Joinville é apontada como líder do PIB em Santa Catarina. E para quem busca uma oportunidade de negócio por ali, diversos ramos são promissores.
A terceira cidade mais rica do sul do Brasil é proeminente nos setores de indústria e serviços.
Abrigando o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, contando com mais de 240 empresas, a cidade destaca-se na indústria com produtos plásticos, de metal química, automobilísticos, etc.
Joinville está à frente de cidades catarinenses como Itajaí, Florianópolis Blumenau, São José e Chapecó, no ranking das que mais geram riqueza.
A cidade é uma das referências para quem quer fazer negócio. Logo, é uma boa escolha para quem deseja abrir ou adquirir uma empresa pronta.
Nesse artigo trouxemos algumas dicas que te ajudarão a identificar o melhor ramo para ter um negócio nessa cidade catarinense.
Oportunidade de negócio em Joinville: indústria ou serviços
Apesar do comércio se fazer presente em peso, são os setores da indústria e serviços que se destacam. Fábricas de variados tipos de produtos encontram toda a infraestrutura que precisam nessa cidade.
Uma pesquisa da Urban Systems, publicada em dezembro de 2010, apontou Joinville como a melhor cidade em Santa Catarina para investir no setor industrial.
E não é por menos, essa cidade é considerada o principal polo industrial de SC. E ela encontra-se no top 50 das melhores cidades do Brasil nesse setor.
Mas a diversidade da economia em Joinville proporciona um impulso nos resultados. Por ali há até mesmo oportunidades para startups, as quais encontram espaço graças aos investimentos em inovação.
Oferta e demanda
Mesmo com esses números atraentes, cabe realizar uma pesquisa para saber se o tipo de negócio no qual pretende investir será vantajoso.
O fato é que existem muitas empresas praticamente quebradas à venda e você teria muitos custos para colocar algo assim nos eixos (a não ser que seja o seu objetivo).
Para isso é necessário estudar a cidade, a população, os produtos mais consumidos na localização desejada, etc. Ou seja, o seu foco deve ser no local específico onde o negócio funcionará.
“Será que naquele bairro um negócio desse tipo se sairia bem?” “Há uma empresa ali, mas ela é nova? Já está ali há algum tempo? Se sai bem ou está apenas sobrevivendo?”.
A falta de pesquisa e planejamento, ainda que na aquisição de uma empresa pronta, é um dos fatores que levam um negócio a fracassar.
E quanto a sua experiência e habilidades?
Ter conhecimento sobre o negócio é fundamental. E aqui o sentido é duplo: conhecimento sobre o negócio à venda e conhecimento sobre o setor qual pretende atuar.
É certo que podemos ficar encantados com uma oportunidade de negócio, mas ela precisa ser avaliada antes. E para que se consiga fazer essa avaliação, o conhecimento sobre o setor, suas carências, desafios, etc. é de suma importância.
Sempre que um empreendedor abre uma empresa ou investe em uma pronta numa determinada área, quase sempre, antes, ele já atuou com aquilo: ele já trabalhou numa empresa desse setor.
Por exemplo:
- Alguém que pretende investir numa empresa no setor automobilístico já trabalhou numa oficina, numa indústria de automobilística, numa loja de autopeças, etc.
Como você conseguirá tomar decisões importantes sem esse conhecimento sobre o setor?
Caso não o possua, e mesmo assim quer investir num negócio, há duas opções:
- Ir em busca desse conhecimento por meio de treinamentos;
- Ou ter a ajuda de um sócio que já tenha atuado com esse tipo de negócio.
Validando uma oportunidade de negócio
Citamos brevemente o quão importante é que uma ideia de negócio seja avaliada e validada.
Mas para isso é necessário contar com a ajuda de ume especialista.
Para quem pretende adquirir uma empresa pronta, o corretor de negócios é a ajuda ideal. Com o auxílio de sua expertise, você poderá identificar as melhores oportunidades de negócio.
Um corretor tem habilidades, conhecimentos e utiliza métodos que não apenas analisam, mas validam se um investimento vale a pena. É uma grande ajuda nesse momento.
Muitas empresas abrindo naquele setor
Ou outro indicador que ajuda a saber se um setor é promissor é a quantidade de novas empresas inauguradas. Obviamente que é necessário outros indicadores, mas esse é um grande auxiliar.
Contudo, há ainda o indicador de quantidade de empresas que fecham as portas no mesmo setor. Mas esse aqui deve ser analisado com cuidado, pois nem sempre pode indicar que um setor não vale a pena:
- Pode ser que empresas pequenas queiram competir com marcas já consolidadas;
- Ou que os empreendedores estão fazendo algo errado (como vender produtos num local sem demanda ou abriram uma loja ao lado de uma concorrente (direta ou indireta), etc.;
- Bem como, pode significar que o cenário, naquele momento, não é favorável (a exemplo de muitas empresas que fecharam as portas em 2020 devido a pandemia do coronavírus).
Oportunidade de negócio: o setor alimentício nunca decepciona
Se existe um setor que sempre vale a pena o investimento, então é o setor alimentício. Lanchonetes, restaurantes, mercados, etc., são algumas opções de negócios que valem a pena.
Segundo o estudo Negócios Promissores em 2020, realizado pelo Sebrae, bares e restaurantes tiveram o maior crescimento percentual nas buscas na internet no último ano. E isso se intensificou por conta dos aplicativos de delivery.
Com a pandemia, cada vez mais pessoas adotaram a comodidade das refeições fora de casa, mas sem sair de casa.
Também, os pequenos mercados são outra oportunidade de negócio dentro desse setor. O segmento de alimentos e bebidas representa um crescimento considerável no Brasil.
Comércio eletrônico (e-commerce)
Outro setor que se pode considerar como boa oportunidade de negócio é o do comércio eletrônico. Aqui empresas de variados segmentos podem usufruir da internet para venderem muito mais.
Por Joinville investir em tecnologia e inovações, logo, esse é um setor no qual você pode se destacar muito devido as plataformas, ferramentas, infraestrutura e demais recursos qual se pode ter acesso com mais facilidade.
Empresas do setor de transporte
Empresas de transporte também são boas opções de investimento. E aqui há uma diversidade para se focar: transporte de medicamentos, de cargas pesadas, transporte escolar, transporte de materiais perigosos, transporte de veículos, para mudanças, entre outros tipos.
Um setor também influencia em outro, assim, se por um lado os serviços de transporte aumentam, então aumentam também as oportunidades para empresas de serviço como lava-jatos, oficinas mecânicas, etc. Vale ficar de olho também.
Logo, se você pensa em investir na compra de um negócio no setor automotivo, vale tanto pesquisar por indústrias como por empresas de serviços.
Joinville oferece muitas oportunidades, cabe a você saber identificar as melhores, de acordo com seus objetivos.
Compra ou venda um negócio agora
Quer comprar ou vender uma empresa? A Quero Um Negócio tem a solução que você procura.
Nossa plataforma atua na intermediação de compra e venda de negócios dos mais variados setores, atendendo em todo o território nacional.
Contamos com uma plataforma prática e simples de usar para quem busca por um negócio à venda. E para quem vende, temos soluções sob medida para encontrar o comprador ideal, seja por si mesmo ou contando com nossos consultores especializados.
Acesse aqui e saiba mais sobre a Quero Um Negócio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!