Localizada no sertão nordestino, Petrolina nada tem a ver com a imagem de uma cidade árida e sem oportunidades. Ao contrário disso, a região é considerada a melhor para se viver do estado de Pernambuco.
Ao longo dos anos, foi feito um grande trabalho na infraestrutura da cidade. Portanto, é uma grande oportunidade para achar negócios lucrativos, já que a região tem ótimas condições para quem quer abrir empresa.
O projeto de irrigação do Rio São Francisco favoreceu a fruticultura e fez de Petrolina a maior exportadora de frutas do Brasil. Além disso, Petrolina apresenta uma produção vinícola no meio da caatinga. Como consequência, o roteiro da uva e do vinho atrai muitos turistas à região.
Ficou encantado com o crescimento econômico desta cidade do nordeste? Então confira sete dicas para abrir o seu negócio na região.
1.O nicho de mercado apresenta negócios lucrativos?
Como toda cidade em expansão, Petrolina pode ser espaço para diversos tipos de empreendimentos. Seja na agricultura, produção de vinhos ou no comércio em geral para atender a população.
Porém, é importante olhar o nicho que você tem interesse em investir. Imagine abrir uma lanchonete vegana numa região em que o consumo de carne é predominante, por exemplo. Antes de tudo, faça uma pesquisa com o público antes de abrir o negócio.
2.Você consegue persistir mesmo sem ver lucro?
Essa pergunta é determinante para quem procura por negócios lucrativos. Isso porque, inicialmente, a empresa não dá retorno. Afinal, tudo tem o seu processo de maturação.
Portanto, decidir aguardar a lucratividade no tempo certo como quem lança a semente e aguarda o tempo da colheita, é fundamental.
3.O público vai pagar pelo que sua empresa oferece?
Imagine que você tem uma ótima ideia e acredita que vai ser algo transformador para as pessoas. Entretanto, nem todo mundo está decidido a pagar pela sua invenção.
Lembra das Tvs 3D que foram lançadas com intuito de dar uma experiência maior de realidade ao telespectador? A ideia era promissora, porém o custo era muito alto. Isso fez com que as prateleiras ficassem cheias delas até que o mercado as rejeitasse por completo.
4.O mercado está favorável?
Analisar a viabilidade é sempre um termômetro para tomar a decisão certa. Você precisa colocar no papel todos os pontos fortes e fracos do que você quer abrir na cidade. Nem sempre o que deu resultado no sul do país pode dar certo no nordeste.
Deve-se levar em conta os costumes, os fatores climáticos e as condições econômicas do lugar.
5.Negócios lucrativos geram valor?
Além do desejo de trazer algo para o mercado consumir, será que o que você oferece gera valor? Essa pergunta nem cabe muito no ramo alimentício, já que alimentação é o básico para sobrevivência. Mas pense em algum produto ou serviço que seja novidade no mercado.
6.É possível lucrar o ano todo?
Tenha muito cuidado com produtos sazonais. Se você quer investir em negócios lucrativos, esteja ciente de que nem todos os produtos vendem o ano todo.
Um exemplo disso é a queda na venda de produtos lácteos devido a baixa nas chuvas em determinadas regiões.
7.Estou sendo racional ou muito passional?
Trabalhar com algo que provoca o brilho nos olhos é realizador. Porém, é preciso ter os pés no chão na hora de escolher o negócio. Esteja atento às condições externas como localização, fornecedores e condições climáticas.
Não dá para investir em moda de inverno com excelentes casacos para uma região que faz calor o ano inteiro, não é mesmo? Em suma, a razão deve também fazer parte de uma boa escolha.
Se você gostou dessas dicas e quer analisar negócios lucrativos em Petrolina confira algumas oportunidades aqui na plataforma da Quero Um Negócio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!