Oportunidade de negócio em Juiz de Fora - MG: 10 dicas para identificar um bom negócio

Por Lucio em 30 de Junho de 2021
Oportunidade de negócio em Juiz de Fora - MG: 10 dicas para identificar um bom negócio

Uma boa oportunidade de negócio não apenas gera ótimos lucros, mas também um crescimento escalável.

Ou seja, você tem lucros todos os meses com o negócio e paralelamente a isso ele cresce e se desenvolve.

E se você pensa em investir na aquisição de uma empresa em Juiz de Fora, Minas Gerais, temos aqui 10 dicas que te ajudarão nesse processo.

 

Por que investir em Juiz de Fora?

Juiz de Fora é um município de Minas Gerais com uma das maiores expectativas de vida do Brasil e um potencial de consumo chegando a mais de 15 bilhões em 2019. Essa é uma ótima cidade para ter uma empresa, destacando-se pelo setor de serviços e setor industrial.

Mas é o setor de serviços o maior proeminente desse município mineiro. Para se ter uma ideia, um PIB considerável provém do setor de serviços no município.

Enquanto isso, o segundo mais importante e lucrativo setor ali é o industrial. O município conta com um Distrito Industrial em operação, o qual está sob administração da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG).

No setor industrial, há destaque para a fabricação de produtos têxteis, calçados, alimentos e bebidas, mobiliário, produtos para montagem de veículos e metalúrgicas.

Esses são dois setores que você deve analisar quando for buscar uma oportunidade de negócio nessa cidade.

Outros setores que se destacam por ali são: comércio e indústria de transformação.

O fato é que as oportunidades estão por toda a parte, mas cabe a você saber como identificá-las. Por isso que as 10 dicas a seguir te ajudarão com isso.

 

1 - Questione sempre

 

Um investidor deve estar sempre a questionar:

- Por que o vendedor quer repassar o negócio?

- Quais problema ele está enfrentando?

- O que os clientes acham do local, serviços e produtos ali oferecidos?

- A localização é boa?

- Qual o lucro bruto e líquido?

- Entre outras.

Sempre questione, vá atrás de respostas. Isso te ajudará a encontrar um bom negócio para investir.

 

2 - Há demanda considerável?

De nada adianta adquirir uma empresa com boa estrutura, estoque, fluxo de caixa, etc., se é um negócio num mercado ou segmento com pouca demanda.

O que faz um investimento ser bom são três elementos:

- É numa área que você tem conhecimento;

- Que você goste de atuar;

- E Onde há boa demanda.

Lembre-se de pensar sempre nesses três na hora de buscar por uma oportunidade de negócio.

 

3 - O negócio é ou será promissor ou apenas “sobrevive”?

A empresa à venda representa um bom investimento ou apenas consegue pagar as contas?

Você precisa investigar tudo sobre a empresa a fim de, não apenas saber sobre sua situação atual, mas também para realizar uma projeção sobre o futuro dela.

 

4 - Mantenha os pés no chão diante de uma oportunidade de negócio

Claro que um empreendedor pode sonhar e esse é um dos elementos que faz um empreendedor de sucesso. Mas você também precisa manter os pés na Terra.

Seja realista sobre um investimento num negócio, veja se essa é uma oportunidade de mercado real. Conte com a ajuda de um corretor de negócios para te ajuda a analisar isso.

 

5 - Os nichos de mercado são ótimas opções

No ano de 1995, quando a Sony começou a vender seus primeiros radinhos de pilha, ela não teve como alvo os proprietários de rádios de mesa, mas sim o público mais jovem, trazendo uma proposta mais “portátil”. E, nisso, o sucesso foi absoluto, tanto entre os jovens quanto entre outros públicos.

Muitas das vezes, o ideal é não competir com grandes empresas, mas segmentar e encontrar oportunidade num mercado. Aqui os nichos de mercado são ótimos para isso.

Quem busca uma boa oportunidade de negócio pode investir em algo que tenha carência dentro de um mercado.

 

6 - Oportunidade de negócio: o que está em alta

 

Obviamente que a tendência é e sempre será um dos fatores para investir num negócio.

No caso de Juiz de Fora, mencionamos que os setores de serviço e indústria são os de destaque. E aqui você já tem um ponto de partida.

Começando por isso, pesquise por negócios nesses setores que estejam em alta, possuem demanda crescente, etc. É por isso que uma das qualidades de quem quer ser um empresário é a disponibilidade para pesquisar bastante.

Busque por informações e dados sobre o mercado e segmento (nicho) nesse mercado. Mas além disso, faça uma pesquisa local também a fim de saber o que está em alta no município.

 

7 -  É algo numa área que você gosta? E quanto a sua experiência?

O empreendedor gastará a maior parte do tempo nesse negócio, logo, precisa gostar daquilo.

Se você atuar numa área que não gosta e não tem habilidades, mas pensando apenas nos lucros, então será um grande problema. O negócio não cresce, pois você não conseguirá se empenhar ao máximo.

Tenha em mente que após a aquisição de uma empresa você terá que dedicar tempo, paciência e muita energia.

Outro ponto são suas habilidades.

É certo que se for adquirir uma empresa pronta, então terá funcionários (exceto em empresas pequenas, onde o próprio o dono gerencia tudo). Mas quase sempre se terão funcionários, mas decisões importantes serão tomadas por você e a experiência com esse tipo de negócio é fundamental para tal.

 

8 - Saiba com quem está fazendo negócio

Conheça tanto a empresa e seu histórico, como também o proprietário ou proprietários. Essa é a sua garantia de que está negociando com alguém de confiança.

Para isso busque informações sobre o negócio, com documentos que comprovem tudo, sobre os sócios, investidores, parceiros, etc. Tudo isso te ajuda a saber se a empresa possui ou não credibilidade e se o empresário também é de confiança.

Lembre-se: nunca faça negócio sozinho, mas tenha ao seu lado um advogado e um contador. Eles te orientam para ter êxito no processo.

 

9 - Esse é o momento ideal?

Veja se o momento é ideal para adquirir o tipo de empresa desejado. Ou seja, avalie se o cenário econômico atual é propício para impulsionar o mercado ou nicho qual o negócio encontra-se.

Veja se os preços dos produtos ou serviços estão subindo ou caindo, se há demanda, concorrência, etc. Uma habilidade fundamental para todo futuro empresário é ser observador, logo, desenvolva essa habilidade e se mantenha atento para tudo.

Uma pessoa que é observadora consegue encontrar uma boa oportunidade de negócio, pois está tenta aos detalhes.

 

10 - Solicite todos os documentos do negócio

Para saber se uma oportunidade de negócio é mesmo válida, tenha em mãos os documentos desse negócio.

Solicite ao atual dono informações mais aprofundadas sobre a empresa mediante a assinatura de um “contrato de confidencialidade”, garantindo que você não divulgará as informações sobre as quais terá acesso.

Isso incluiu ter acesso a: demonstrativos financeiros, inscrição estadual, municipal, autorizações, licenças, alvarás, etc. Todos esses documentos são de suma importância e devem ser analisados pelo seu contador de confiança.

 

Voe mais alto com a Quero Um Negócio!

Se é a sua hora de empreender, ter o próprio negócio, conte conosco para ir mais longe!

Nós temos uma das maiores plataformas do Brasil exclusiva para compra e venda de negócios. Pesquise o tipo de empresa desejada de acordo com localização, valor, etc.

Temos anúncios de empresa à venda em vários estados e cidades do país. É hora de encontrar a empresa que é segundo o seu perfil e iniciar sua jornada empreendedora! Saiba mais aqui.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..