A escolha de um bom ponto do negócio é algo fundamental. Estar no lugar certo traz uma vantagem e tanta, pois as pessoas chegam mais facilmente até você.
Localizado no interior do Rio Grande do Norte, Mossoró é um município conhecido por ser um dos maiores produtores de petróleo do Brasil, tendo destaque ali setores de serviço, comércio e, em especial, a agricultura (destacando-se nessa a fruticultura).
Mossoró tem o segundo maior PIB do Rio Grande do Norte. Sendo que dois setores que mais contribuem para isso são: o setor de serviços e o industrial.
Investir na instalação de um negócio nesse município oferece muitas vantagens, dentre as quais os programas de incentivos fiscais com o objetivo de promover o desenvolvimento do município. Algo que beneficia bastante negócios de variados segmentos.
Mas é importante pensar bem na escolha do local onde o seu negócio funcionará.
Se a sua empresa estiver mal localizado, então isso pode gerar uma tremenda influência negativa nos resultados que ela terá.
Imagine agora a seguinte situação:
Um cliente conhece sua loja através da internet e decide ir até lá. Mas para isso ele busca o endereço pela internet mesmo ou então liga para você para saber melhor a localização, obter informações sobre algum ponto de referência, etc.
Mas esse cliente se perde para chegar até o local, pois ele fica bem escondido, não há estacionamento, etc. Então o cliente simplesmente desiste de chegar até lá ou então encontra, no meio do trajeto, outra loja que vende os mesmos produtos que você, mas essa está mais fácil de acessar, mais bem visível.
O fato é que a escolha do ponto do negócio é algo que deve ser feito com bastante cuidado. E para te ajudar com isso nós reunimos aqui 7 dicas para alugar o ponto ideal. Confira a seguir.
1 - Conheça o perfil dos consumidores
Você já ouviu a frase “esteja onde seus clientes estão?”. Pois bem, quando se conhece bem o público que se quer alcançar, então fica mais fácil saber qual a melhor localização para sua empresa.
Se você já elaborou o plano de negócios para sua empresa, então deve saber disso. Pois já terá definido o perfil do seu consumidor ideal.
No caso de ser uma franquia, então pesquise como outros franqueados escolheram o ponto comercial. Isso também serve no caso de empresas próprias, mas aqui pesquisando os concorrentes.
Há ainda como analisar o perfil do seu público e ver onde eles costumam estar. Por exemplo: abrir uma lanchonete perto de uma empresa de TI, loja de roupas, etc., seria uma ótima ideia, pois ali há funcionários que precisam sair no horário de almoço.
Viu só? Conhecendo os potenciais clientes fica mais fácil de identificar um bom ponto do negócio.
2 - Há concorrentes no local?
Há casos em que a concorrência ajuda a mostrar que vale a pena investir num ponto comercial ali, mas na maioria das vezes não é assim.
Muita concorrência, ainda mais próxima do ponto comercial que se pretende alugar, pode atrapalhar seus objetivos. Opte por um local onde existam outros negócios que complementem o seu e até mesmo levem clientes até você.
3 - Visibilidade do ponto do negócio
Dê atenção especial aos obstáculos visuais que podem impedir os clientes de encontrarem sua empresa.
Veja se não existe uma outra loja, ponto de ônibus ou qualquer elemento que possa causar uma barreira visual. É importante que o seu negócio esteja bem visível, de tal modo que os possíveis clientes o avistem de longe e não somente quando estão bem próximo dele.
Se for um negócio que precisa exibir os produtos, tal como uma lanchonete, loja de roupas, etc., então isso é ainda mais importante. E dica aqui é visitar o local para saber da existência dessas barreiras visuais.
4 - Local bastante movimentado
Não há negócio sem clientes e não há uma boa quantidade de clientes sem um bom fluxo de pessoas. Isso é um fato.
Locais bem movimentado são ótimas pedidas para se investir num ponto comercial. Pois é certo que por ali passarão seus possíveis clientes.
Aqui cabe uma investigação indo até o local. Converse com outros empresários por ali, com as pessoas que residem no local, etc. Também é importante visitar o local com a presença de um especialista a fim de analisar tanto a área quanto também o ponto comercial.
Nunca alugue um ponto sem antes realizar essa verificação.
Tudo isso que apresentamos aqui é de grande ajuda para que você evite ter prejuízos alugando um ponto onde não terá o retorno esperado com sua empresa.
5 - Há quanto tempo o ponto do negócio está fechado?
Uma outra coisa importantíssima, porém que poucos dão atenção, é saber há quanto tempo o ponto comercial não é alugado.
Mas por que isso é importante?
É porque mostra que o local vale ou não a pena para instalar seu negócio.
Como assim?
Simples. Caso o ponto do negócio esteja parado por mais de um ano, então isso é um indicador de que há algo errado. Pode ser que alguma mudança na área afetou os negócios ou mesmo que algo mais especifico tenha feito o ponto comercial perder seu valor.
Nesse caso, investigue tudo antes de fechar negócio. Evite surpresas desagradáveis com isso.
6 - Aproxime-se e conheça negócios compatíveis
Uma outra dica importante aqui é manter boas relações com outros comerciantes que não sejam seus concorrentes. Isso beneficiará (e muito) o seu negócio.
Assim, conheça a vizinhança e crie laços com outros comerciantes, empresas, etc. Estude bastante os negócios vizinhos e encontre um modo de se aproximar e não apenas criar laços de amizade (esse também são essenciais), mas laços comerciais que trarão excelentes retornos para seu negócio.
7 - Compare diferentes opções de pontos comerciais
Não analise apenas um único ponto do negócio, mas tenha as suas opções.
É de suma importância filtrar os melhores pontos comerciais para alugar. Mas faça isso levando em consideração o seu tipo de negócio, necessidades dele, dos seus clientes e, claro, seu orçamento.
Monte uma lista, em seguida siga as dicas apresentadas aqui para analisar cada um e ir filtrando. E lembre-se também de avaliar o valor do aluguel, onde poderá contar com a ajuda de um corretor de negócios.
Dica extra para escolher o ponto do negócio: prever o crescimento na região
Uma dica extra é também prever cenários, sejam eles positivos ou mesmo negativos. Um exemplo seria pesquisar bastante sobre o local em Mossoró onde pretende investir num ponto comercial e prever mudanças que favoreçam o crescimento ali.
Essas informações podem ser obtidas através de órgãos da prefeitura, tais como as secretarias de planejamento, geralmente elas podem apresentar informações importantes sobre alterações de infraestrutura como construções, expansões, etc.
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