Entender as etapas envolvidas ao passar o ponto de uma clínica médica te ajudará a fechar um bom negócio.
Muitos fazem planos quando se trata de um negócio, contudo nem sempre os planos saem como esperado. Talvez você vá mudar sua clínica de localização ou mesmo ela esteja numa situação de aperto e optou por fechá-la. Não importa.
O fato é que o ponto comercial desse tipo de negócio é bastante valioso.
Se outra clínica funcionar naquele local ela pode usufruir da popularidade que a clínica anterior teve e potencializar seus resultados. O antigo negócio se desenvolveu ali e fez com que o local ficasse conhecido e isso é algo que muitos empresários que buscam um ponto comercial apreciam.
Mas como é esse processo para passar o ponto comercial? É sobre isso que abordaremos aqui hoje e passaremos algumas dicas muito importantes.
O que é passar o ponto?
Basicamente, passar o ponto comercial é transferir um local para outro empresário que deseje desenvolver o mesmo tipo de atividade ali.
Nesse caso, é possível passar somente o local físico ou poderá também passar mobília, máquinas e outros itens ali, uma vez que esses itens compõem o estabelecimento.
Se tratando de passar o ponto de uma clínica médica, pode haver equipamentos utilizados para exames que a outra clínica não queira levar e eles podem ser negociados também. Mas é importante ter a ajuda de um consultor de negócios nessa hora a fim de te orientar sobre preços e a melhor negociação.
Caso o seu negócio tenha prosperado naquele local, então o ponto pode tornar-se bem valorizado. É por isso que na hora de definir o preço para venda ou locação vários fatores precisam ser considerados e ter a ajuda do consultor é importante.
Em suma, o consultor possui experiência em diferentes áreas como finanças, economia, mercado, etc. Com essa bagagem toda ele possui propriedade para orientar quem deseja passar o ponto de uma clínica médica.
Um exemplo prático do que é passar um ponto comercial
Se você ainda não entendeu como tudo isso funciona, veremos um exemplo a seguir:
Francisco possui uma clínica médica instalada num imóvel que é alugado. O dono desse imóvel é o João. Por algum motivo, Francisco teve que fechar a clínica ali, mas o contrato de locação ainda possui mais 14 meses até vencer e se ele sair antes do tempo terá que pagar uma multa.
O que fazer?
Nesse tempo, surgiu a Marcela que pretende abrir uma clínica médica ou quer transferir a sua para aquele local, pois viu vantagem nisso. Mas ela não quer ter que esperar os 14 meses do fim do contrato.
E agora?
Agora Marcela e Francisco entram num acordo. Marcela paga ao Francisco um valor para assumir o ponto comercial antes do tempo, podendo explorar o local imediatamente. E o Francisco evitou a multa. Mas tudo, claro, sempre com o proprietário do imóvel participando do processo.
Passar o ponto de uma clínica médica: aluguel ou venda?
Ao contrário do que alguns possam pensar, passar o ponto de uma clínica médica não significa vender o imóvel, mas quer dizer que se está passando o direito de exploração daquele local.
Isso quer dizer que mesmo que o imóvel não seja do dono da atual clínica, mas o direito de exploração sim é dele. E isso está previsto por lei no contrato.
Você que alugou um imóvel para sua clínica tem, por lei, direito a esse ponto comercial.
Desse modo, se você quer passar o ponto de um imóvel alugado, pode fazer isso, mas antes deve avisar ao proprietário do imóvel sobre a decisão, ele precisa participar de todo o processo, como já foi dito aqui.
É muito importante esclarecer isso até mesmo para evitar complicações depois de fechar um negócio.
O que envolve esse tipo de negociação?
Passar o ponto de uma clínica médica envolve uma transação imobiliária e comercial. É importante ter em mente que ainda que você esteja negociando um local que pode trazer muitos benefícios para outro negócio similar ao anterior, ainda envolve um imóvel.
Tenha em mente também que esse tipo de negociação difere de uma negociação onde acontece a venda de toda a empresa.
A seguir temos dicas para te ajudar a entender sobre esse tipo de negociação e como ela deve acontecer para que você consiga fechar um bom negócio.
Como é que essa negociação funciona
Primeiramente, é importante definir se o ponto comercial que deseja passar é seu ou é alugado.
No caso de um ponto próprio e que você o queira repassar, além de estar repassando o direito de exploração, também estará passando o imóvel, seja para venda ou locação.
Já se o imóvel é alugado, então você apenas passará o direito de exploração para a atividade comercial e negocia com o interessado e com o atual dono do imóvel sobre repassar o aluguel.
Por que você quer passar o ponto de uma clínica médica?
Do mesmo modo que é importante esclarecer por que quer vender uma empresa, é importante que o interessado saiba a razão para você se desfazer daquele ponto comercial que parece tão promissor.
Será que os seus motivos são pessoais? Ou talvez o negócio não esteja se saindo bem ali? A localização é boa? Há um tráfego de pessoas considerável?
É muito importante atentar-se para isso, pois somente assim conseguirá elaborar um bom argumento de venda.
Alguns dos principais motivos para que alguém decida passar o ponto são:
- Problemas familiares;
- Mudança de cidade;
- Desentendimento entre sócios;
- O empresário não conseguiu lidar com algum contratempo ou não dispõe de recursos para expandir e sustentar o negócio;
- Entre outros.
Quem está em busca de um ponto comercial para uma clínica médica vai querer saber sobre isso. Essa pessoa sabe que está fazendo um investimento importante e quer ter certeza do que está fazendo. Por isso esteja disposto a responder as dúvidas dos interessados.
Sobre os equipamentos no local
Talvez você tenha decidido encerrar as atividades da sua clínica e queira repassar tudo, inclusive os equipamentos. Nesse caso, se os equipamentos são próprios, negocie com o interessado à parte.
Mas pode ser que os equipamentos sejam alugados, então cabe uma negociação especial.
Pode ser que o contrato de aluguel dos equipamentos ainda esteja muito longe de vencer e, nesse caso, negociar com a empresa responsável pela locação, avisando sobre o repasse do ponto, é importante.
Todos que possuem contrato com a sua empresa precisam ser avisados sobre a sua mudança de localização ou encerramento das atividades e que um novo empresário assumirá o ponto comercial. Pode ser que esses queiram realizar um novo contrato com a clínica médica que em breve estará ali.
Onde comprar ou vender um ponto comercial
Agora que você entende melhor como esse processo funciona, saiba que pode contar com a Quero Um Negócio para concretizar seus objetivos.
Nossa plataforma atua em todo o Brasil ligando quem compra e quem vende um negócio. Por aqui há anúncios de indústrias à venda, empresas do setor de comércio e serviços, pontos comerciais e muito mais.
Não importa se você quer repassar um ponto ou encontrar o melhor para seu negócio, nós podemos te ajudar. Saiba mais acessando nossa página oficial.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!