Oficina à venda: como identificar as melhores oportunidades de negócio?

Por Urias em 15 de Outubro de 2021
Oficina à venda: como identificar as melhores oportunidades de negócio?

Para você que planeja investir numa oficina à venda, trouxemos excelentes dicas para identificar as melhores oportunidades de negócio.

De acordo com dados do DETRAN, no Brasil há 1 carro para 4 habitantes, enquanto que a quantidade de motos é maior do que a de carros em 45% das cidades brasileiras. Carros e motos são vistos hoje como algo fundamental na vida de muitas pessoas.

Esses dados que apresentamos mostram o quanto esse mercado apresenta benefícios.

Com mais carros nas ruas, então maior será a demanda por oficinas, seja para manutenção, manutenção preventiva, etc. Um carro ou moto precisará ir na oficina ao menos duas vezes no ano.

Outro motivo? Muitas pessoas têm passado a investir em veículos usados e, nisso, as oficinas mecânicas presenciam um aumento na demanda. 

Aqui o fato é que a crise econômica forçou os brasileiros a reverem muitas coisas, fazendo com que alguns adquirissem carros e motos usados ou, ainda, que permanecessem mais tempo com o seu atual.  E para sustentar esse veículo bom por mais tempo, então os serviços de uma oficina são essenciais.

Sabe o que acontece aqui? 

Há um aumento na busca por mão de obra especializada na manutenção de veículos. E é assim que as oficinas se tornam uma boa opção de investimento.

Nesse caso, é ainda mais vantagem adquirir uma empresa pronta, pois assim você não tem que começar do zero, com incertezas, mas já ingressa nesse ramo numa oficina pronta, com clientes, uma equipe especializada, equipamentos, etc.

Se você quer investir nesse mercado, então precisa conhecer as dicas que listamos aqui.

Por que adquirir uma oficina à venda?

É sonho de praticamente todo brasileiro ter o próprio negócio. Nisso, aqueles que atuam com manutenção de veículo decidem ter a própria oficina.

Mas o excesso de burocracia e os elevados custo fazem com que muitos acabem desistindo desse sonho. Mas com uma oficina pronta você não se preocupa mais com isso.

Você tem agora uma empresa pronta, funcionando, com profissionais que conhecem os processos operacionais ali, com as ferramentas e equipamentos necessários, com fornecedores de confiança, etc.

Mas se você fosse começar uma oficina do zero teria que se preocupar com a escolha do local, treinamento de equipe, contrato de aluguel, contrato com fornecedores, sem contar o marketing para conseguir os primeiros clientes.

E outra vantagem de adquirir uma oficina à venda é que enquanto ocorre a negociação e transferência do negócio para o seu nome, ele permanece em funcionamento, não sendo afetado. 

Conhecendo os tipos de oficina

Antes de qualquer coisa, é importante que você conheça os tipos mais comuns de oficinas para que defina a que deseja adquirir. Destacamos aqui três tipos que são:

- Oficina mecânica - Ela é responsável por realizar ajustes comuns em carros e motos, tais como a troca de óleo, revisão, substituição de peças, etc. Nesse tipo de oficina o atendimento é mais geral, sem que haja um serviço exclusivo para uma marca;

- Oficina multimarca - Essa sim é um tipo de oficina de serviço de manutenção em veículos de marcas específicas, atuando com peças dessas marcas e um serviço mais completo para tal;

- E há ainda a oficina especializada que atua exclusivamente com serviços e peças de uma determinada marca, tendo uma qualidade mais elevada em seus serviços, além de maior expertise na realização desse serviço por ser uma oficina especializada numa marca.

A oficina à venda que focaremos hoje aqui é a oficina de manutenção de veículos como carros e motos, contudo, as dicas podem ser aplicadas também para o caso de oficinas de outros tipos como as de bicicleta, oficina de costura, oficina de calçados, etc.  

Identificando as melhores oportunidades: o seu perfil

Como dito, o mercado automotivo apresenta uma grande oportunidade. Mas será que esse tipo de negócio se adequa ao seu perfil empreendedor?

Para gerenciar uma oficina você precisa ter conhecimento sobre o ramo, ter disposição para se atualizar, inovar, etc. Aqui é importante estar sempre a frente para oferecer o melhor para os clientes.

Lembre-se de não querer abraçar o mundo: é necessário ter profissionais atuando e auxiliando em cada área.

Gestão eficiente do negócio

Os clientes estão cada vez mais exigentes, logo, um estabelecimento com uma gestão ruim, com funcionários despreparados e um serviço mediano farão com que a oficina à venda não tenha um lugar de destaque no mercado.

Se você quer se dar bem nesse ramo de atuação, então precisa investir num local que não passe aquela comum imagem de ambiente sujo e desorganizado, a parte visual é também algo fundamental para que os clientes decidam fechar ou não serviço com a oficina.

Mão de obra qualificada e qualidade nos serviços são dois elementos extremamente necessários.

Análise do financeiro da oficina à venda

É a parte da relação “receitas x despesas” que costuma falar mais alto na hora de investir numa empresa pronta.

A empresa precisa possuir um faturamento mínimo para se manter saudável. E, obviamente, você não busca aplicar o seu capital num negócio que apenas sobrevive.

Com a ajuda de um contador analise entradas e saídas da oficina e veja se o negócio é lucrativo. Para isso será necessário solicitar os documentos chamados de demonstrativos financeiros da empresa.

Esses documentos, que ajudarão a saber as receitas e despesas da oficina, podem ajudar também a realizar projeções, identificando se o negócio será lucrativo no futuro.

Processos legais e burocráticos

Mas além de analisar a parte financeira, cabe também analisar a parte fiscal. 

É importante que a oficina esteja em dia com suas obrigações fiscais, que tenha as devidas licenças, alvarás e autorizações. 

Desse modo, investigue com a ajuda de um contador ou mesmo um consultor de negócios se a oficina encontra-se devidamente regularizada.

Para que a oficina se estabeleça devidamente, é necessário que ela tenha autorização do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. CNPJ e inscrição na Receita do Estado são obrigatórias também.

Por fim, outros tipos de questões fiscais que a oficina precisa tratar são: obter uma licença ambiental para ruídos, efluentes líquidos e resíduos sólidos.

Em todo esse processo você pode contar com a ajuda de um consultor de negócios. O consultor presta um auxílio completo para quem pretende tanto adquirir quanto vender uma empresa, orientando e ajudando em cada etapa.

No caso de quem quer adquirir uma oficina à venda, o consultor consegue até mesmo identificar se o valor de venda está de acordo com o valor de mercado, evitando que você invista mais do que deveria.

Qualidade do serviço

Uma oficina pode ter o melhor ambiente, as melhores ferramentas, equipamentos e as melhores peças, mas se o serviço for ruim, então de nada adianta. Muito pelo contrário, um negócio assim ainda se torna mal falado, gerando um impacto negativo.

Investigue a qualidade do serviço oferecido ali, seja visitando o local ou também buscando a qualificação dos clientes. Os profissionais devem ser qualificados para o serviço.

 

Seja dono do seu próprio negócio com a nossa ajuda

É o seu sonho ter uma oficina? Empreender nesse ramo? Então nós podemos te ajudar a encontrar o negócio ideal, de acordo com seus objetivos, orçamentos e outros critérios.

A Quero Um Negócio é uma plataforma de intermediação de compra e venda de negócios atuante em todo o Brasil. Nós ajudamos compradores e vendedores a concretizarem seus objetivos num ambiente seguro, ágil e transparente. 

Quer conhecer a Quero Um Negócio e buscar uma empresa à venda agora mesmo? Então clique aqui.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..