Há algumas lojas de informática começaram a surgir com o intuito de consertar computadores. E foram muitos modelos de computadores de mesa que pararam para receber conserto. Só que, como a tecnologia sempre está em crescimento, outros desafios vieram para o ramo.
Hoje em dia, para investir em uma loja de informática à venda, é preciso ter um pensamento bem amplo. Os técnicos de informática passaram a se especializar em notebooks e, agora, não vale nada ignorar os smartphones.
Sendo assim, as lojas de informática apresentam amplas oportunidades de crescimento à medida que a tecnologia evolui. Quer saber mais como entrar nesse mercado? Então, continue a leitura.
Veja o segmento a sua loja de informática
Em primeiro lugar, uma loja de informática precisa saber em que área ela vai atuar. Algumas focam em consertos, instalação de sistema operacional, consertos de smartphones, troca de telas etc. Todos estes serviços são extremamente necessários.
Partindo do princípio que todos têm computador e celular, você pode ter certeza de que a procura é grande. Porém, veja o que o seu negócio vai atender mais. Você pode também trabalhar com uma loja de acessórios de celular. As capas estão aí para atender a todos os gostos e estilos. E elas não são procuradas apenas pela estética, mas são imprescindíveis para proteção do aparelho.
Da mesma forma, as telas de proteção de vidro são muito procuradas. Mas no que diz respeito a acessórios, você pode contar com venda de caixas de som, mouses, adaptadores, roteadores, cartuchos de impressora e acessórios para jogos.
O mais importante é saber qual é a base do seu negócio para servir o cliente. Veja o que é melhor para você e invista mais naquilo que vai trazer mais retorno financeiramente. Se possível, invista nos dois para dar mais opção ao seu cliente que deseja um serviço e, ao mesmo tempo, pode comprar algum produto.
Como vencer a concorrência?
Se você mora em uma cidade pequena e a sua loja é a única da região, não vai precisar se preocupar com isso nem tão cedo. Uma vez que o negócio se estabelece e ganha confiança do cliente, é muito mais tranquilo se estabelecer por anos com uma clientela fiel.
Por outro lado, se você escolher comprar uma loja de informática onde tem muitos concorrentes, você precisa de um diferencial. É muito comum ter boxes com diversas lojas de informática, uma do lado da outra. Nesse caso, foque na qualidade de atendimento.
Não existe nada mais decepcionante para o cliente que não ser tratado com atenção. E se for na loja de produto ou serviço que ele não tem conhecimento, ele se sente ainda mais lesado.
A displicência no atendimento leva o cliente a não retornar mais naquele estabelecimento. Por isso, dedique-se mais para entender e demonstrar simpatia para o cliente.
Outra característica que faz o cliente retornar é agir com sinceridade. Seja bem transparente no reparo ou na venda do produto. Imagine que, muitas vezes, o cliente é leigo. Ele precisa se sentir seguro para entregar dinheiro na sua loja.
Se o serviço foi mal executado ou a peça foi vendida e com defeito, é muito mais difícil reverter a confiança.
Cuidado com a exposição de produtos
Nunca é demais cuidar da segurança da sua loja. Pense que são produtos de médio a alto custo que vão ficar expostos. Por isso, seja estratégico na exposição.
Procure deixar celulares, notebooks e tablets presos de forma segura. Além disso, menos é mais na hora de mostrar os itens que sua loja vende. Não é preciso deixar tantas peças à disposição. E, para evitar pequenos furtos, procure expor em balcões de vidro com preços legíveis.
Monte uma equipe enxuta
Uma equipe de trabalho bem montada vai fazer a diferença na agilidade e eficiência do seu atendimento. Assim, você consegue delegar os serviços que cada especialista pode executar à medida que cresce a sua lista de clientes.
E,para ter sucesso, faça uma boa seleção para atendimento, técnico e caixa. Como você pode ver, não é preciso ter muita gente para trabalhar em uma loja de informática. O segredo é ter pessoas competentes que saibam bem como funciona cada peça.
É imprescindível saber sobre cada peça. Muitas vezes, o cliente entra na loja em busca de soluções que ele mesmo desconhece a existência. Neste caso, informação é tudo para quem está À frente do atendimento tanto na venda de produtos quanto na venda de serviços.
Legalize a sua loja de informática
A sua loja precisa de registro de CNPJ para funcionar. Antes de qualquer coisa, busque um contador para ajudar no processo de abertura da loja de informática. É importante ter tudo bem documentado, licença da prefeitura e funcionários registrados para evitar problemas com a fiscalização.
Outro benefício é que com a legalização é possível comprar de fornecedores com preços mais baixos para que você tenha um alto faturamento.
Divulgue a sua empresa
A internet veio para impedir que problemas como localização sejam um impedimento para o seu negócio. Ou seja, se a sua loja tem pouca visibilidade, procure as redes sociais para divulgar sua loja de informática.
Outra estratégia é fazer parcerias com influenciadores. Depois de uma divulgação em um perfil bem visitado, sua loja vai ganhar mais autoridade e , consequentemente, vai vender muito mais.
Está querendo abrir uma loja de informática? Aqui na Quero Um Negócio temos diversas oportunidades de lojas à venda para você iniciar. Entre na plataforma e saiba mais.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!