Negócios e oportunidades – comprar e vender empresa

Por Urias em 06 de Agosto de 2022
Negócios e oportunidades – comprar e vender empresa

Comprar ou vender uma empresa é algo muito maior do que o que fazemos corriqueiramente. Com certeza, isso implica na vida de várias pessoas. São familiares, amigos, colegas de trabalho e funcionários envolvidos. 

O mais importante é buscar por diligência nesse tipo de transação. Se você vai desfazer de um negócio, pense que pessoas importantes fazem parte do que você construiu. Agora, se você está do outro lado, querendo comprar uma empresa, esteja atento para todas as despesas que isso vai acarretar.

Para quem pensa em oportunidade de negócio, deve estar naqueles questionamentos de existência: o que vim fazer na Terra? Tem uma hora que as coisas parecem que não fazem muito sentido.

De repente, trabalhar onde você está já não é mais tão agradável como antes. Isso é muito comum para quem está procurando um propósito maior. É aí que surgem as ideias de empreender e fazer o que gosta.

Há quanto tempo o seu sonho pode estar guardado a sete chaves? Uma boa estratégia pode levar a um novo rumo. Basta ter muita calma para analisar o que é o melhor negócio.

A Quero Um Negócio preparou este artigo para você que quer uma boa oportunidade no mundo dos negócios. Confira as dicas que nós preparamos para você.

Dicas para comprar uma empresa

No primeiro momento, empreender parece à chance de mudar um estilo de vida. A vontade de colocar as forças em algo que seja mais motivador do que ser funcionário em uma empresa, agrada muita gente.

Porém, nem sempre uma boa ideia atrai bons negócios. É por isso que muitas empresas abrem e fecham em tão pouco tempo. A falta de conhecimento acaba levando empreendedores à falência.

Muitas vezes, o empreendedor se lança em algo que é bem novo no mercado, portanto, ainda não se sabe se houve uma validação para aquele determinado produto ou serviço. É aí que mora o perigo.

Sabemos que empreender é também se lançar como quem cai de paraquedas. Mas, é preciso ter certeza de que o paraquedas vai abrir antes de se chegar ao chão.

Entretanto, muitos abrem empresas porque tiveram apenas boas ideias. É muito bom ter pessoas que começam algo. Todavia, nem sempre esses empreendedores possuem capital suficiente para bancarem o negócio caso ele não dê certo. 

É importante lembrar que toda empresa que começa precisa de, pelo menos, seis meses de recurso para bancá-la até que ela cresça. Dependendo do negócio, só é possível recuperar o valor investido depois de 1 ou 2 anos. 

Sendo assim, tenha em mente que abrir um negócio de sucesso exige uma oportunidade promissora. Entenda como achar boas oportunidades ao longo do caminho.

Oportunidade de negócio. O que é?

Você já viu como alguns produtos se destacam e têm uma jornada de sucesso eterna? Vamos lembrar do escorredor de arroz. Certa vez, uma dona de casa viu a necessidade de ter uma espécie de peneira para deixar a água escorrer sem perder o arroz. 

Certamente, ela estava cansada de perder alguns grãos e ter que catar tudo no ralo da pia. Foi aí que ela teve uma grande ideia! Simplesmente a sua ideia foi patenteada e ela ganha até hoje por isso. 

É isso que acontece com negócios que surgem com uma grande oportunidade. Geralmente, eles veem o que falta no mercado para lançar aquilo que a sociedade precisa.

Claro, que tudo vai depender do nicho de mercado. Ou seja, cada segmento tem suas necessidades particulares. O empreendedor vai poder ter a chance de identificar o que está faltando para melhorar a vida de alguém. Muitas vezes, é do lugar que ele mais se identifica. 

Será que a sua ideia é uma boa oportunidade?

Essa é a famosa pergunta de 1 milhão de dólares. Saber se vale a pena investir seus esforços, dinheiro e, ainda, colocar outras pessoas para trabalhar com você. Surgem diversas perguntas na cabeça de quem quer mudar de vida e abrir um negócio.

Precisamos levar em conta que, nem sempre uma ideia será um bom negócio no futuro. Por isso, esteja aberto a conselhos  e faça muitas perguntas sobre o negócio em questão.

Outra estratégia muito boa é a pesquisa de mercado. Hoje, empreendedores buscam fazer suas próprias pesquisas usando o Google Formulário. É bem simples usar essa ferramenta.

Se você já tem uma rede social ativa e já apresenta algum conteúdo relacionado ao que você quer investir, não custa nada fazer uma avaliação com seus seguidores.

