Passando o ponto de uma clínica de estética: como ter sucesso nessa transação?

Por Lucio em 16 de Fevereiro de 2022
Passando o ponto de uma clínica de estética: como ter sucesso nessa transação?

Se você está passando o ponto de uma clínica de estética, deve conhecer alguns elementos importantes para uma boa negociação.

Muitas das vezes um negócio não dá certo ou há a mudança de localização, por exemplo, fazendo uma pessoa passar um ponto comercial. E quem investir nesse ponto, tendo ali um negócio do mesmo segmento, terá mais chances de atrair clientes. É por isso que um bom ponto comercial é algo valioso.

Um bom ponto pode ajudar a reduzir os custos que uma clínica de estética teria com a divulgação do negócio e outras vantagens. E você pode explorar isso ao anunciar o seu ponto comercial.

Se você quer passar o ponto é certo que deseja fazer o melhor possível para obter um bom preço por ele. E a seguir temos dicas que te ajudarão a conseguir isso e tornar o processo de negociação mais prático.

 

O que é um ponto comercial?

Ponto comercial é algo que possui um conceito amplo, mas em suma ele se refere a um local que já é conhecido pela clientela.

Quando se abre um negócio num determinado espaço, a seguir vem as ações de marketing e demais divulgações para atrair os primeiros clientes. E isso faz com que aquele imóvel ganhe valor, pois se tornará conhecido.

Logo, o ponto comercial é um imóvel, geralmente alugado, onde uma empresa exerce suas atividades e acaba gerando valor para o imóvel também, dado que aquela localização ficará conhecida pela clientela e quando o negócio sair dali, ainda assim será um local conhecido, bom para negócios do mesmo segmento.

Para que um imóvel seja reconhecido como ponto comercial, contudo, é necessário que se tenha exercido ali a mesma atividade comercial por pelo menos três anos ininterruptos. E, claro, é necessário a formalização de um contrato de locação.

Mas veja que um ponto comercial assim é algo de valor tanto para quem possui um estabelecimento desses e pretende mudar sua localização ou para quem pretende montar uma clínica de estética do zero. Assim você tem dois tipos de clientes para os quais deve direcionar seu anúncio.

Veja a seguir algumas dicas de como alguém que está passando o ponto de uma clínica de estética pode anunciar e fechar um bom negócio.

 

Organize todos os documentos relacionados ao ponto comercial

Quem está passando o ponto de uma clínica de estética deve dar atenção especial para essa etapa do processo. É certo que os interessados querem saber sobre a situação do espaço em que estão prestes a investir. Esteja preparado para isso.

O capital aplicado para esse tipo de investimento é expressivo, logo, é certo que os potenciais compradores vão querer saber sobre isso. É por isso que você deve tratar de reunir todos os documentos do ponto comercial o mais cedo.

Faça também um documento apresentando os prós de se investir no ponto comercial. Isso ajudará os possíveis compradores a enxergarem valor no ponto.

 

O que ele possui de atributos? Isso é muito importante

Quando estiver passando o ponto de uma clínica de estética é importante destacar seus atributos.

O ponto possui uma localização privilegiada? Há outros estabelecimentos complementares próximos? O espaço é amplo? Ele está com algum equipamento (há casos em que a clínica anterior não levará alguns deles)? A empresa anterior esteve ali por 3 ou mais anos?

Pode ser que a clínica de estética que esteve ali anteriormente tinha boas avaliações dos consumidores e isso é importante de se relatar também para gerar mais valor para o ponto comercial. Pesquise bem e apresente os prós para o interessado negociar esse ponto.

 

Definição do preço do ponto comercial

Outra etapa importante para quem está passando o ponto de uma clínica de estética é definir o preço.

Aqui existem diversos elementos para se considerar ao realizar essa definição de preço, tais como os já citados: localização privilegiada, tempo em que o negócio anterior esteve instalado ali, condições estruturais, etc.

Definir o preço deve ser feito de modo que não se estipule algo nem acima (evitando uma venda) e nem abaixo (tendo prejuízos).

O que recomendamos é que você contrate um especialista para que realize essa definição para você. Um consultor de negócios é a pessoa indicada para isso, pois possui o conhecimento, as ferramentas e habilidades necessárias para chegar a um preço adequado.

Há o caso de também contratar uma imobiliária para realizar esse processo para você. Mas é necessário que essa imobiliária tenha experiência com a compra e venda de pontos comerciais.

 

Quando você é o locatário e deseja repassar o ponto antes do contrato expirar

Se você é quem alugou o ponto comercial, mas seu contrato não expirou e você quer repassar o ponto, saiba que há como fazer isso, mas é necessário informar o proprietário antes.

Converse com o dono do imóvel sobre a possibilidade de anunciar o repasse do ponto comercial para que você não perca o valor investido e nem o locador tenha prejuízos também. É importante avisar ao proprietário o mais cedo possível sobre o que pretende fazer.

Importante: nunca negocie sem antes tratar com o dono do imóvel, pois ele pode não concordar com o repasse ou o novo locatário não ser de acordo com o perfil que o proprietário espera.

 

Buscando os investidores ideais

Quando se está passando o ponto de uma clínica de estética, encontrar a pessoa ideal não é algo fácil.

O indicado nesse caso seria usar locais específicos para esse tipo de negociação. Mas usar apenas seus contatos e sites de anúncios gerais te deixará limitado e pode atrair mais especuladores do que pessoas realmente interessadas.

Por outro lado, anunciar que está passando o ponto de uma clínica de estética em locais como a plataforma da Quero Um Negócio te deixa um passo à frente.

Em nossa plataforma nós reunimos anúncios de empresas e franquias dos mais variados segmentos, mas também há anúncios de pontos comerciais. Se o seu estiver entre esses é possível chegar até a pessoa ideal para fazer uma boa negociação.

Como a Quero Um Negócio é uma plataforma especializada, através da segmentação você leve seu anúncio até o público certo. Saiba mais sobre os nossos serviços e comece a anunciar hoje mesmo tendo também a ajuda de um dos nossos consultores.

 

Faça um bom anúncio

Para atrair a atenção dos interessados um bom anúncio é fundamental. Pense no título, na descrição e tire boas fotos. Tudo isso ajudará a chamar a atenção daqueles que são os investidores ideais: empresários que tenham interesse em um bom ponto comercial para sua clínica de estética.

Use as fotos também para destacar os atributos do ponto comercial (como os já citamos). Mostre fotos do interior e exterior, das ruas e estabelecimentos próximos, etc.

Como os interessados não podem visitar o local antes, as fotos e a descrição detalha são os itens fundamentais para despertar o interesse neles em saber mais e querer visitar o local. A partir daí você receberá contatos qualificados e pode seguir para a próxima etapa da negociação.

Não se esqueça de que a Quero Um Negócio te ajuda a anunciar e conseguir fechar um bom negócio, seja para esse ou outro tipo de negociação. Saiba mais sobre nossa plataforma de compra e venda de empresas acessando aqui.

 

 

 

 

 

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