O ramo gastronômico é muito cobiçado entre os empreendedores. Em primeiro lugar
porque é lucrativo, visto que as pessoas necessitam de alimentos. Por outro lado, esse
tipo de comércio pode ser vista como um estabelecimento essencial.
É muito comum o empreendedor querer investir em uma padaria à venda para atender
a população do bairro. Entre tantos passantes, você pode contar com o público que
toma café na rua antes de ir para o trabalho. Outro perfil é aquele consumidor que não
deixa de comprar pão fresquinho.
No entanto, nem sempre o comércio pode ser viável. Para evitar riscos
desnecessários, veja algumas dicas que elaboramos aqui neste artigo.
Escolha uma boa localização
Por parecer um tipo de comércio indispensável, o empreendedor pode achar que
qualquer ponto é viável para abrir o negócio. No entanto, não é só porque o local não
tem padaria que é um indicativo de sucesso.
Observe bem a localidade e veja se o ponto da padaria à venda é estratégico. Até
porque, se estiver mal localizado, os prejuízos serão enormes financeiramente
falando. Além disso, o tempo para se dedicar ao negócio é bem dispendioso. Em
suma, uma padaria precisa funcionar antes mesmo do seu primeiro cliente acordar.
Pense nisso.
Portanto, a melhor dica é fazer uma pesquisa pelo local perguntando aos moradores
da localidade. Veja também se há concorrentes no local e comércio que faz com o que
o lugar seja bem frequentado.
Pense na preferência do cliente
Um grande erro do investidor que quer comprar uma padaria à venda é pensar com a
sua própria ótica. Por exemplo, imagine que você quer abrir uma padaria para vender
tortas e doces caros numa área onde o custo de vida é mais baixo. Sem dúvida, não
vai ter crescimento.
Ou seja, se você quer vender algo no seu empreendimento que dê lucro, pense no
consumidor. É muito importante ter em mente que o negócio é voltado para atender às
necessidades dele. Geralmente, muitas empresas deixam de evoluir porque somente
depois da abertura, dão valor a esse detalhe.
Invista em sistemas na padaria
A era do papel vai deixar de existir muito em breve. Neste caso, podemos contar com
ajuda da tecnologia que veio para facilitar a vida do empresário.
Enquanto o papel pode trazer certa confusão na hora de cobrar preços e contabilizar
vendas, os sistemas automatizados proporcionam mais organização. E organização é
tudo, não é mesmo?
Seja um administrador do negócio
De repente, você entrou no ramo da padaria por paixão. Pode ser que você seja um
grande padeiro artesanal e consegue fazer um pão exclusivo como ninguém. Não que
isso seja um defeito, muito pelo contrário, porém quando o padeiro deixa de ser o
dono, ele pode ter prejuízo.
Acima de tudo, para que a empresa dê lucro, é preciso que o proprietário seja também
um administrador e que tenha uma visão ampla do negócio.
Sendo assim, aprenda a delegar as tarefas de execução e procure ter noções do
negócio como um todo. Somente dessa forma, saindo do operacional, você vai poder
escalar o negócio e ter mais rendimentos.
Cuidado com a gestão de funcionários
Tenha em mente que, se o negócio é também de família, como é comum de
acontecer, é necessário deixar os problemas familiares dentro de casa.
O cliente precisa entrar no estabelecimento e sentir um clima agradável com uma
apresentação limpa e bonita também. É muito importante manter um bom
relacionamento entre os membros da família e demais funcionários. Naquele
momento, todos são funcionários, sem distinção.
Uma padaria à venda é um bom negócio para você? Então veja as oportunidades
incríveis aqui na plataforma da Quero Um Negócio.
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