Por exemplo, se você já é do ramo de confeitaria e quer sair na frente no seu bairro investindo em doces veganos. A partir de uma breve pesquisa, é possível saber se as pessoas daquela região possuem interesse em doces veganos. 

O mais importante é validar a ideia no seu ambiente mesmo que o negócio já seja tendência mundial. Afinal, as pessoas têm se preocupado em consumir produtos veganos, os influenciadores e artistas têm adotado hábitos veganos. Mas será que a sua ideia de produzir produtos veganos vale para a sua região?

É isso que distancia uma boa ideia de oportunidade de negócio. Esteja atento a esta dica e não vá pela emoção ou sentimento de que vai dar certo. Tudo precisa de pesquisas e estratégias de validação para que a oportunidade vire um grande negócio.

Infelizmente, existem negócios que fazem parte da tendência de mercado que acabam fechando. É preciso pensar que a localização, o público alvo e a estratégia de vendas influenciam na conquista do espaço da empresa.

Dicas para identificar uma boa oportunidade

Ao contrário do que muita gente pensa, para investir em uma boa oportunidade não é preciso ter um grande capital simplesmente. Imagine que um negócio que deu certo em outro país, pode não dar certo no Brasil.

Isso independe de quanto de dinheiro em caixa você tem para investir. Então, veja algumas dicas para não cair em armadilhas.

Ouça diversas opiniões

Pode ser que você tenha algo em mente destinado para um determinado público alvo. Naturalmente, você vai desenhar modelos para aquele público e procurar chamar a atenção dele de todas as formas. 

Mas, e se você falar com outros públicos, como eles vão reagir? É preciso entender como o seu produto é visto pelo público-alvo e também pelo não público. Lembra dos sapatos Crocs? Aqueles sapatos estranhos feitos de borracha? Pois é, eles foram desenvolvidos para marinheiros porque não escorregam nos navios. 

O que ninguém esperava é que a invenção seria um fracasso. A empresa acumulou dívidas e entrou para a categoria das 50 piores invenções dos últimos tempos. 

Vendo isso, a empresa não desistiu e ampliou o público. Hoje é possível ver artistas do mundo Pop usando a criação que, outrora, foi feita exclusivamente para marinheiros. 

Por isso, pensar de uma forma mais abrangente também ajuda na tomada de decisões. 

Encontre o seu diferencial

Inovação é a palavra para quem quer se diferenciar. Imagine que produtos e serviços são colocados no mercado todos os dias. O mais importante para quem quer se destacar é oferecendo algo que brilhe mais em relação aos concorrentes.

Um exemplo disso ocorre com empresas de provedores de internet. Concorrer com grandes empresas pode se tornar inviável, porém existe mercado para todos. Algumas pequenas empresas de provedores acabam inovando ao oferecer serviços adicionais atrativos para seus clientes.

É possível adquirir um plano que dê direito a um App de música, espaço na nuvem e até cashbacks em empresas parceiras. 

Coloque no plano de negócios todas as ideias relevantes que possam fazer sua empresa ter um diferencial atrativo.

Quero vender a empresa

Ter que se desfazer de um sonho envolve muito o emocional. Isso pode dificultar ainda mais o processo de venda. De toda forma, é preciso identificar se tomar esse passo é o melhor caminho para achar soluções.

Se você optar por essa escolha, veja algumas dicas que preparamos para fazer um negócio.

Analise o motivo da venda

Já pensou que quando uma coisa dá errado, a primeira ideia é voltar atrás? É assim quando você compra um carro usado que começa a dar defeito. Ou quem sabe, você prefira mudar de casa quando percebe que existem problemas internos ou externos como alagamentos, violência pelo bairro etc.

É baseado em motivos assim que as pessoas fazem suas escolhas. Dívidas também podem ser fatores decisivos para colocar uma empresa para vender. Ou até mesmo um relacionamento ruim com os sócios. 

Se esses motivos serviram como reflexão, é importante você poder identificar o real motivo para desfazer da sua empresa. Principalmente, porque existem pessoas importantes envolvidas.

O mais coerente é ver se a venda é a última opção. Se possível, analise e veja se há possibilidade de contornar a situação de outra forma. 

A gente sabe que mexer com pessoas é uma situação muito delicada. A empresa representa nada mais, nada menos que uma junção de pessoas unidas por um objetivo. Sendo assim, esteja bem certo de que vender é realmente a melhor alternativa para a situação.

