Ponto do negócio em Juazeiro - BA: 10 passos para identificar um bom ponto comercial

Por Lucio em 28 de Junho de 2021
Ponto do negócio em Juazeiro - BA: 10 passos para identificar um bom ponto comercial

A escolha do ponto do negócio pode ser crucial para o sucesso do seu empreendimento.

E para quem pensa em instalar um negócio em Juazeiro, aqui temos algumas dicas que te ajudarão a escolher um bom ponto comercial.

As dicas aqui listadas servem tanto para quem pretende abrir um negócio do zero quanto para quem já possui uma empresa e pretende mudar de localização ou abrir uma nova unidade.

 

Conhecendo o município de Juazeiro

Juazeiro localiza-se no interior da Bahia. Cidade muito bem desenvolvida, ela conta até mesmo com um distrito industrial próprio, o “Distrito Industrial de São Francisco”.

Esse município conta também com um bom IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ocupando o 17° lugar no ranking de cidades com melhor IDH na Bahia (qual faz parte outras 417 cidades).

Por ali, a economia gira em torno do turismo, comércio, mas especialmente da agropecuária. Sendo que a agricultura irrigada foi a responsável pela sua notoriedade internacional.

Assim, investir nessa cidade do interior baiano representa uma ótima oportunidade. Mas para isso é necessário ficar atento para alguns pontos quais elencamos a seguir.

 

1 - Paciência para agir racionalmente ao escolher o ponto do negócio

Na hora de escolher um bom ponto do negócio muitos acabam deixando a ansiedade tomar conta. Pode ser que surja uma boa oportunidade, por um bom preço, mas o local estava fechado há muito tempo, indicando que algo não é bom por ali.

Caso você se deixe levar pela ansiedade, escolherá um ponto comercial errado e terá que investir bastante para fazer com que dê certo. Logo, não se deixe guiar por ela.

 

2 - Qual o seu orçamento?

 

Será que o ponto comercial desejado cabe no seu orçamento?

Definir um orçamento para a aquisição ou aluguel do ponto do negócio é muito importante. Quando você estipula isso, poderá, então, filtrar as opções segundo o valor que pretende investir.

É necessário haver um equilíbrio, ou seja, se o ponto comercial for muito barato isso pode indicar que ele não seja tão bom assim, já se for muito caro pode não compensar para o que você planeja.

 

3 - Um ponto comercial que de acordo com o seu ramo de atuação

O ponto do negócio pode ser perfeito para um tipo de ramo, mas péssimo para outro. Por exemplo: aquele local é perfeito para se abrir uma lanchonete, estando próximo de outros estabelecimentos comerciais e com um bom movimento, mas não ser ideal para quem pretende instalar um aloja de roupas.

Veja se o ponto comercial atende as necessidades da atividade que você realizará. E, também, se a sua estrutura atenderá ao que a atividade exige em espaço.

 

4 - Conheça a vizinhança antes

Mais uma dica importante é: pesquisar sobre a vizinhança. Antes de adquirir ou alugar o ponto, converse com outros lojistas ali para saber como é a movimentação, se existem clientes para o seu negócio, etc. Você pode adquirir informações valiosas deles ou de funcionários.

Existem lojas que se instalam próximas a outros pontos comerciais e, com isso, conseguem aumentar suas vendas vendendo para funcionários de uma e outra empresa, por exemplo.

 

5 - Saiba sobre o negócio instalado ali anteriormente

 

Muitas vezes, o ponto comercial foi usado para outro tipo de negócio e deixou uma impressão não muito boa. E se por acaso você instalar o mesmo tipo de negócio ali pode acabar não tendo bons resultados. Por isso, pesquise sobre isso antes também. Saiba sobre o negócio instalado ali anteriormente.

 

6 - Visibilidade do ponto do negócio

Uma dica muito importante aqui também é quanto a visibilidade do ponto do negócio. Para empresas do setor do comércio e serviços, por exemplo, é importante que se tenha uma boa visibilidade, livre de muitos obstáculos que possam atrapalhar sua visão.

Esse é um dos grandes fatores que influenciam na escolha de um ponto comercial.

Investigue elementos que possam tirar a visão do ponto, tais como: bancas, fiação, postes, pontos de ônibus ou até mesmo outros negócios, por exemplo.

Mas claro que existem negócios que podem se favorecer com uma localização assim, próxima de ponto de ônibus, mas é necessário que isso se enquadre com o que sua atividade precisa.

 

7 - Pesquise sobre o fluxo de pessoas naquele local

Claro, o fluxo de pessoas no local é de suma importância para o sucesso do seu negócio.

Quanto mais pessoas estiveram transitando pelo local, então mais clientes se pode atrair.

Uma dica aqui é verificar se o local conta com estabelecimentos que gerem um elevado tráfego, por exemplo: bancos, shopping, supermercados, restaurantes, etc.

Mas, claro, evitando locais onde existam estabelecimentos que possam ser seus concorrentes.

 

8 - Acessibilidade do ponto do negócio

O local é de fácil acesso? O cliente consegue chegar até lá sem grandes problemas? O cliente terá que atravessar uma via de trânsito rápido para chegar até sua loja? Há como quem vem de carro estacionar sem dores de cabeça?

Não adianta de nada ser um ponto comercial com boa visibilidade se para chegar até lá é complicado.

Opte por locais onde haja faixa de pedestre e semáforos, do contrário seu negócio pode ser prejudicado com o baixo tráfego.

Uma dica aqui é visitar o local em horários distintos: pela manhã e pela tarde. Também, realize essa visita em dias diferentes na semana, afinal de contas não seria legal saber que num determinado dia da semana o movimento é fraco ou o acesso ali é comprometido.

 

9 - Concorrência

Claro que uma das coisas que também pesará na escolha serão os concorrentes ali.

Muitas das vezes a concorrência pode ser benéfica para o seu negócio. Por exemplo: no caso de estabelecimentos comerciais onde o cliente realize comparação de preços, então pode ser vantagem estar perto de concorrentes.

Bons exemplos seriam lojas de eletrodomésticos, as quais costumam haver mais de uma numa mesma rua.

Por outro lado, quando os concorrentes se encontram já bem estabelecidos, então a melhor escolha é ficar longe deles.

 

10 - Potencial de crescimento

Realizar previsões é mais uma ótima dica para pesquisar um bom ponto do negócio.

É importante prever mudanças que possam ocorrer na região e que causem impactos negativos ou positivos para o tipo de negócio que você possui ou possuirá. Isso pode influenciar no sucesso da sua empresa.

Busque informações aprofundada sobre o local e obras que estejam sendo planejadas para serem executadas ali. Geralmente, é possível obter essas informações com órgãos como secretarias de planejamento do estado. Não deixe verificar.

Há muitos outros passos além desses para escolher um ponto comercial, mas trouxemos aqui os fundamentais. Tenha em mente que a calma é sua melhor amiga.

 

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