Onde encontrar profissionais para vender franquia em São Paulo?

Por Lucio em 03 de Março de 2022
Onde encontrar profissionais para vender franquia em São Paulo?

Nos últimos anos, empreendedores estão aprendendo mais sobre o mundo da
franchising. Em busca de baixo custo de investimento, infraestrutura fornecida pela
empresa e todo suporte, muitos veem a oportunidade de investimento.
Mas nem sempre o franqueado permanece por muitos anos na franquia. Pode ser por
motivo de mudança de cidade, insatisfação com o modelo de negócio ou busca de
novas oportunidades.
O bom é que o acordo é feito de forma contratual e nele costumam ser previstos os
direitos e deveres do franqueador e franqueado. Em outras palavras, em um caso do
franqueado não querer mais o negócio é possível repassar a franquia. Contudo, no
contrato é que vai escrito se ele pode repassar para alguém ou seu cabe somente à
franqueadora a substituição.
Quer saber mais? Então continue a leitura do artigo.
O repasse da franquia
Sem dúvida, é muito mais simples procurar alguém para colocar no seu lugar. Quando
é preciso largar o posto para assumir outro compromisso, quanto mais rápido for a
negociação melhor.
Porém, não tem como fazer essa substituição se o contrato não permitir. Veja cada
cláusula contratual para não sofrer punições com a franqueadora. De toda forma,
mesmo que haja essa permissão, a franqueadora precisa aprovar o novo franqueado. 
Isso acontece para garantir que o novo parceiro está bem de acordo com o perfil da
empresa. Muitas vezes, o franqueado não tem jeito para administração do negócio e
isso pode colocar tudo a perder.
Sendo assim, para proteger o capital investido, a franqueadora analisa o perfil do
candidato e aprova ou não a indicação. Também pode ser feito um processo seletivo
para escolher o candidato com perfil mais adequado para o somar no time.
Separe a documentação
Vender uma franquia não é diferente de vender qualquer negócio. Se você é
organizado com documentos, fica mais fácil reunir o que for  necessário para fazer o
repasse.
Uma vez que você tem em mãos documentos da empresa, notas fiscais, canhoto de
pagamento de multas e impostos e dados sobre faturamento, ficam mais fáceis para o
interessado analisar.

Tudo vai ser minuciosamente analisado pelo candidato para que ele não se sinta
lesado ao entrar no negócio. Inclusive, deixa claro sobre pagamento de taxa de
franquia e pagamento de royalties.
É fundamental para o candidato saber como vai ser a questão do pagamento à
franqueadora. Enquanto algumas franquias pagam taxas mensais, outras repassam
royalties. Sabendo passar essa informação, você já vai conseguir afastar quem não
está interessado no método de prestação de contas.
Deixe a franqueadora agir no repasse
Cabe à franqueadora tudo o que foi acordado no contrato. Uma dessas coisas é
bancar todo treinamento. Assim como aconteceu com você, o próximo responsável
pela franquia será de responsabilidade da franqueadora.
Isso vai tirar um peso das costas na hora de você se despedir da empresa. A escolha
do futuro franqueado também cabe a ela. Por isso, quanto antes você conversar sobre
o repasse com a empresa, mais ágil será a sua saída. 
Seja franco em relação ao seu ponto de vista enquanto há tempo. Tudo que uma
empresa de franquias deseja é ter bons relacionamentos com seus parceiros para
evitar constrangimentos futuros e baixos rendimentos.
Busque um consultor para intermediar o
repasse
Analisar cláusulas do contrato, entender o “juridiquês” e evitar pegadinhas na hora da
cisão do negócio, pode ser um pouco desgastante.
Nessas horas, procurar um consultor que vai analisar detalhadamente os direitos e
deveres do franqueado antes de repassar o negócio é muito importante .
Vender uma franquia em São Paulo oferece diversas possibilidades. A metrópole
oferece um amplo mercado para diversos segmentos. No entanto , o que torna mais
difícil o processo é justamente a parte burocrática. Nada que um consultor de negócios
não consiga resolver antes de você passar o bastão para alguém.
Um exemplo de problemas que podem ocorrer por falta de leitura do contrato é a lei de
não concorrência. Imagine que você é um dentista que encerrou o contrato com a
franqueadora do segmento odontológico.
Com ela, você adquiriu todo conhecimento do negócio e, por isso, se sente apto para
abrir uma nova franquia semelhante.
Seria desleal com a franqueadora que você fez parte passar a ser concorrente no
ramo. Para evitar esse tipo de desgaste, é permitida uma cláusula  contratual
chamada de não concorrência e pode ser válida entre 2 a 5 anos 
Ou seja, dentro desse período, o ex-franqueado fica proibido de abrir uma franquia
concorrente sob pena de multa.

Isso não significa que o dentista, no caso, não possa trabalhar no mesmo segmento. O
fato é que ele não pode se valer do segredo industrial e do modo de gestão da
franquia. 
Caso contrário, todo ex-franqueado poderia usar o conhecimento para se levantar
como concorrente assim que saísse da unidade de franquia. Isso protege a
exclusividade da marca em relação a produtos e fornecedores. 
São Paulo - A capital do Franchising
Por ser uma metrópole as chances de bons negócios são muito maiores. Pense que
pelo menos 60% dos investidores internacionais têm negócios em São Paulo. 
Além do PIB elevado, a diversidade cultural favorece o surgimento de diversos tipos
de negócio, o que é muito bom para quem quer repassar uma franquia. 
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