Vender clínica de oftalmologia não precisa ser um processo tão complexo. E no artigo de hoje te mostramos os passos essenciais para realizar esse tipo de transação.
Há vários motivos para decidir vender uma empresa: você pode querer mudar de ramo de atuação, talvez haja problemas entre os sócios e a venda seria o melhor direcionamento, talvez você já possua outro negócio e queira agora focar nele, entre outros. O fato é que esse é um processo bastante comum, não apenas no Brasil, mas em outros países também.
Mas para conseguir fechar um bom negócio, antes é importante entender como esse tipo de transação funciona.
A seguir, criamos um pequeno guia que vai te ajudar a entender como deve ser realizado esse tipo de negociação e como obter o melhor preço pela sua clínica oftalmológica.
O cenário da compra e venda de empresas
A compra e venda de empresas tem se tornado um processo cada vez mais comum.
De um lado, há aqueles que desejam ingressar em um mercado, mas não querem ter que percorrer todo o trajeto que envolve a abertura, legalização, o funcionamento da empresa até a obterem os primeiros clientes. Sem contar todos os custos que teriam e os riscos também para começar um negócio.
Do outro lado, há aqueles que desejam repassar o negócio a fim de obter capital para outros propósitos, devido à falta de sucessão ou mesmo querem se aposentar, por exemplo.
E nessa negociação, ambos os lados querem obter benefícios.
E para que haja essa negociação que traga benefícios tanto para o comprador quanto para o vendedor, é importante realizar um levantamento de informações.
Mesmo que você entenda que possui todo o conhecimento a respeito do seu negócio é importante realizar este levantamento de informações pode haver informações mais aprofundadas que seriam de suma importância nesse processo.
Mas além da pesquisa e levantamento de informações, esse é um processo que exige tempo e atenção aos detalhes.
Outro aspecto importante é identificar o melhor momento para venda. Isso você consegue tanto investigando sobre as condições da clínica oftalmológica à venda quanto sobre as condições no mercado onde ela está inserida.
Defina antes o motivo para vender clínica de oftalmologia
Falamos brevemente sobre alguns motivos para decidir vender uma empresa. Dentre esses motivos há a mudança de ramo de atuação, a falta de sucessão, querer investir em outro negócio que se tenha entre outros.
Mas por que é importante que se defina o motivo da venda?
Primeiramente, é essencial determinar a razão pelo qual você deseja vender a sua vida oftalmológica para explicar isso para o possível comprador.
Que deseja investir em um negócio, seja em qual segmento for, quer saber antes porque o proprietário quer realizar o trespasse, ou seja, o repasse dessa empresa para outro titular.
Afinal de contas, se um negócio é vantajoso como o dono diz, então por que ele o que é vender?
Por meio dessa definição há como elaborar uma boa proposta para apresentar a empresa e convencer o possível comprador que vale s pena investir nela.
Em segundo lugar, é importante essa definição para que você, como o atual dono, consiga se nortear. Isso te dará informações valiosas para conseguir realizar uma boa transação.
Organize os documentos da clínica com meses de antecedência
Depois de definir por que quer vender a empresa, é hora então de reunir toda a documentação.
Mas na realidade isso deve ser feito com meses de antecedência. Mesmo que você não pretenda vender a empresa naquele momento, é importante preparar toda a documentação dela e manter tudo atualizado, pois nunca se sabe quando aparecerá uma boa proposta.
CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), licença e alvará da Vigilância Sanitária, fluxo de caixa, demonstrativos financeiros e mais, esse se tratam de alguns dos documentos que se devem atualizar antes de anunciar a clínica oftalmológica para venda.
Ao realizar o levantamento de informações e dos documentos da clínica oftalmológica, detectando algum tipo de problema, então será importante averiguar e solucionar tal questão.
Aqui é importante contar com a ajuda do contador da empresa para realizar o levantamento e a atualização desses documentos. Esse profissional, inclusive, ajudará a manter tudo organizado para melhorar a percepção de valor da empresa.