Como ocorre o processo de negociação

Vários motivos podem levar a empresa à venda. Em algumas situações, o empresário pode optar pela venda total, já em outras, um sócio pode resolver a questão. O importante nesse tipo de negociação é o tipo de benefício. 

Ou seja, um aporte de capital do novo sócio pode ser o que a empresa precisa. Ou o seu conhecimento é essencial para fazer aquela empresa crescer. Por outro lado, vender completamente a empresa faz parte de uma decisão mais radical.

Neste caso, ter o valor econômico financeiro da empresa fazendo o valuation, parte de uma negociação madura que protege o patrimônio. 

Sem isso, ambos os lados ficam desprotegidos no caso de compra e venda do negócio. Até porque estipular um valor de venda, sem dar ao possível comprador uma base, acaba gerando certo incômodo na negociação. 

Imagine que você está colocando sua empresa à venda por um determinado valor e, na mesa de negociação, o possível comprador pergunta: Com base em que preço foi definido? Se você não tiver meios que justifiquem, na hora, você corre o risco de perder a venda.

É essencial também que ambos os lados estejam de acordo com os interesses da negociação. Bem como, o comprador deve ter acesso a documentos importantes daquela empresa. Temos que partir do entendimento que o comprador vai comprar um bem durável que vai servi-lo por alguns anos. Por isso, a segurança é um item indispensável.

Por outro lado, quem está vendendo a empresa quer ter suas informações mantidas em sigilo. Isso tem a ver com segurança não só do patrimônio quanto das pessoas envolvidas. Os sócios não podem ter seus nomes expostos em qualquer lugar e nem a marca da empresa deve ser afetada. 

Ao longo do artigo, vamos entender melhor como cada processo de venda deve ser elaborado. 

Memorando de entendimentos

Sabemos que a palavra verbal não tem muito valor, principalmente quando existe dinheiro envolvido. Às vezes, nem é por mal que uma coisa ou outra não pode ser cumprida, mas uma falta de entendimento pode trazer problemas. 

Por isso, o Memorando de Entendimentos (MOU), deve ser obrigatório nas negociações. É a maneira de acordar direitos e deveres entre as partes.

Veja a seguir como o Memorando de Entendimentos pode ser estruturado:

  • Deixe claro o projeto que está envolvido na negociação;
  • Especifique como cada sócio deve agir na dissolução da empresa;
  • No caso de novos sócios, deixe claro o quanto cada um vai contribuir financeiro e quanto vai receber;
  • Indique no contrato como as decisões da empresa serão tomadas;
  • Em caso de recolhimento de investimento, dê opções de recolhimento de capital;
  • Proteja a empresa com cláusulas referentes a confidencialidade;
  • Proteja o direito de Propriedade Intelectual;

Um Memorando de Entendimentos pode ser o documento perfeito para empresas que estão iniciando. Geralmente, novas empresas ainda não têm certos requisitos que pedem um Contrato Social. 

Assim, o MOU é o documento que resguarda uma série de acordos entre as partes e possui valor jurídico. Isso passa mais segurança para os sócios e também facilita o acesso de outros interessados na compra e venda.

Outra questão é que o MOU é muito utilizado para empresas que estão iniciando e desejam ver a viabilidade do negócio.

Este documento pode ser redigido por um advogado especializado que vai mediar os interesses das partes. O intuito é encontrar um equilíbrio que atenda a ambos em busca de um mesmo objetivo. Além disso, o documento resguarda os direitos de cada para envolvida.

Veja o Due Diligence

Fazer uma compra “no escuro” não oferece garantia alguma. E se o bem for de alto valor como no caso de uma empresa, os riscos e os prejuízos são ainda maiores. Mas, como ter garantia de que o vendedor está sendo honesto na negociação?

O Due Diligence é uma auditoria especializada para garantir que a empresa está sendo fiel ao Memorando de Entendimento. A partir deste documento, os dados da empresa serão verificados.

Também é possível analisar a situação financeira no mercado e também seu crediário. Todas essas averiguações devem ser feitas de forma segura. Ou seja, existe um cuidado com as informações que estão expostas ali. Por isso, é muito importante pedir ajuda de um profissional especializado na área. 

Alinhamentos entre sócios

É preciso que todos envolvidos estejam cientes do destino da empresa. Para isso, procure ver a percepção de cada um em caso de dissolução da sociedade. Uma conversa franca vai dar a oportunidade de cada um definir o que vai fazer.

É nessa hora que os pensamentos ficam expostos para saber quem tem interesse em se manter e quem não vê mais futuro no empreendimento.

