No processo de venda de uma construtora, a precificação adequada é fundamental. Mas para isso é necessário saber como avaliar o valor do negócio e negociar adequadamente.
Há quem acredite que a venda de um negócio envolva apenas a análise da situação do empreendimento e seu fluxo de caixa. Mas as coisas vão além disso, uma vez que analisar o posicionamento da marca, seus ativos e passivos, clientes e mais é também algo que influencia no preço de venda.
Por que você quer realizar a venda de uma construtora?
A venda da construtora proporcionaria liquidez imediata, reduziria riscos ligados ao mercado imobiliário, também permitiria a exploração de novos negócios e ofereceria oportunidades para crescimento financeiro de forma diversificada.
Mas é importante entender qual o seu motivo para a venda.
Há diversas motivações para vender uma construtora, as quais variam segundo as circunstâncias individuais de cada dono.
Uma motivação comum seria a busca por novos desafios e oportunidades de negócios. Depois de anos de dedicação no setor imobiliário, o dono ou donos podem almejar explorar outros setores que despertem o seu interesse e paixão.
Outra razão para levar em conta a venda seria devido a necessidade de liquidez imediata.
A construção civil por vezes exige elevados investimentos de capital, logo, a venda da empresa pode gerar recursos financeiros que seriam utilizados para liquidar dívidas, investir em outros ativos ou até para ter uma aposentadoria com conforto.
Mudanças no mercado imobiliário também seriam um fator que levaria à venda do negócio. Se os donos preveem uma desaceleração ou incertezas no mercado, a venda da construtora antes seria uma estratégia criteriosa.
Por fim, a falta de sucessão é ainda outro problema que levaria à venda de uma construtora. E isso é algo mais comum do que se possa imaginar.
Sobre o processo de venda de uma construtora
Vender uma construtora é algo complexo e exige uma abordagem estruturada.
Esse processo se inicia com a avaliação do valor do negócio, que geralmente é influenciada por questões como: o preço dos ativos tangíveis (propriedades, maquinário), as receitas, o histórico de lucros, o estado do mercado imobiliário e mais.
Depois que o valor é determinado, o passo seguinte é achar compradores adequados. Isso envolveria a contratação de intermediários, a exemplo de corretores ou consultores financeiros, que possuem experiência em ligar vendedores a compradores.
Mas se você quiser fazer isso sozinho é possível? Sim, é. Mas é importante ter algum conhecimento sobre mercado, economia, finanças e conhecer bem o setor de construção (ou o setor onde seu empreendimento à venda esteja).
Depois disso, acontece a devida diligência, onde o comprador analisará minuciosamente aspectos como finanças e operações da construtora a fim de confirmar a precisão das informações fornecidas. Esteja pronto para apresentar informações extras e cooperar ao longo do processo.
Em seguida, há a negociação dos termos e condições para a venda.
A negociação é uma fase de extrema importância, onde ambas as partes deverão chegar a um acordo quanto a preço, prazos, cláusulas contratuais e demais detalhes.
Finalmente, o processo se finda com a conclusão da transação e a transferência de propriedade para o comprador. Este se trata de um processo que tende a requerer o auxílio de um advogado especializado em transações comerciais.
Vantagens financeiras da venda de uma construtora
Uma das vantagens financeiras com a venda de uma empresa nesse setor é a obtenção de liquidez imediata. Isso seria vantajoso se seu foco for em investir em outros empreendimentos, diversificando o portfólio de investimentos.
Essa liquidez seria então usada de diversas maneiras: para quitar dívidas pendentes, realizar investimentos ou até para construir uma reserva financeira.
Veja outras vantagens dessa transação a seguir.
Ganhos de capital
É comum que o valor de mercado de uma construtora aumente com o tempo. Então, se sucede a venda por um preço superior ao custo original do negócio, há ganhos de capital.
Isso quer dizer que você pode aproveitar alguma mudança no mercado para conseguir um preço melhor pelo negócio. E com a quantia há como realizar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Diversificação de investimentos
Como citado antes neste artigo, o capital obtido com a venda da construtora pode ser reinvestido de modo estratégico. Diversificar o portfólio de investimentos se trata de uma estratégia importante para reduzir riscos financeiros.
Os proprietários podem escolher investir em diferentes ativos, a exemplo de imóveis, ações, títulos, startups e outros. Essa diversificação ajudaria a equilibrar o portfólio e também a diminuir a exposição a riscos específicos desse setor de construção.
Realização de objetivos financeiros pessoais
Os ganhos com a venda podem também ser usados em objetivos financeiros pessoais. Isso incluiria, por exemplo, a compra de um imóvel residencial, investir na educação de qualidade para os filhos, criar um fundo de emergência ou para o planejamento da aposentadoria.
Logo, a venda da construtora seria um catalisador para conquistar esses objetivos de modo mais rápido e eficaz.
Obtenção de flexibilidade financeira
Ao repassar a propriedade da construtora, se ganha também flexibilidade financeira. Mas como assim?
Com a venda, haveria agora como tomar decisões financeiras mais alinhadas aos seus objetivos e metas, sem estar ligado aos compromissos e nem aos desafios operacionais da gestão de uma construtora.
Redução de riscos no mercado imobiliário
O mercado imobiliário é conhecido pela volatilidade e também por ser sensível a mudanças econômicas e regulatórias. E como citado, a venda de uma construtora reduziria a exposição a esses riscos, ainda mais se o dono acreditar que há algum problema emergente para esse mercado.
Ao realizar o trespasse, se pode evitar potenciais perdas financeiras ligadas a, por exemplo, quedas no mercado ou alterações nas políticas governamentais.