Vender clínica de oftalmologia: o levantamento dos equipamentos disponíveis e suas condições
Para uma clínica oftalmológica funcional é necessário que ela dispunha também de equipamentos. Esses equipamentos devem estar em ótimas condições de funcionamento para realizar a venda da empresa.
Lâmpada de fenda, oftalmoscópio
Tonômetro; lensômetro, OBI (Oftalmoscopia Binocular Indireta) e auto refrator são alguns equipamentos comuns nesse tipo de empreendimento e que você deve garantir que estejam em pleno funcionamento antes de anunciar a clínica para venda.
Aqui você pode contratar um perito para que analise os equipamentos e emita um laudo atestando a segurança e bom funcionamento deles. Inclusive, o próprio interessado na compra da empresa também realizará esse tipo de procedimento, então você deve estar preparado.
Mas se houver algum equipamento precisando de manutenção ou substituição há ainda como realizar a venda da empresa e negociar o custo que haveria com o reparo ou substituição de tal equipamento.
Informações sobre os profissionais
Antes de anunciar a venda, também é importante realizar um levantamento sobre os profissionais que atuam na empresa.
Verifique a situação de cada um, quanto a pagamentos e contratos, e também o desempenho deles quando vender clínica de oftalmologia.
Os funcionários são ativos de extrema importância para uma empresa. Se a sua clínica dispõe de funcionários que não possuem bom desempenho, isso então refletirá no desempenho geral da empresa e no lucro que ela teria.
Além do mais, o interessado na aquisição da sua clínica oftalmológica certamente vai querer obter mais informações a respeito dos funcionários que atuam ali.
Uma coisa importante sobre os funcionários é que eles sejam proativos. Então, antes de anunciar sua clínica oftalmológica à venda, é importante treiná-los para que saibam como resolver diversos tipos de situações sem depender de você o tempo inteiro.
Quando uma empresa conta com funcionários assim, então o valor de mercado dela aumenta.
Desse modo, é muito importante que você dê atenção para isso nesse processo de venda.
Esse é um investimento que pode render um bom retorno. Mas é importante, antes de mais nada, identificar quais os funcionários que necessitam desse treinamento, aqueles que possuem potencial e podem ajudar a melhorar o desempenho do empreendimento.
Venda total ou venda parcial
Ao vender clínica de oftalmologia, a venda não precisa ser total, há ainda como realizar a venda em partes o meio de cotas.
A venda total é quando você anuncia e vende a clínica oftalmológica por completo, ou seja, o novo dono assume tudo: marca, patentes, funcionários, equipamentos, contratos e mais.
Por outro lado, a venda parcial se trata de realizar a vida de cotas da empresa. O negócio não fica sendo de quem adquirir essa cota, mas cada pessoa que adquirir a cota se torna dona de parte da empresa.
A venda parcial é importante quando o objetivo não é desfazer-se do negócio, mas injetar recursos para melhoria dele.
Desse modo é importante analisar qual desses tipos de vendas é mais adequada para os seus objetivos. E no caso da empresa possui sócios, é importante que seja tratado com todos eles sobre esse tipo o tipo de venda mais adequado.
Com a ajuda de um corretor de negócios há como saber qual o melhor tipo de venda.
O corretor possui a experiência sobre o mercado, finanças, economia e mais, podendo proporcionar dados e informações aprofundadas a respeito disso. E com isso você teria o melhor direcionamento.
Vender clínica de oftalmologia falida
Citamos que existem muitos motivos para vender clínica de oftalmologia e um desses motivos pode ser porque o negócio encontra-se falido.
Há casos em que o dono de uma empresa não dispõe de recursos financeiros para manter o negócio ou mesmo o negócio encontra-se no estado em que é necessário um planejamento mais aprofundado e também recursos que esse atual dono não dispõe no momento. Nesse caso, a saída pode ser vender o negócio para alguém que disponha desses recursos e que seja capaz de reerguer o negócio.
