Entregar a sua empresa para outro proprietário é uma tarefa que não é simples. Muito
por conta da construção de um sonho, é natural que o emocional fique envolvido. Além
do mais, tem também todo o capital investido, a marca e o retorno do investimento.
Vamos concordar que não é fácil deixar tudo para trás. Afinal, são anos investindo na
construção da empresa e, de repente colocar o negócio à venda, não é fácil.
É importante também ter segurança no processo de venda. As regras de
confidencialidade devem ser mantidas para proteger os sócios e a própria empresa.
Pense se vale a pena vender
Em primeiro lugar, é importante levar em consideração tudo que mencionamos antes.
Será que vale a pena colocar o negócio à venda?
Bem, se você acredita que esse é o momento favorável, comece a pensar no preço
justo. Antes de sair anunciando, estude muito bem o valor ideal do negócio. Contrate
especialista que possam te ajudar nessa questão.
Veja o valor ideal
Saber o valor de uma empresa é imprescindível para você conseguir fazer um ótimo
negócio. Porém, não pense que basta saber o valor patrimonial. A verdade é que,
é importante ter uma visão ampla.
Em outras palavras, pense em rendimentos futuros que a sua empresa pode dar.
Também é levado em consideração os pontos fortes do negócio e o que precisa ser
melhorado.
No fim das contas, tudo vai fazer parte de uma análise detalhada para se chegar a um
valor ideal.
Negócios à venda - contrate um corretor
Se você quer ter mais confiança para repassar o seu negócio, então cuide de todo
processo de venda.
Por falta de experiência e para que haja mais sigilo na negociação, muitos contratam
corretores que vão fazer a negociação.
Esses profissionais são capazes de atrair pessoas realmente interessadas na oferta.
Além de identificarem possíveis fraudadores.
É muito comum ter listas de fraudadores especializados nesse tipo de transação. Por
isso, o corretor já consegue identificar falsas propostas.
Sendo assim, somente após a assinatura de um termo de sigilo a empresa é
identificada.
Reúna os documentos
Não adianta só cumprir os passos anteriores se não houver preparo para receber os
possíveis compradores. Ou seja, antes de receber propostas, deixe já reunidos
documentos importantes como:
Licenças
Registros
Alvarás
Certidões Negativas
Marcas
Patentes
Documentação Financeira
Acima de tudo, procure documentar tudo o que ainda não foi passado para o papel.
Muitas vezes, a procrastinação faz com que informações relevantes deixem de ser
mostradas.
Um exemplo disso é a realidade financeira da empresa. Será que os números
apresentam a verdade ou alguns dados não foram registrados?
Entenda que, quanto mais próximo do que a empresa vive, mais segurança você vai
passar para o possível comprador. Tenha em mente que se alguma coisa não estiver
condizente com os fatos, a negociação pode não acontecer por falta de credibilidade.
Faça um M.O. U
De maneira mais simples, o M.O. U é um memorando de entendimento. Ainda não é o
contrato jurídico que tem um peso ainda maior e possui uma característica mais
detalhada, mas é um contrato.
Através deste documento, as partes envolvidas entram em acordo com seus direitos e
deveres.
No caso de negócios à venda esse acordo vale mais que o contrato verbal, mas ainda
não é o definitivo. É apenas uma forma de garantir que as partes vão ter segurança no
processo.
Se você tem interesse em negócios à venda, entre na nossa plataforma e veja as
melhores oportunidades da Quero Um Negócio.
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