Defina o valor da empresa

O valor é um item dos mais importantes antes de repassar o bem. Principalmente, quando há outras pessoas envolvidas. É muito importante ter um valor definido através de técnicas de avaliação financeira. 

A melhor maneira de definir o preço é fazendo o Valuation através de uma empresa especializada. Isso vai evitar “achismos” no valor que a empresa tem de mercado. E também, evita prejuízo em caso de precificar abaixo do que a empresa realmente vale.

Prepare os documentos

Organização é um fator indispensável quando se trata de negócios e oportunidades. Por isso, deixar tudo separado para evitar questionamentos e demora na concretização da venda, é fundamental. Lembre-se também de formalizar tudo o que não foi ainda formalizado. 

Você vai precisar expor alguns documentos como:

Extratos financeiros;

  • Alvará;
  • Certidões negativas;
  • Marcas e patentes;
  • Registros;
  • Documentação financeira;
  • Documentação jurídica;

Cuidado com compradores em potencial

Os compradores em potencial podem estar por toda parte, porém, para não perder tempo com quem não está realmente interessado, prepare dois documentos:

Teaser

O teaser é uma espécie de resumo da empresa. Ali vão estar os resultados e algumas características do negócio. 

Mas é importante lembrar que tudo vai ser apresentado de forma confidencial, para proteger dados importantes da empresa. 

Até porque, não se sabe ainda se o potencial comprador está com intenções de compra naquele momento. Ele está apenas conhecendo mais sobre o que está sendo ofertado.

NDA

Este outro documento é um contrato de confidencialidade para que ambas as partes tenham seus dados preservados. Esse contrato é válido de 3 a 5 anos.

Encontre verdadeiros interessados

Aqui na internet é possível achar potenciais compradores para qualquer tipo de negócio. Não é por acaso que as ofertas de pequenos e grandes negócios estão ocupando cada vez mais espaço nas redes.

E existem diversos motivos para isso, o primeiro é o tempo. Existe muito mais facilidade e comodidade ao expor sua empresa em um anúncio de classificados especializado. Por outro lado, o possível interessado também economiza o seu tempo para avaliar negócios.

É muito importante destacar somente o que não vier comprometer a empresa. Deixe de lado nomes de sócios, razão social, funcionários, etc. Destaque apenas valor, bairro, segmento e deixe um telefone de contato exclusivo para isso, de preferência.

Aqui na Quero Um Negócio, temos uma plataforma especializada em negócios. É muito simples se cadastrar e colocar o seu primeiro anúncio para atrair seus primeiros interessados. Para qualquer dúvida, você pode contar com um time de suporte que pode auxiliar e tirar todas as dúvidas antes da compra e venda. 

Auditoria

Depois de apresentar a sua empresa ao futuro comprador, deixe-o bem tranquilo com a negociação. 

Para isso, prepare o MOU para garantir mais confiabilidade entre as partes na compra e venda de um negócio.

Depois disso, cabe ao comprador preparar uma auditoria para ver se está em ordem com o que o foi apresentado. Através do Due Diligence, os auditores vão analisar o balanço e contas da empresa. 

Somente após ter certeza de que não há fraude e de que a empresa é idônea, é possível prosseguir com a negociação.

Última etapa: Fechamento

A auditoria vai direcionar se vale a pena o comprador continuar com o processo de compra da empresa. Após a apuração com resultados positivos, chega o grande momento de assinar o Contrato de Compra  e Venda. 

É aí que as partes vão encontrar condições de pagamento, valor, prazo para os sócios passarem informações sobre o funcionamento da empresa e outras cláusulas importantes como não concorrência. Tudo deve ser respeitado de acordo com tudo que  foi acordado entre os negociantes.

Além disso, é preciso saber de direitos e deveres como pagamentos de multas ou dívidas a serem assumidas pelo novo proprietário ou não.

É para não haver dúvidas que o contrato de Compra e Venda de uma empresa precisa ser bem elaborado. Isso vai dar a ambos os lados mais segurança e a concretização da compra e venda será feita com sucesso.

Achar bons negócios e oportunidades pode precisar de tempo e de uma avaliação aprofundada sobre o segmento de interesse. Mais do que isso, é preciso que ambas as partes, tanto quem vende quanto quem compra, procure agir de acordo com a lei e, de preferência com advogados e contadores especializados no processo de compra e venda de empresa. 

Quer achar hoje mesmo uma oportunidade de negócio ou quer anunciar  a sua empresa para venda? Então entre aqui e saiba mais!

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