Então é importante que você defina qual desses dois tipos de vendas seriam mais ideal para você e seus sócios (caso possua) nesse momento.
A qualificação dos compradores
Em muitos casos, um negócio pode ter um valor sentimental para o dono. Você construiu aquela empresa ao longo de anos, se esforçou, investiu, logo, deseja repassá-la para alguém que cuidará dela do mesmo modo que você o fazia. E é aqui que entra a qualificação de compradores.
Esse é um processo que consiste basicamente em investigar o interessado em adquirir a sua clínica oftalmológica, do mesmo modo que ele fará com você.
Nesse caso, você investigará tanto as qualificações dele para assumir um negócio quanto também o capital que ele possui para investir na compra e investir na manutenção do negócio.
Realizando esse processo você identifica um potencial comprador que assumiria e gerenciaria o negócio com o mesmo cuidado e atenção que você fazia.
Quanto vale a sua clínica oftalmológica?
Como saber por quanto vender o seu negócio? A definição do preço não é algo que deve ser feito com base em achismos. Se trata de algo definido com base em dados e informações sobre a empresa e sobre o mercado. E é aqui que entra o valuation para te ajudar a fechar um bom negócio.
O valuation se trata de um processo que utiliza diferentes métodos para chegar a um preço justo para o negócio. Aqui se faz um levantamento do fluxo de caixa, das condições estruturais da empresa, contratos, se fazem comparativos e outros aspectos importantes para chegar a um preço apropriado para venda.
Mas para que o comprador tenha a segurança de que está adquirindo uma clínica oftalmológica por um preço de acordo com o mercado, seria importante que esse processo fosse realizado por um profissional que não tenha relação com a empresa.
Esse profissional deve ter experiência com a compra e venda de empresas.
Mas é importante que você esteja preparado e entenda que, mesmo realizando o valuation, o comprador ainda pode contratar um especialista à parte para fazer isso também.
Mantenha sigilo ao vender clínica de oftalmologia
Outro ponto muito importante é o sigilo ao longo da negociação. Evitar que clientes e funcionários saibam agora que você pretende vender a empresa será importante para não manchar a imagem do empreendimento.
É comum que os clientes acreditem que uma empresa se encontra à venda por motivos financeiros, mas, como visto aqui, nem sempre é assim. Há diversas razões para vender um negócio e é importante que você mantenha esse processo em segredo nesse primeiro momento.
Se você anunciar agora que pretende vender a empresa, o que pode acontecer, além dos clientes pensarem que ela está falindo e recorrerem a outro empreendimento, é os funcionários também pensarem o mesmo e muitos deles acabarem se demitindo.
Por isso aconselhamos a manter o processo sobre sigilo.
Nesse aspecto, se aconselha também que seja realizado um acordo de confidencialidade. Esse acordo faz com que o possível comprador seja obrigado a não revelar dados sigilosos aos quais ele terá acesso sobre a empresa.
Quem deve realizar o acordo de confidencialidade é um advogado especializado.
O melhor lugar para anunciar uma clínica oftalmológica à venda
Além dos aspectos que citamos, é importante saber onde anunciar o negócio. Atualmente a internet oferece muitas oportunidades e uma delas é poder anunciar uma empresa à venda para milhares de pessoas qualificadas (potenciais compradores) através de uma plataforma feita exclusivamente para isso, como é o caso da Quero Um Negócio.
A Quero Um Negócio é uma plataforma que atua apenas com anúncios de compra e venda de empresas. Dispomos de centenas de anúncios e ligamos compradores em potencial a quem deseja repassar um empreendimento ou ponto comercial.
E o que deixa tudo ainda melhor é que você pode contar com a ajuda dos nossos consultores. Temos um time de profissionais que o ajudará tanto com a compra quanto com a venda de uma empresa.
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