Você sabia que investir num restaurante japonês à venda é uma excelente oportunidade de negócio?
Entre especialistas em negócios é unânime a afirmativa de que o ramo alimentício é um dos que mais crescem. Mas não é somente no Brasil, em vários outros países esse segmento se destaca.
Por aqui ele foi o que mais cresceu no ano de 2020 e em 2018 representou um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 10%.
Mesmo que o país enfrente uma recessão econômica, ainda assim o segmento da alimentação é pouco afetado. As pessoas podem viver sem uma série de coisas, mas a alimentação é fundamental, não há como cortar esse custo.
E o paladar dos brasileiros está cada vez mais exigente, eles gostam de provar pratos de diferentes culinárias, sendo japonês uma de suas favoritas.
No Brasil os restaurantes de comida japonesa conquistaram pessoas de diferentes idades. Logo, adquirir um negócio desses pode representar um ótimo investimento. Quer saber mais? Então acompanhe aqui a leitura.
Comprar um restaurante pronto x abrir um restaurante
Será que a compra de um restaurante de comida japonesa traz mais vantagem do que abrir um do zero?
Antes de qualquer outra coisa, quando você investe num negócio pronto pode contar com algo de extremo valor: carteira de clientes.
Por outro lado, ao começar algo do zero, se tratando de um local que comercializa alimentos, pode demorar até você conseguir seus primeiros clientes.
Mas não é somente isso.
Um restaurante pronto e que se encontra à venda é a oportunidade de começar a empreender sem ter custos com abertura e legalização, licenças, etc. E, claro, você começa já, não tendo que esperar até tudo estar pronto para, enfim, iniciar as operações.
Sem contar que para abrir um restaurante japonês você ainda tem o processo inicial de planejamento. Aqui estará o plano de negócio que inclui: pesquisa sobre a localização, sobre os concorrentes, público alvo, etc. Mas é possível pular toda essas etapas ao investir em algo pronto.
Por fim, comprando um restaurante você ainda tem como vantagem o faturamento. Um negócio novo demoraria até gerar lucros e conseguir se sustentar, já um em funcionamento não.
Um negócio pronto já possui fluxo de caixa, é mais estabilizado, reconhecido, etc.
Observação: deixamos como orientação aqui que você contrate um contador para investigar a situação financeira do restaurante.
Há mais chances de sucesso e menos riscos também com um restaurante pronto. Se formos continuar a comparar as coisas aqui, então veremos que há mais pontos a favor da aquisição de um restaurante japonês à venda.
O que você precisa saber antes de investir num restaurante japonês à venda
É certo que investir nesse tipo de negócio é uma boa oportunidade, mas são necessárias algumas coisas para ter sucesso.
Você tem conhecimento sobre esse negócio?
O primeiro que podemos chamar de “requisito” para ingressar nesse segmento é conhecer sobre ele. Como você entenderá como tudo funciona e saberá identificar uma oportunidade sem conhecer esse ramo?
É como comprar um carro sem nunca antes ter pilotado. De ada adianta ter o melhor veículo se não sabe como conduzi-lo.
Como você saberá quais requisitos são essenciais? Como saberá se a localização do restaurante é boa? E quanto a equipe, como saberá avalia-la? Ou como saberá quem contratar para realizar a investigação sobre aspectos estruturais e operacionais do restaurante?
Ainda que você não seja um chef japonês, é importante que já tenha atuado num restaurante desses ou mesmo que tenha feito a sua lição de casa e estudado bastante sobre tudo o que está relacionado ao negócio. Atuar em sociedade é uma alternativa para se pensar.
Não há outra saída: quem quer gerenciar um restaurante de comida japonesa deve possuir muito conhecimento na área.
E isso, inclusive, te ajudará a saber se há qualidade no que é oferecido no restaurante japonês à venda. Ou seja, com esse conhecimento você será capaz de analisar os pratos servidos, como é feita a manipulação dos alimentos, habilidades dos chefs, etc.
O tipo de local ideal para montar um restaurante japonês
Será que o local onde encontra-se o restaurante japonês à venda é o mais indicado para esse tipo de negócio?
Em boa parte dos casos, a localização influencia bastante nos resultados que o restaurante tem. Na realidade, a localização está entre os fatores que mais influenciam nesse aspecto.
Uma localização perfeita é onde haja um considerável fluxo de pessoas, onde o restaurante esteja bem visível e o acesso seja fácil. Tendo esses três requisitos, é possível se considerar o local como bom, mas claro que existem outras análises para serem feitas.
Mas se o negócio apresentar bons resultados de faturamento, uma boa carteira de clientes, um bom volume de vendas, então isso demonstra que o local escolhido é ótimo. Converse com um corretor de negócios, pois ele tem as habilidades e conhecimento para te orientar nesse quesito.
Fornecedores
Os fornecedores com os quais o restaurante japonês à venda trabalha é mais um ponto para analisar. Não negligencie isso, pois é preciso oferecer alimentos de boa qualidade e procedência.
Atenção para aspectos estruturais
O espaço onde funciona o restaurante precisa ser amplo o suficiente para acomodar bem os clientes.
Existe uma etapa que é fundamental na hora de investir num restaurante japonês à venda que é visitar o local. Com essa visita você saberá se o espaço é amplo, se as instalações são adequadas para a realização do serviço, para a divisão dos ambientes, se os clientes ficam confortáveis ali, etc.
Cozinha, banheiros, área de bar, espaço para estoque e escritório. Esses são alguns dos ambientes necessários num restaurante japonês.
Mas a visita é também importante para identificar a situação do imóvel: será que existem problemas estruturais? Com a visita, acompanhado de um perito, é possível saber disso. Esse profissional poderá emitir um laudo apresentando a situação estrutural do imóvel.
Quem pode te ajudar a fazer uma análise completa do restaurante é o corretor de negócios. Esse especialista dispõe de habilidades e recursos para investigar se um restaurante à venda vale a pena o investimento.
A qualificação dos profissionais que ali atuam
Se um restaurante comum já necessita de uma equipe capacitada, isso é ainda mais necessário num restaurante japonês.
Habilidades na cozinha, com a preparação de pratos da culinária japonesa, conhecimento dos ingredientes, agilidade, tudo isso é fundamental para um chef na hora de elaborar pratos. Esse é um dos fatores cruciais para garantir a qualidade do que é servido.
Como você é quem assumirá todas as responsabilidade do restaurante ao adquiri-lo, caso a equipe ali não apresente bons pratos, então as reclamações, qualificações negativas, etc., tudo isso recairá sobre você.
Se você pesquisou por restaurante japonês à venda, listou suas opções, então o próximo passo é visitar cada um desses como cliente. É apenas tendo uma experiência dessas que saberá mais sobre a qualidade dos serviços e pratos servidos ali.
Onde buscar por um restaurante à venda?
Você sabia que a Quero Um Negócio é uma das mais completas, seguras e práticas plataformas para compra e venda de negócios?
Nós oferecemos um site intuitivo onde você pode pesquisar por negócios à venda em todo o Brasil e em diferentes segmentos.
Acesse aqui e pesquise gratuitamente por franquias, empresas, indústrias e muito mais. O negócio ideal para você pode estar aqui.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!