Oportunidades de diversificar investimentos
Com os recursos que se obtiver com a venda, o proprietário agora pode diversificar seus investimentos.
Esse processo te permitirá ter capital para distribuir entre diferentes ativos, tais como empreendimentos ligados ao setor imobiliário ou não, ações, títulos, entre outros.
Diversificar os investimentos ajuda a diminuir o risco e pode trazer retornos mais equilibrados. Vale a pena avaliar isso.
Explorando novos horizontes de negócios
A venda de uma construtora não quer dizer necessariamente que seja o fim da carreira empresarial. Desse modo, há empreendedores que usam o capital obtido com a venda para investir em novos empreendimentos ou setores que sejam do seu interesse.
E assim há como trilhar um novo caminho e usar suas habilidades de gestão, networking e mais em novos desafios negócios.
Considerações estratégicas na venda de uma construtora
Vender uma empresa ainda exige planejamento estratégico cuidadoso.
O recomendado é que se considere a época também na hora de anunciar e vender sua construtora. E isso abarca saber como se encontra o mercado, nos termos de negociação, abordagem usada no marketing, questões legais, etc.
Nesse aspecto, ainda leve em conta os seus objetivos financeiros com essa transação.
É aconselhável ter o auxílio de profissionais especializados. E entre esses podemos destacar um advogado com experiência em processos de compra e venda de empresas e um bom contador. Isso garante que se tenha profissionais que o conduzirão apropriadamente.
Técnicas para anunciar e negociar a venda de uma construtora
Além de tratar do valor do negócio e de encontrar compradores, é fundamental adotar técnicas de anúncio e negociação. E agora exploraremos quatro técnicas eficazes para anunciar e negociar uma construtora.
1 - Preparação estratégica para a venda de uma construtora
Antes de começar o processo de venda, caberá realizar uma preparação estratégica. Nessa preparação, foque no seguinte:
Importante, o valuation é o processo usado para determinar o preço de venda de um negócio. O mesmo é aplicado em quaisquer tipos de negócios, ainda utilizando métodos como Fluxo de Caixa Descontado, Capitalização de Ganhos, Valor Patrimonial e outros.
2 - Marketing eficiente da venda da construtora
Concluída a preparação estratégica, é hora de começar o marketing para a venda da construtora. A seguir estão algumas técnicas que tendem a funcionar bem.
Divulgação confidencial (o acordo de confidencialidade): é comum que a venda de uma construtora seja confidencial a fim de evitar a instabilidade entre funcionários e clientes. Então a divulgação deve suceder com cuidado, assegurando a privacidade.
O networking é outro aspecto importante. Essa rede de contatos te ajudaria a identificar possíveis compradores.
E ainda, use uma plataforma específica para compra e venda de negócios. Com isso você chegará mais rápido até os possíveis compradores. Recomendamos que conheça as soluções da Quero Um Negócio para comprar ou vender um negócio.
Por fim, realize a identificação de possíveis compradores. Essa se trata de uma parte fundamental para se preparar estrategicamente. Isso envolveria a criação de um perfil de comprador ideal segundo o tipo de construção, localização geográfica e, ainda, o tamanho da construtora.
3 - Negociação inteligente na venda de uma construtora
A negociação para a venda de uma construtora se configura numa etapa crucial e que exigirá habilidades específicas. Conheça algumas técnicas para uma negociação exitosa:
4 - Mais sobre o acordo de confidencialidade
O acordo de confidencialidade, chamado ainda de NDA (Non-Disclosure Agreement) se trata de um contrato legal. E esse contrato tem o objetivo de proteger informações sensíveis durante a venda de uma empresa, franquia, etc.
Um documento desse tipo determina que as partes envolvidas na transação não divulguem informações confidenciais (dados financeiros, clientes, estratégias de negócios, etc.) ao longo da negociação.
Esse se trata de um documento essencial para a venda, pois evita que informações confidenciais sobre a construtora vazem. Esse vazamento poderia provocar muitos problemas para a empresa, tais como comprometer a reputação e a competitividade dela.
O acordo de confidencialidade ainda permite que os interessados em adquirir sua construtora façam a due diligence de modo mais completo. E assim é mantida a segurança dos dados e informações. Esse documento então protege os interesses e a integridade da empresa ao longo da venda.
5 - Considerações finais na venda de uma construtora
Ao longo, no meio e no final da negociação, é necessário ainda considerar outros aspectos para garantir uma transição tranquila. Você terá que se preparar bem para isso.
Um desses elementos também importantes é cuidar da transferência de propriedade de modo apropriado. Garanta a transferência correta de todos os ativos, registros e também das obrigações para o novo dono.
O que é necessário nesse tipo de negociação também é comunicar a venda para clientes e funcionários. Mas é necessário fazer isso com cuidado, tratando de que não seja algo brusco ou feito de um modo que geraria desconfiança ou demonstrasse instabilidade na empresa.
Quando um negócio é anunciado para venda, ainda é importante investigar se ele se encontra em conformidade com suas obrigações legais e fiscais, o que ajuda a realizar uma negociação tranquila e, ainda, que ele será vendido por um preço justo.
Assim, a venda de uma construtora é uma decisão que requer uma abordagem estratégica para que tudo vá bem. Preparação, um bom marketing, uma negociação inteligente, entre outras coisas são essenciais para obter sucesso na venda desse e de qualquer negócio.
Seguindo essas técnicas, você estará muito mais preparado para realizar esse tipo de negociação com confiança e eficácia.
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