamos, a indústria alimentícia tanto provê para suprimento interno quanto para o envio a outros países.
No ano de 2020 essa indústria teve um aumento em mais de 11% na quantidade de exportações, se comparado com o ano anterior a esse.
Foram mais de US$ 38,2 bilhões em alimentos vendidos para o exterior, sendo que, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a Ásia é um continente com uma forte demanda pelos produtos alimentícios brasileiros.
Outro dado importante é que o setor é o que mais tem gerado empregos na indústria de transformação no Brasil.
Há exportação, há consumo interno e há contribuição na geração de novos empregos. Logo, esse é um dos setores mais importantes que existem para o mercado brasileiro.
Muitas possibilidades
O ramo alimentício no tocante as indústrias possui muitas opções para quem deseja empreender.
Há como possuir uma indústria de bebidas, indústria de produtos lácteos, de produção de ovos, entre tantas outras. Ou seja, pode-se ter uma indústria segmentada, se especializando nisso e conquistando mais espaço.
Competir com as indústrias gigantes não é o melhor caminho, a boa escolha é comprar uma indústria que foque num produto. Você tem maior controle, menos dores de cabeça e, claro, um lucro ótimo.
Mas tudo parte de definir o seu modelo de negócio, pois assim saberá que tipo de indústria adquirir.
O que fazer então?
Passe a pesquisar quais tipos de indústrias estão em alta naquela região onde pretende investir num negócio desses. É a demanda um dos requisitos para o seu investimento de sucesso.
Outro passo fundamental é colocar no papel a sua experiência, pois esse é outro requisito importante para investir.
Como sempre dizemos aqui, estar em terra desconhecida é prejudicial. Se você investe numa área onde nunca tenha atuado antes, então corre o risco de desviar o negócio do caminho certo.
Por isso planeje-se antes de tomar qualquer tipo de decisão.
Antes de tornar-se um empresário, você deve estar preparado para assumir essa posição. Então estude sobre o mercado, sobre os concorrentes, clientes, demanda, enfim, tenha muito conhecimento para começar bem.
Outras dicas para quem pretende comprar uma indústria
Mais uma recomendação ao pesquisar por uma indústria à venda no setor de alimentos é: analisar todo o histórico dela.
Aqui, na realidade, já é algo voltado para o momento da negociação, quando você marca uma reunião com o proprietário ou sócio.
É importante obter informações comprovadas por meio de documentos (documentos esses que devem ser analisados por um especialista como um contador ou consultor de negócios).
Veja demonstrativos financeiros, contratos (aluguel, fornecedor, etc.), documentos de aquisição de equipamentos, entre outros.
Também veja se o ponto do negócio é adequado para as atividades industriais. Esse tipo de ponto precisa estar afastado de residenciais e contar com um espaço amplo para as operações industriais.
Por fim, não se esqueça de verificar se a indústria encontra-se em situação regular. O negócio precisa estar em dia com suas obrigações fiscais para funcionar dentro da lei, do contrário as portas do mesmo podem ser fechadas.
Tenha a ajuda de um consultor de negócios ao longo de todo esse processo
A aquisição de uma indústria é um processo que exige total dedicação e o suporte de um profissional especializado. Não recomendamos comprar uma indústria sozinho. O consultor pode te orientar adequadamente aqui.
O consultor possui conhecimentos e habilidades com esse tipo de negociação e pode oferecer o melhor suporte. Ele pode tratar de assuntos relacionados com a negociação como a análise do valor de venda da indústria à venda.
Além do mais, no processo outras figuras tem um papel importante: contador (para a parte da análise financeira) e um advogado (para tratar de documentos como contratos).
Diferente de outros setores definidos como supérfluos, a alimentação faz-se presente na vida de todos. Mas ainda assim é importante não se guiar somente por isso e um sonho: um empresário precisa ter os pés no chão. Obtenha informações sobre o mercado, pesquise a fundo sobre a indústria e tenha a orientação do consultor.
Se você não organizar tudo isso, então o que era sonho pode ser tornar num pesadelo. É importante que um futuro empresário que planeja comprar uma indústria faça a sua lição de casa. Essa é uma das etapas para o sucesso.
Onde comprar uma indústria?
Com a Quero Um Negócio você tem um espaço exclusivo para compra e venda de negócios dos mais variados segmentos.
Em nossa plataforma você pode pesquisar por indústrias à venda, pontos comerciais, franquias, empresas do setor de serviço, comércio e muito mais. Temos centenas de anúncios de negócios disponíveis para aquisição em todo o país.
O que você quer é vender sua empresa ou indústria? Então temos também as melhores soluções para encontrar o comprador ideal. Nossa plataforma é segura, ágil e muito simples de utilizar.
Quer saber mais sobre a Quero Um Negócio? Veja aqui como nossa ela funciona e tudo o que pode te oferecer para quem compra ou vende.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!