Colocar um restaurante à venda requer alguns cuidados antes, durante e mesmo após a negociação.
Não importa se devido a uma crise, mudança de ramo, conflito familiar ou aposentadoria, o fato é que chega um momento na vida de muitos empresários onde eles decidem que é hora de repassar o negócio.
No Brasil a venda de um restaurante é ainda algo não muito convencional, mas em países como Estados Unidos é bem comum.
Mas a possibilidade de vender a empresa traz consigo também algumas responsabilidades:
- Reunir informações sobre o negócio: quem adquirirá o restaurante quer saber os números dos últimos meses e anos;
- Tratar de realizar quaisquer manutenções ou reformas que o estabelecimento necessite;
- Cabe também treinar os profissionais para que se saiam bem sem você ali;
- Entre outros.
Mas a seguir nós listamos e explicamos com mais detalhes o que é importante saber antes de vender um restaurante.
Organize tudo antes da venda
Conhecer e organizar seu restaurante é o primeiro passo antes de colocá-lo à venda.
Esse conhecimento proporcionará que você consiga apresentar as qualidades do negócio para os possíveis compradores.
Já se imaginou entrando num restaurante ou bar e ser atendido por um alguém que não entende nada sobre os produtos oferecidos?
Quando o vendedor não conhece bem o que vende, então a venda será (muito) difícil.
O comprador que pretende investir num restaurante à venda está al ali decidindo seu futuro, logo, ele é cauteloso e quer saber de todas as informações sobre o negócio.
Se notar você que tem dificuldade para responder a determinadas perguntas, então deve estudar mais. Pesquisa bastante sobre o seu restaurante, jamais pense que sabe tudo pois podem haver muitas coisas que ainda desconheça.
Importante: jamais revele informações mais aprofundadas sem a assinatura de um acordo de confidencialidade. Isso garante que o comprador não divulgue as informações sobre seu negócio, o que poderia gerar uma repercussão negativa.
Realize uma abordagem profissional
O modo como você apresenta seu restaurante à venda pode ser decisivo para que um potencial comprador entre em contato.
Tendo seguido a dica anterior, onde mencionamos sobre reunir as informações sobre o negócio, ficará mais fácil elaborar uma proposta atraente.
Não trate o seu restaurante como um simples produto à venda, mas sim como algo que você levou anos para construir, com muito esforço e dedicação.
Elabore um material destacando os pontos fortes do negócio e também ressalte pontos em que ele tende a apresentar crescimento.
Aqui deixe sua paixão pelo negócio te guiar também, fazendo com que o comprador se encante. E use dados técnicos, atentando-se aos mínimos detalhes, a fim de trazer pontos cruciais.
Calcular o preço justo para o seu restaurante à venda
Definir o preço de venda para seu restaurante é uma tarefa que deve ser feita por um especialista. Um corretor de negócios, por exemplo, pode ajudar com isso.
Esse profissional usa métodos específicos para chegar a um preço justo para você e o comprador. Ou seja, uma quantia que estará de acordo com o mercado para negócios similares ao seu.
Um preço baixo demais desvaloriza seu negócio e te gera prejuízos, enquanto que um preço alto afasta os compradores. É necessário um equilíbrio e com os métodos certos se consegue isso.
Um exemplo de método usado é o "fluxo de caixa descontada" que projeta o quanto o restaurante faturaria nos próximos anos e avalia também os riscos do negócio. Outro método são os "múltiplos de mercado", onde se avaliam empresas do mesmo segmento.
Contudo, ainda assim, não é possível chegar a um preço exato, mas sim a algo estimado. Converse com um especialista sobre isso.
Seja transparente na venda
Caso você não seja sincero e transparente nas negociações, então poderá perder a chance de fechar um bom negócio.
No momento em que o comprador sentir que as informações passadas estão incompletas ou que há divergência, então a sua credibilidade se vai.
Ainda que apresentar carências da empresa seja algo difícil, o comprador precisa saber delas, pois tudo isso estará sob responsabilidade dele no momento da venda. Ou seja, ele precisa saber o que estará assumindo.
Também, se houverem falhas no negócio ou problemas que precisem ser solucionados, o comprador já fica ciente e isso evitará surpresas para ele, que podem gerar conflitos mais tarde.
Colocar um restaurante à venda exige paciência
Vender um restaurante não se trata de um processo que ocorre da noite para o dia.
A menos que você já tenha um comprador, o processo de venda ocorre numa média de 4, 5 meses. Pode ser mais ou menos do que isso.
Contudo, isso depende de fatores como organização de documentos e informações, preparo dos funcionários, avaliação do restaurante, etc.
Prepare-se também para receber visitas dos compradores no estabelecimento a fim de examinarem o local.
É comum que quem pretenda adquirir um negócio físico o visite por mais de uma vez. Esse comprador poderá realizar uma visita sozinho e outra acompanhado de um especialista para elaborar uma vistoria técnica.
O comprador quer ter certeza de que não surgirão problemas que lhe gerem prejuízos. Então, prepare-se e tenha paciência para tratar de muitos assuntos nessas visitas.
Importante: sonde os perfis dos interessados a fim de evitar os "curiosos" ou especuladores que apenas te farão perder tempo.
É raro acontecer uma venda à vista
Você deve saber que adquirir um restaurante à venda ou qualquer outro tipo de negócio é um investimento. E como tal, então o comprador poderá não dispor de todo o valor para compra, entrando num acordo com você para parcelar o restante. Esteja preparado para isso também.
Cuidado com a venda apressada
Muitos empresários querem vender um restaurante porque o mesmo não está num bom momento. E o que acontece nesse caso é querer vender “o mais rápido possível”.
Quando a venda é feita de forma apressada, deixa-se de analisar elementos como valor de mercado, não se tem uma preparação, etc. E corre-se o risco de vender o negócio por um preço bem abaixo do que vale.
Outro ponto importante é quando o comprador solicitar que você o auxilie nos primeiros meses: você estará preparado para isso? Você se preparou para a transição?
É necessário organizar o máximo de informações sobre a empresa para conferir segurança ao novo proprietário.
Mas para conseguir uma transação segura, com maiores chances de encontrar o comprador ideal, você deve anunciar seu restaurante à venda em plataformas específicas de compra e venda de negócios, tais como a Quero Um Negócio.
Preço x valor
Falamos sobre definir o preço ideal para o seu restaurante, tendo a ajuda de um corretor de negócios, mas outro ponto importante é o valor.
O valor diz respeito ao que o comprador enxerga, aos benefícios que ele vê no seu negócio. Para isso é importante elaborar uma apresentação usando estratégias que gerem mais percepção de valor para o negócio.
Onde anunciar seu restaurante à venda
Agora você já conhece os pontos essenciais para ter ciência antes de colocar seu restaurante à venda. Mas onde anunciar?
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